67 Maneiras de Divulgar um Blog / Parte 2

Continuação do Super Post “67 Maneiras de Divulgar um Blog”.

Divulgando blog

DIVULGAR EM OUTROS BLOGS

Comentários – Se possível, seja o primeiro a comentar os posts de blogs grandes de seu nicho, mas sempre agregue valor. Evite comentários do tipo: “Belo Post Amigão”. Dessa forma, os leitores do blog vão perceber que você também pode oferecer informações valiosas e provavelmente vão visitar o seu blog.

Troca de Banners – Você pode fazer uma troca de banners com blogs similares ao seu. Dessa forma você ganha visibilidade em outro blog, em troca de um pequeno espaço no seu.

Troca de Links – Funciona da mesma forma que a troca de banners e pode ser útil no ranqueamento de seu site nos motores de busca.

Troca de Artigos – Você pode combinar com um blogueiro de seu nicho uma troca de artigos, ou seja, você escreve um artigo sobre o blog dele, e ele escreve um sobre o seu.

Alguns termos já citados no campo de conteúdo se enquadram nesse caso, como guest posts, artigos patrocinados e linkar para outros blogs.

SEO

Pesquisa – Faça uma pesquisa antes de começar o projeto. Defina as palavras-chave que gostaria de estar bem posicionado nas buscas do Google. Você pode usar ferramentas como o Key Words Tool ou Google Insights para facilitar sua vida.

Domínio – Faça o possível para comprar um domínio rico nas palavras-chave que você escolheu. Algumas pessoas acham que isso não importa, e em alguns casos é bem difícil encontrar uma combinação boa, pois a maioria dos domínios que pensamos em comprar já tem dono.

Eu demorei bastante para escolher os domínios de meus blogs, e não estão ricos em palavras-chave, pois na época não encontrei nada de interessante e não entendia muito sobre o assunto. Recentemente, fiz uma pesquisa dos blogs bem posicionados com as palavras-chave que eu pretendo otimizar, e na maioria dos casos os blogs com palavras-chave no domínio estão no topo. Então, acho que pode valer a pena.

Além disso, é importante escolher um domínio fácil de ser digitado e lembrado.

Permalinks – Faça com que os permalinks de seu blog sejam ricos em palavras-chave. Veja como fazer isso em um blog WordPress acessando um post que escrevi no oSabetudo.com.

Sitemap – Crie um sitemap xml para ajudar o Google a encontrar todas as suas páginas. Veja como fazer em uma vídeo aula ministrada por Gustavo Guanabara.

SEO para WordPress – Sitemap XML

Robots.txt – Crie um arquivo Robots.txt para informar ao Google onde está o seu conteúdo. Veja como fazer em uma vídeo aula ministrada por Gustavo Guanabara.

Robots.txt – WordPress SEO

Use Pingbacks – Pingbacks são serviços que avisam aos diretórios de sites e motores de busca que seu blog foi atualizado. Veja uma lista massiva de pingbacks que preparei.

Lista Massiva de Pingbacks

Tags – Insira suas palavras-chave no título, descrição, conteúdo, imagens, rodapé, enfim, nos principais campos de sua página.

Navegação – Crie uma navegação simples e lógica. Dessa forma os motores de busca vão encontrar seus artigos com mais facilidade. Além disso, facilita a vida dos visitantes, que detestam blogs mal organizados.

Links Internos – Crie Links em seus próprios artigos que direcionem a outros artigos no seu blog.

Diretórios de Sites – Cadastre seu site em diretórios de sites. Clique aqui e veja algumas opções.

Sites de Artigo – Escreva artigos e crie links para o seu site. É importante que o texto âncora (texto clicável que conduz ao seu site) seja rico em palavras-chave.

SEO é um conjunto de estratégias que visa otimizar um site ou blog para os motores de busca. Existem várias outras táticas que não mencionei aqui, pois isso seria assunto para um grande livro; porém, acredito que você possa atingir bons resultados com o que vimos acima.

