67 Maneiras de Divulgar um Blog / Parte 1

Divulgar um blog pode parecer uma tarefa muito complicada, mas não é. Uma das formas mais úteis para simplificar qualquer tipo de atividade é dividi-la em pequenas tarefas. Eu trabalho dessa forma em tudo que faço. Dessa forma, preparei uma lista com 67 dicas para divulgar um blog, divididas em categorias específicas. Agora você poderá dividir o seu trabalho de divulgação em várias partes. É importante lembrar que você não precisa usar todas, algumas terão melhores resultados que outras, e você só vai descobrir quais funcionam melhor testando.

Existem inúmeros fatores que determinam se uma estratégia de marketing funciona ou não, como o público-alvo, objetivo do blog, layout das páginas, tempo de projeto, enfim, só você poderá avaliar as que melhor se encaixam no seu caso.

Quando você decidir quais usar, crie uma lista personalizada para evitar os bloqueios de ideias que costumam acontecer na hora de divulgar nosso blog.

Esse artigo é o primeiro da série “Super Posts”, que consiste na criação de artigos com informações massivas sobre os temas abordados.

Tentei publicar o artigo de uma vez, mas não consegui. Acredito que o WordPress tem um limite de cacteres. Portanto, a segunda parte será publicada amanhã.

Vamos começar…

Divulgar Blog

DIVULGAR COM CONTEÚDO

Escreva um Guia Definitivo – Guias definitivos são ótimos para atrair visitantes. As pessoas buscam por facilidades, e nada melhor que um guia completo para resolver seus problemas. É muito comum que os próprios leitores divulguem o seu artigo.

Crie Tutoriais – Os sites de tutoriais sempre fizeram muito sucesso, pois ajudam as pessoas a solucionar problemas. Pesquise as dificuldades mais comuns em seu nicho de mercado e crie tutorias que resolvam o problema passo a passo. Fique certo que seu blog será muito bem visto em seu nicho.

Crie Listas Gigantes – Ao invés de criar uma lista com 3, 5 ou 10 dicas ou ferramentas, crie uma lista com 50, 80 ou 100. Eu sei, dá muito trabalho, mas é assim que as coisas funcionam. Se coloque no lugar de seus leitores, quando você por soluções prefere encontrar 10 ou 100 dicas? Esse tipo de artigo costuma se tornar popular.

Entreviste Pessoas Legais – Publicar uma entrevista com uma pessoa “legal” e influente em seu nicho é uma boa forma de atrair um bom número de visitantes. Além disso, seu blog terá mais credibilidade perante seu público-alvo.

Escreva Guest Posts – Alguns blogueiros abrem espaço para que os próprios leitores do blog divulguem seu trabalho em troca de um artigo original e de qualidade. Esses são os “Guest Posts” ou “Posts Convidados”. Você escreve um artigo que será publicado em outro blog, de preferência em seu nicho de mercado, e ganha novos visitantes. Visite os maiores blogs em seu nicho e veja se existe essa opção.

Recentemente, escrevi um guest post no blog Criar Sites, caso queira dar uma olhada acesse o link abaixo.

Como Otimizar os Vídeos do Youtube e Aparecer no Topo das Pesquisas

Crie Links Para Outros Blogs – Você não deve encarar os blogueiros de seu nicho como concorrentes, e sim como parceiros. Escrever artigos com links para outros blogs vai chamar a atenção do blogueiro e ele pode retribuir o favor. Além disso, é uma boa oportunidade para criar bons laços de amizade e todos saem ganhando, inclusive os leitores. Se um leitor encontra outro blog interessante através de seu artigo, ele não vai trocar seu blog pelo outro, e sim voltar mais vezes para encontrar mais dicas úteis.

Alguns blogs que acompanho e recomendo são: Renda Completa, Escola Dinheiro, Net Jan, GF Soluções, Criar Sites, Dinheiro e Oportunidade, Rui Ludovino.com, Divulgação Grátis, Mais Dinheiro e Dinheiro Ganhar.

Escreva em Sites de Artigos – Sites de artigos são ótimas fontes de tráfego, pois recebem muitas visitas e são bem indexados pelos motores de busca. Escreva artigos nesses locais e crie links para o seu blog. Clique Aqui para ver alguns sites desse tipo. Também recomendo oSabetudo.com, pois além de divulgar seu trabalho, você ganha pelos cliques nos anúncios do Adsense que são inseridos nos seus posts.

Escreva Sobre Temas Atuais – Por mais que seu conteúdo seja bom, é importante que as pessoas procurem por ele. Se mantenha atualizado e escreva sobre temas atuais que estão relacionados ao seu nicho de mercado. As pessoas gostam de novidades e você receberá mais visitas dos motores de busca.

Compre Artigos Patrocinados – Se você deseja receber uma boa quantidade de tráfego rapidamente, essa é uma boa opção. Você pode pagar a um blog grande para criar um artigo sobre o seu blog. Quem acompanha o Escola Dinheiro sabe do que estou falando. É muito importante escolher um blog relacionado ao seu nicho de mercado e, de preferência, que receba MUITOS visitantes diários. Não adianta divulgar um blog de musculação em um site de humor, portanto, escolha algum que seja realmente relevante.

