5 Passos Para Criar Posts Excepcionais

Sempre que nós blogueiros resolvemos escrever um post, enfrentamos um grande desafio, a criação de um conteúdo de qualidade. Muitas vezes só uma boa ideia não é suficiente, existem outros fatores que influem na qualidade de um artigo, e vou citar abaixo os que considero principais.

Conteúdo de Qualidade

DEFINA O PRINCIPAL PENSAMENTO QUE VOCÊ DESEJA COMPARTILHAR

Post é uma forma abreviada da arte de escrever. Artigos com mais de 2.000 palavras tornam-se difíceis de digerir, especialmente hoje, quando ninguém tem tempo para nada. Portanto, é muito importante passar uma ideia de cada vez.

Evite criar artigos com várias soluções de problemas e mensagens diferentes como algo do gênero: “Como Perder Peso e Ganhar Massa Muscular, Conquistar Todas as Mulheres, Influenciar Pessoas e Ficar Rico em 7 Dias”. Você será capaz de cumprir uma promessa como essa? Acho difícil, pois é muita coisa. Agora, se você criar um artigo do tipo: “Como Perder 3 Kg de Gordura em 7 dias”, é mais fácil cumprir o que prometeu, e o artigo não deixa de ser interessante.

Outra coisa que devemos evitar é criar artigos muito amplos, para vários tipos de público-alvo. Se você tenta ser tudo para todas as pessoas é provável que não seja nada para ninguém. Posts didáticos, focados em algum tema específico, geralmente trazem mais reconhecimento, mesmo que seja de um público menor.

LISTE OS RECURSOS

É um pouco difícil escrever um post de qualidade sem boas referências. Você precisa definir os sites e livros que lê antes de escrever um bom artigo. Não estou dizendo para copiar conteúdo, e sim consultar boas fontes para clarear suas ideias e ter uma base para começar. Então, abra seu bloco de notas e anote todos os recursos que você deve usar antes de escrever um artigo, como sites, livros, revistas, outros blogs, etc. Eu, por exemplo, tiro ótimas ideias de sites em inglês para escrever meus artigos.

CRIE UM TÍTULO

Algumas pessoas gostam de criar o título depois de escrever o artigo, porém, eu gosto de criar antes. Eu considero que o título é o fator mais importante de um post. Não adianta ter um conteúdo excelente, se o título não for atrativo, as pessoas dificilmente vão ler seus artigos.

Explicar como criar ótimos títulos é um assunto tão complexo que precisaria de um artigo, ou melhor, um curso só para isso, como é o caso do “A Magia do Copywrite”. Mas tenho uma dica muito simples, que eu uso antes de criar todos os títulos dos artigos que escrevo. Faça uma pergunta a si mesmo: Esse título o motivaria a ler esse artigo? Se a resposta for positiva é um bom começo, caso contrário pense novamente.

DEFINA OS PONTOS PRINCIPAIS

Você já tem a ideia, referências e um título. Agora você precisa encontrar uma forma de tornar a leitura agradável, de modo que seu visitante leia seu artigo até o final. Eu gosto de usar subtítulos, que funcionam como pilares para transmitir a ideia principal. Quando eu leio artigos quebrados em pequenas ideias, consigo me concentrar mais na leitura e chegar até o final post tranquilamente, absorvendo melhor as informações. Portanto, sempre que posso uso os subtítulos em tudo que escrevo.

É HORA DE ESCREVER

Finalmente você pode começar a escrever.

Lembre-se de fornecer uma solução simples para o problema que escolher. Nós gostaríamos que fosse o contrário, mas as pessoas não buscam por uma vara de pescar, e sim por um peixe frito servido por um garçom educado.

E VOCÊ?

Usa outra técnica para escrever posts excepcionais? Conte-nos qual é!

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a votar)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

6 Comentários! Comente você também!

  1. Ótimo artigo!
    Muitos me dizem que se deve escrever o título por último, mas eu escrevo primeiro. Isso me ajuda a não perder o foco do tema do artigo.
    Mas conseguindo fazer um título fenomenal não tem que segure. xD

    • Elias #

      Olá!
      É verdade, eu também gosto de escrever primeiro para manter o foco.
      Você disse tudo!
      Obrigado pelo comentário.
      Abraços

  2. marketing é tudo!!!

    • Elias #

      Olá Rachel!
      Obrigado pelo comentário.
      Com certeza o marketing é fundamental em qualquer tipo de negócio.
      Abraços