DIVULGAR COM APRESENTAÇÕES EM POWER POINT

Coloque Banners em Apresentações de Powerpoint – Uma técnica pouco usada que pode ser interessante. As pessoas adoram receber e encaminhar apresentações em power point que recebem no e-mail. Você pode criar algo relacionado ao seu nicho de mercado e enviar para sua lista, e claro, coloque o link de seu blog em todas as páginas da apresentação.

Essa tática funciona melhor com mensagens bem humoradas, motivadoras ou de reflexão.

DIVULGAR COM O WORDPRESS

– Crie um Template – Se você sabe programar, crie um template com o link do seu blog no rodapé e libere para download grátis.

– Crie um Plugin – Você também pode criar um plugin útil ao seu nicho de mercado.

– Use Plugins – Existem vários plugins que ajudam a divulgar um blog, como posts relacionados, botões sociais, otimizadores, entre muitos outros. Use e abuse das ferramentas disponíveis.

DIVULGAR NOS AGREGADORES DE CONTEÚDO

Envie seus links para agregadores de conteúdo – Agregadores de conteúdo são ótimos para divulgar seu blog. É verdade que as visitas não são muito qualificadas, mas o potencial de geração de tráfego é enorme.

Interaja – Existem agregadores como o Dihitt, que permitem adicionar amigos e fazer comentários. Interaja e conquiste mais leitores.

DIVULGAR EM FÓRUNS

Participe de Fóruns – Os fóruns são ótimos para divulgar um blog. O melhor de todos, que abrange praticamente todos os nichos de mercado é o Yahoo Respostas. Participe dos debates e coloque a URL do seu blog no final da sua resposta.

Obs: Não faça spam! Responda as perguntas de verdade. Não fique apenas colocando o link de seu blog em qualquer pergunta que aparece. Ninguém gosta disso! Os fóruns são ótimos para se mostrar como um líder em seu nicho de mercado. Se você responder as perguntas e ajudar muitas pessoas, o reconhecimento que receberá será incrível. Veja como divulgar corretamente no Yahoo Respostas, ou em qualquer outro fórum, clicando no link abaixo.

Como Divulgar Seu Blog no Yahoo Respostas

DIVULGAR COM E-MAILS

Assinaturas de E-mail – Coloque o link de seu blog em assinaturas de e-mail, dessa forma os seus contatos podem virar leitores.

Divulgue seu Feed – Os feeds enviam as atualizações do seu blog por e-mail aos assinantes. Logo, quanto mais assinantes você tiver, mais visitas receberá. Meu próximo super post vai mostrar como conseguir mais assinantes, portanto, assine nosso feed para ficar por dentro das novidades!

Divulgue com seu autoresponder – Se você prefere trabalhar apenas com um autoresponder, envie periodicamente e-mails com sugestões de artigos que você acha que são úteis aos assinantes.

DIVULGAR COM EBOOKS

Crie e-books e distribua gratuitamente – As pessoas adoram fazer downloads grátis. Você pode criar um e-book e distribuir gratuitamente. Não se esqueça de rechear o seu e-book com links para o seu blog.

Compre Publicidade em outros E-books – Você pode comprar um espaço publicitário em e-books lançados por blogs parceiros. É importante que os e-books tenham um bom índice de downloads e sejam relevantes ao seu público-alvo. O Problogger Gustavo Freitas do GF Soluções fez isso em seu ebook sobre o Blogger, clique aqui veja como funciona.

DIVULGAR COM PUBLICIDADE PAGA

Campanhas de Links Patrocinados – Você pode criar campanhas pagas no Google, Yahoo ou Bing para divulgar páginas de seu blog que convertam bem.

Compra de Banners – Alguns blogs permitem que você compre um espaço publicitário, ou seja, você paga um valor mensal e seu banner aparece em outro blog. Você pode comprar até um espaço no feed de blogs com muitos assinantes.

Veja como colocar banners no Feed de um blog WordPress.

Alguns pontos já discutidos se enquadram nesse campo, como artigos patrocinados e compra de publicidade em e-books.