DIVULGAR NO FACEBOOK

Crie uma Página no Facebook – Criar uma página no Facebook é uma boa forma de divulgar seu blog. As pessoas que se tornam fãs passam a receber todas as suas atualizações em seus perfis. Eu ainda não criei uma página para nenhum de meus blogs, pois decidi fazê-las somente quando meus blogs completarem 6 meses de vida (estou quase no meio do caminho). Você não precisa fazer o mesmo, pode criar sua página antes, mas foi uma decisão minha, acredito que terá mais sucesso no meu caso.

Torne a Página Incrível – Em alguns casos, somente a criação de uma página não é o suficiente para divulgar seu blog, e o mais importante, criar um relacionamento com seus leitores. A página precisa ser boa. Você deve atualizá-la sempre, e não só enviando seus posts para ela. Crie informações exclusivas, ofereça brindes, vídeos inéditos, enfim, pense em alguma forma de motivar os leitores a participar de sua página e interaja com eles.

Crie um Grupo – Crie um grupo para discussão de temas relacionados ao seu blog. Os leitores podem tirar dúvidas com outros leitores e com você.

Torne o Grupo Sensacional – Sempre vejo grupos “mortos” no Facebook. Grupos “mortos” são grupos sem discussão, as pessoas participam do grupo, mas não interagem, não postam nada. Crie tópicos interessantes e convide os leitores a participarem. Você pode até oferecer brindes. Se o grupo se tornar útil, os próprios membros vão divulga-lo, e consequentemente, divulgar seu blog.

Crie um Aplicativo – Se você tiver conhecimentos técnicos, pode criar um aplicativo relacionado ao seu blog, que de alguma forma, seja útil ao seu nicho.

DIVULGAR NO TWITTER

Bio – Insira a URL do seu blog na sua Biografia, dessa forma todos que visitarem seu perfil poderão ver o seu link.

Siga Pessoas – Siga pessoas que possam estar interessadas em seu nicho de mercado. Existem diversos aplicativos que encontram pessoas de acordo com as palavras digitadas. Por exemplo, imagine que você tenha um blog sobre musculação. Você seleciona a palavra “academia” para ser pesquisada. O programa irá rastrear todos que incluírem a palavra “academia” em seus twitts. Dessa forma, você segue apenas pessoas interessadas no que você tem a dizer, e terá visitantes mais qualificados.

O Twitt Adder é um programa que faz esse trabalho. Além de seguir as pessoas automaticamente, ele exclui as pessoas que não te adicionarem de volta e automatiza vários outros processos.

Publique Seus Posts – Publique seus posts no Twitter e quanto mais seguidores tiver, mais visitas receberá. Você pode usar uma ferramente chamada Twitter Feed para automatizar esse processo. Veja como funciona.

Como Postar os Artigos de Seu Blog no Twitter e Facebook Automaticamente

DIVULGAR NO ORKUT

Perfil – Coloque a URL de seu blog em seu perfil.

Adicione Pessoas – Você pode encontrar pessoas facilmente usando a caixa de busca e pesquisando em comunidades. Procure sempre por pessoas que possam estar interessadas no assunto discutido no seu blog.

Promova – Utilize o recurso “Promova” para promover seu blog e posts mais interessantes.

Crie Uma Comunidade – Crie uma comunidade para interagir com pessoas que gostam do tema de seu blog. Os usuários sempre procuram por comunidades relacionadas ao que gostam.

Participe – Entre em outras comunidades e participe dos debates.

Como Ganhar Dinheiro na Internet

DIVULGAR NAS REDES SOCIAIS

Explore – Achei interessante falar um pouco sobre as redes sociais mais importantes, porém existem várias outras disponíveis e sempre surge uma nova. A regra é sempre a mesma. Coloque a URL do seu blog em seu perfil, adicione pessoas que estão interessadas em seu nicho de mercado, interaja com seu público-alvo, lembrando sempre de não fazer spam.

DIVULGAR COM BOTÕES SOCIAIS

Compartilhar – Insira botões sociais em seus posts, dessa forma, os próprios visitantes poderão divulgá-los caso gostem.

DIVULGAR COM SERVIÇOS DE MENSAGEM INSTANTÂNEA

Insira o seu link no perfil – Coloque o link de seu blog no perfil de seu MSN e Skype.

DIVULGAR COM VÍDEOS

Crie Vídeos Interessantes – O primeiro passo para divulgar um blog com vídeos é criando algo que interesse ao seu público-alvo. Os vídeos podem focar em algum problema de seu nicho ou simplesmente tratar de algum tema de forma divertida, enfim, crie algo que você gostaria de ver.

Insira sua Marca – Crie uma capa ou algum tipo de marca d’água com o endereço do seu blog em todos os vídeos que fizer. Certifique-se que a marca d’água não atrapalhe a visualização do vídeo.

