10 Passos para Aumentar a Concentração na Leitura

Para atingir o sucesso em negócios na internet, devemos enviar conteúdo de qualidade aos nossos seguidores. Ler regularmente, nos ajuda a sempre ter boas ideias para criação de conteúdo, além de ser importante para nosso desenvolvimento pessoal.

Porém, muitas pessoas não conseguem se concentrar na leitura, e acabam perdendo informações importantes ou desistindo de ler.

Recentemente, li o livro: “Leitura Dinâmica para Principiantes” de Tony Buzan, e descobri algumas técnicas de concentração que são muito úteis. Veja a seguir quais são:

Você está sentado confortavelmente?

O ambiente afeta o nível de sucesso que conseguimos alcançar, enquanto a sensação física de conforto influencia nossa capacidade de reter informações. Se você estiver indisposto ou de baixo-astral, esses sentimentos ruins prejudicarão sua produtividade. Se, por outro lado, você estiver se sentindo feliz no seu ambiente de bem consigo mesmo, reagirá de forma positiva à leitura e à compreensão de novas informações. Por esse motivo, faça com que seu ambiente seja o mais estimulante e agradável possível.

A localização da mesa de leitura e a intensidade da luz

É sempre melhor ler ou estudar usando a luz diurna, natural. O ideal é que a mesa esteja perto de uma janela. A luz artificial, se necessária, deve se projetar por cima do ombro em oposição às suas mãos. A lâmpada tem que ser potente o bastante para iluminar o texto, mas não tão clara que provoque contraste com o resto do ambiente.

Disponibilidade de Materiais

Para permitir que o cérebro se mantenha concentrado e trabalhe confortavelmente, é importante ter à mão todo o material e os guias de referências necessários. Com isso, você estará preparado, se sentirá relaxado e será mais capaz de manter o foco na tarefa.

Conforto físico

O excesso de conforto físico é contraproducente porque você ficará tentado a dormir em vez de se concentrar. O ideal é que a cadeira tenha o espaldar reto e não seja nem muito dura nem muito mole. Deve ser cômoda e assegurar a boa postura.

A altura da cadeira e da mesa

A cadeira tem que ser alta o suficiente para que suas coxas fiquem paralelas ao chão. Isso fará com que os ossos certos o sustentem na posição enquanto você estiver sentado. A mesa deve estar cerca de 20cm acima do assento da cadeira.

A distância entre os olhos e o texto

A distância natural entre os olhos e o texto é de cerca de 50cm. Desse modo, é mais fácil focalizar grupos de palavras, o que diminui a possibilidade de você forçar a vista ou ter dor de cabeça.

A postura

O ideal é manter os pés apoiados no chão. As costas devem estar retas, mas com uma ligeira curvatura para garantir apoio. Se você se sentar totalmente ereto ou de qualquer maneira, se cansará e forçará as costas. Tente segurar o material de leitura ou apoiá-lo em algo para que ele fique em pé, e não deitado.

Sentar-se com a postura correta proporciona diversos benefícios ao corpo:

  • O cérebro recebe o máximo de ar e sangue porque a traqueia, as veias e as artérias estão funcionando sem obstrução.
  • O fluxo de energia para a espinha é otimizado; o poder do cérebro, maximizado.
  • Se o corpo estiver alerta, o cérebro saberá que algo importante está acontecendo. Por outro lado, se você se sentar de maneira relaxada demais, estará dizendo à sua mente que é hora de dormir.
  • Os olhos poderão usar sua visão central e periférica.

Escolha o melhor horário

Todos nós temos altos e baixos de concentração e cada um de nós acaba descobrindo os horários do dia em que lê melhor ou em que se mantém mais atento e disposto. Há as “cotovias”, que se sentem mais entre 5 e 9h da manhã; as “corujas”, que são mais produtivas à tardinha e à noite; e há também quem prefira trabalhar no fim da manhã ou no início da tarde.