DIVULGAR COM SORTEIO DE BRINDES E ALAVANCAGEM

Ofereça um Brinde em Troca de Ajuda – Essa tática é muito interessante. Você pode sortear um brinde que seja útil aos leitores, como um livro ou prestação de um serviço e criar uma regra do tipo: só participa do sorteio quem curtir nossa página no Facebook, seguir nosso perfil no Twitter e twittar nosso sorteio. Dessa forma, seu blog será divulgado massivamente por todos que tenham interesse em participar do sorteio.

DIVULGAR COM PODCASTS

Crie um Podcast – Podcasts funcionam como talk-shows de rádio, mais ou menos como o programa pânico faz no rádio. Bons Podcasts acabam se tornando famosos, então pode ser uma boa estratégia. Se você nunca tinha ouvido falar em podcasts, ouça os podcasts do Guanabara.info para ter uma ideia de como fazer. Além disso, é uma boa forma de aprender um pouco mais sobre tecnologia de forma bem humorada.

Guanacast

DIVULGAR OFFLINE

Conte aos Amigos – Fale a todos que conhece sobre o seu blog.

Crie Materiais Promocionais – Se o seu blog converte muito bem, você pode criar algum tipo de material, como cartões e camisetas. Mas isso deve ser feito se você confia muito no seu blog.

Palestras – Se você é mestre no assunto, pode pensar em palestrar sobre o tema de seu blog. Talvez você não consiga reunir muita gente, mas você pode gravar a palestra e publicar no Youtube. Se você pretende ganhar dinheiro com seu blog, recomendo que assista a palestra “Monetização de Sites e Blogs” ministrada por Paulo Faustino fundador do Escola Dinheiro.

Assista a Palestra no Youtube

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Mesmo divulgando de todas as formas, não espere resultados do dia para a noite. É preciso divulgar consistentemente para começar a ver os resultados. Porém, trabalhando bastante pode ter certeza que eles virão.

E VOCÊ

Conhece outras formas de divulgar um blog que não comentei aqui?

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

21 Comentários! Comente você também!

  1. Olá Elias.

    Parabéns pelo espetacular artigo.Acompanhei as 2 partes e concordo com você nas formas de divulgar.Sabe,as vezes as pessoas eu acho que pensam que nós que trabalhamos com internet marketing já nascemos sabendo tudo.

    Não sabem o trabalhão que é quando um ftp não entra,ou um subdominio criado não funciona.

    E na divulgação é a mesma coisa.Se aconselha várias coisas mas parece que não acreditam que para ter sucesso é preciso divulgar e mais divulgar.

    Realmente estes 2 posts seus são completíssimos e dariam um curso a parte.

    Grande abraço!!

    • Elias #

      Grande Fábio, obrigado pelo comentário!

      Nem me lembre disso, já perdi as contas de quantos templates já destrui com códigos errados, fora a dor de cabeça com plugins, ftp, enfim, é melhor nem lembrar. Porém, eu e você investimos nos melhores cursos de internet marketing disponíveis em língua portuguesa, e como você explicou no seu vídeo “A importância do Conhecimento em 4 fases”, conseguimos avançar para a competência inconsciente nos trabalhos online.

      Realmente, a divulgação precisa ser consistênte para trazer algum retorno, não adianta usar as 67 formas de divulgação por uma semana, é preciso trabalhar firme.

      Abraços e sucesso!

  2. Existe tambem um novo site para divulgacao de links
    http://www.brlistas.com

    • Elias #

      Olá Brlistas.
      Obrigado pela dica.
      Abraços

  3. é seu artigo realmente superou geral… dá p/ se traçar um ótimo projeto!

    • Elias #

      Olá Thiago.
      Obrigado pela participação.
      Abraços

  4. Muito bom o artigo mesmo, bem completo as duas partes, deve ser o primeiro deste nível que achei em toda a blogosfera, sendo que usarei algumas dicas para divulgar o meu blog.

    Depois desta postagem até clicar na publicidade e assinar o newsletter eu faço.