Otimize seu Vídeo – É muito importante otimizar os seus vídeos para que sejam encontrados nas buscas no Youtube. Muitos fatores determinam se um vídeo será ou não bem posicionado nas pesquisas, porém eu costumo ter bons resultados apenas incluindo as palavras-chave principais no arquivo, título, descrição e tags do vídeo. Você pode saber mais lendo o guest post que escrevi no criar sites.

Distribua os Vídeos – O Youtube é, sem dúvida, o melhor local para enviar um vídeo, mas existem diversos outros sites parecidos. Existe um site chamado Tube Mogul, que permite o envio dos vídeos para diversos sites de uma vez só.

Multiplas Palavras-chave – Recentemente, vi uma estratégia interessante usada por um personal trainer que faz vídeos de musculação. Ele faz pequenas edições nos vídeos e envia novamente com títulos e palavras-chave diferentes. Dessa forma os vídeos são bem posicionados em buscas por diversos termos. Eu nunca usei essa tática, mas pode ser interessante em alguns casos.

Resposta com Vídeos – Você pode usar seus vídeos como resposta a outros vídeos relacionados ao seu. De preferência, responda a vídeos populares, pois tem um potencial de geração de tráfego maior.

Compre Contas Famosas – Há alguns dias li algo a esse respeito. Você pode comprar uma conta do Youtube muito acessada e colocar o endereço de seu blog nos vídeos. Se você pretende investir pode ser uma boa. Porém, sempre é importante focar na relevância. Não adianta comprar a conta do Felipe Neto para divulgar um blog de culinária.

Live Shows – Live Shows funcionam como uma transmissão ao vivo. Você pode falar com seu público alvo em tempo real. Apresentações de qualidade poderão trazer vários novos visitantes ao seu blog. O Jorge Salgado, do blog Mais Dinheiro, fazia vários Live Shows, e esse é um dos motivos de seu grande sucesso. A credibilidade que ele ganhou foi incrível.

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

16 Comentários! Comente você também!

  1. E eu achando que tínhamos poucos meios para divulgar. É importante lembrar também de usar a regra de Pareto para isto, pois nem sempre temos todo o tempo que é necessário para divulgar em todos estes meios, é preciso uma adaptação.

    • Elias #

      Olá João, obrigado pelo comentário.
      É verdade, eu não uso nem metade das técnicas que citei, fiz testes com várias e hoje uso apenas as que surtiram mais efeito. O importante é testar e descobrir qual funciona melhor no seu caso, com base nessas informações você faz as adaptações que achar necessárias.
      Abraços!

  2. Olá,
    dicas fantásticas. Realmente utilizo meia dúzia delas!

    Vou começar a andar mais atento a este blog.
    Aproveito para divulgar o hubratis.com.

    Até já e obrigado pelas dicas.

    • Elias #

      Olá Anselmo, obrigado pelo comentário!

      Fico feliz que gostou, espero vê-lo sempre por aqui.

      Obrigado pela dica do blog, é muito relevante ao conteúdo do artigo.

      Abraços!!

  3. rapaz!

    segundo artigo que leio seu ,,,,

    ou esse seu artigo já dá um mini ebook!

    muito bom!

    • Elias #

      Olá Thiago!
      Obrigado pelo comentário.
      É verdade, rs. Até pensei em criar um e-book, mas decidi fazer o artigo para ser rastreado pelos motores de busca.
      Fico feliz que gostou.
      Abraços!

  4. Olá! gostei muito seu do tópico.
    Comecei há pouco tempo com meu blog.
    deêm uma olhada ai: http://globoconcurso.co.cc

    • Elias #

      Olá Tárcio!
      Obrigado pelo comentário.
      Fico feliz que gostou do tópico.
      Sucesso para o seu blog.
      Abraços!

  5. Olá! Gostei bastante dessas dicas… e assim como muitos outros eu também estou começando a entrar nesse ramo dos NEGÓCIOS na internet… e estou aprendendo muito com esse BLOG…
    Parabéns Elias… e SUCESSO!!!

    • Elias #

      Olá Robson!
      Obrigado por participar.
      Que bom que gostou das dicas e está aprendendo com o blog. Você está começando, e talvez as coisas ainda não estejam tão claras, mas com o tempo você pega o jeito e coloca tudo em prática.
      Conte sempre com a minha ajuda no desenvolvimento do seus negócios.
      Desejo muito sucesso!
      Abraços!

  6. Olá Elias muito bom este post, realmente é importante ganhar clientes qualificados, tendo por meta criar produtos qualificados e disponibilizar em todas as partes da Internet, estas 67 maneiras são excelente, bacana mesmo.

    • Elias #

      Olá Fernando!
      Obrigado por participar.
      É verdade, é muito importante gerar tráfego qualificado quando pensamos em conversões, seja em vendas ou cadastros na lista.
      Fico feliz que gostou das dicas.
      Abraços!

  7. Roberto #

    Tambem um boa ferramenta para divulgar blogs em redes sociais:

    Favoritos sociais – http://www.polomercantil.com.br/favoritos-sociais/compartilhar.php

    Vale a pena conferir.

    • Elias #

      Olá Roberto!
      Obrigado pela dica.
      Abraços

  8. Ótimas dicas!
    Valeu,
    Abraço