Muitos de nós permanecemos presos a um padrão de comportamento que desenvolvemos durante a época de estudante. Por isso, vale a pena experimentar um novo sistema.

Evite interrupções

É tão importante evitar interrupções e as agitações externas quando você estiver lendo quanto às pausas durante a leitura. Interrupções externas, como telefonemas ou distrações pessoais (fazer intervalos desnecessários, ouvir rádio, etc.), são inimigas da concentração e do foco.

Da mesma forma, se você estiver preocupado com algo ou não estiver se sentindo bem fisicamente, sua atenção será desviada, reduzindo a concentração e a compreensão.

A solução

Faça do seu ambiente de leitura um lugar “sagrado”, totalmente destinado a essa tarefa. Isso significa ter uma caixa postal ou uma secretária eletrônica para atender o telefone, ouvir um tipo de música que o ajude a se concentrar e manter o lugar livre de distrações (desligue o computador se não for usá-lo, para não ficar tentado a navegar na internet).

Você também trabalhará melhor se estiver gozando de boa saúde. Praticar exercícios aeróbicos com regularidade é excelente para manter o cérebro bem oxigenado e ter um corpo forte e saudável.

Para aumentar sua concentração na leitura e ler 3 vezes mais rápido: CLIQUE AQUI

E você?

Consegue se concentrar em suas leituras importantes?

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (74 votes, average: 4,50 out of 5)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

15 Comentários! Comente você também!

  1. Gostei e Muito de suas 10 Dicas, Parabéns !!!

    • Elias #

      Olá Caio!
      Obrigado pela participação, fico feliz que gostou das dicas.
      Abraços!

  2. Muito Bom o texto, muito bem explicado, boas dicas e dúvidas!
    Parabéns e muito obrigado mesmo. 🙂

    • Elias Maman #

      Olá Phelipe!
      Fico feliz que gostou do texto.
      Abraços!

  3. D.R. #

    Obrigado pelo texto.
    Bem legal, continue assim…

  4. Cilio #

    Gostei do seu comentario e na verdade ja li os livros : “use sua mente” e tambem “leitura dinamica para principantes” ambos de autoria de Tony buzan e sao excelentes. Ja os li e tento colocar em prática o que li. Recentemente adquiri o ereader kobo glo e prouro uma versão digital destas obras pra fazer consultas periódicas até que todo o conteúdo dos mesmos se integrem de forma natural a minha pessoa.otimizando a velocidade e refinando a qualidade de minhas leituras. Se puder me ajudar ficarei muito grato, pois tenho certa ambição em adquirir tal conhecimento

  5. José #

    Faço doutorado, sou professor e estudar é um gosto e uma necessidade. No entanto, ultimamente como estou tendo que ler teses, artigos, etc. no Note, a distração e falta de concentração está sendo um problema.
    As dicas foram ótimas.
    Abraço

  6. Héctor Max #

    Ótimas dicas, ajudou muito, Valeu!

  7. Gustavo #

    Gostei to das dicas e da forma como foram expostas. O texto está excelente. Parabéns e mto obg pela ajuda!

  8. Maria José Dias #

    Sempre li muito. De uns tempos para cá estou me distraindo bastante, não conseguindo recordar o que li e nem onde parei. Muitas vezes tenho que reler grande parte do texto para me localizar.
    Espero que suas dicas me ajudem a resolver esse problema.

  9. leandro #

    gostei muito das dicas, preciso melhorar minha leitura, e estava fazendo tudo errado.

  10. Talita #

    Excelente dicas! Mandou bem.

  11. Sebastião André #

    obrigado pelas dica
    valeu…!!!!

  12. yolanda mello preti #

    bom dia!! gostei muito das dicas e vou procurar executa-las.
    necessito e quero muito mudar meus habitos. as vezes tenho vergonha de falar que tenho preguiça para ler.
    muito obrigada!!

  13. Márcio Deoclecio #

    Dicas bastante importante pois tenho uma dificuldade enorme de ler livros, estou no primeiro depois de vários anos sem praticar a leitura, obrigado.