    • Elias #

      Olá Jesimiel!
      Obrigado pela participação.
      Fico feliz que gostou do artigo, levei um bom tempo para terminá-lo, mas valeu muito a pena.
      Obrigado pela ajuda.
      Abraços!

  5. Você falou bem. O tráfego gerado pelos sites colaborativos não tem muita qualidade, não. Achei ótimo quando tive alguns posts aprovados pelo Ueba. A quantidade de visitantes em um só dia foi uma loucura, mas, depois, tudo passa rapidamente e a impressão que eu tenho é que o pessoal que frequenta o Ueba está mais a procura de bizarrices. Melhor mesmo é figurar nas cabeças no Google. Ai, sim, o tráfego é diário e muita qualidade.

    • Elias #

      Olá Carlos!
      Obrigado pela participação.
      Você está absolutamente certo. Recentemente fiz um artigo falando sobre as diferenças das fontes de tráfego, e com certeza o Google gera o mais qualificado.
      Também fiquei muito impressionado com o tráfego que recebia do Ocioso, e até acho que vale a pena divulgar nos agregadores por ser de graça, porém os números são bem ilusórios.
      É como você disse, as pessoas estão interessadas em outras coisas e geralmente clicam nos links por curiosidade. Porém, continuo trabalhando com os agregadores para obter backlinks.
      Abraços!

  6. Gostei da matéria, desenvolvi um Portal de notícias no setor petrolífero e estou obtendo cerca de 1200 visitas por mês. essa quantidade é boa ou ruim?

    Se puder dar uma olhada no Portal Trabalhe Embarcado te agradeço desde já.

    http://embarcado.webnode.pt

    Estamos aberto para novas parcerias.

    • Elias #

      Olá Amigo!
      Então, 1200 visitas por mês ainda não é uma quantidade muito boa, mas se você continuar trabalhando os números tendem a aumentar.
      Abraços!

  7. Você completou alguns bons pontos lá. Eu fiz uma pesquisa sobre o tema e descobriu que a maioria das pessoas terá a mesma opinião com o seu blog.

  8. Esperança de receber alguma ajuda de você, se eu tiver alguma dúvida.

    • Elias #

      Olá amigo!
      Pode contar comigo sim, quando tiver alguma dúvida é só entrar em contato.
      Abraços!

  9. Estou sempre on-line para investigar dicas que podem me beneficiar . Muito obrigado!

  10. Vou seguir algumas dicas, porque meu blog é novo, ainda não postei muita coisa, mas espero que de certo, pois uma amiga minha me disse que essas coisas não dão muito certo, mas eu pensei, se com outras pessoas dá certo, por que comigo não? Então vou continuar tentando, até conseguir pelo menos o bastante de visitantes no blog, que acompanhem meus posts etc.. Obrigado pelas dicas e visitem meu blog se possivel! *-*

    • Elias #

      Olá Srta do Blog!
      Fico feliz que gostou do artigo e vai seguir as dicas.
      Quanto a sua amiga, será que ela te disse que não deu certo por que não consegui desenvolver um bom projeto? Ela ao menos tentou?
      Pode não ser fácil, mas se você trabalhar certinho, com disciplina e consistência, você colherá os frutos.
      Se você quer divulgar seu blog, recomendo que veja o vídeo abaixo também, pois acredito que ele pode ajudá-la.
      http://sucessonainternet.net/recomenda/divulgarblog
      Sucesso para você!

  11. Vou ver Elias, obrigada pela ajuda, me ajudou bastante! rs 🙂

  12. Dicas interessantes. Outra forma de divulgar seu blog/site é tentar contato com algum colunista de um jornal da sua cidade e pedir para ele citar, em palavras breves, seu site/blog. Porque não? Isso pode ajudar sim. Abraços! @sousafilipe

    • Elias #

      Olá Filipe!
      Também é uma estratégia interessante. Eu não divulgo meus blogs no offline, mas pode trazer algum retorno sim.
      Abraços!