7 Dicas para Escrever com Consistência em Seu Blog

Escrever um conteúdo consistente e de qualidade é um ponto chave para o sucesso de um blog. Embora a definição de sucesso varie de pessoa a pessoa, ter um blog de sucesso significa ganhar dinheiro online através dele, de forma que consiga complementar sua renda ou até viver de seu blog.

Com certeza é mais fácil falar do que fazer. No começo estamos motivados, cheios de ideias e achamos que sempre vamos escrever um conteúdo de qualidade quando bem entendermos. Mas o tempo vai passando, o desgaste vai chegando e as ideias vão embora. E agora? Sabemos que o conteúdo consistente e de qualidade é fundamental para o sucesso de nosso blog e não podemos falhar. Porém, é nessa hora que muitos blogueiros desistem. Veja algumas dicas que podem te ajudar a seguir em frente, escrevendo um bom e consistente conteúdo.


FAÇA UM PLANEJAMENTO

É muito fácil e barato começar um blog, mas isso não significa que o negócio não seja sério. Levar a sério significa que você deve montar um planejamento, com metas de curto e longo prazo. Você deve criar estratégias de marketing e de desenvolvimento de conteúdo, pois elas andam de mãos dadas. Se uma falhar a outra também falha. O ideal é elaborar o planejamento antes de começar o projeto, mas se você já tem um blog e ainda não tem um planejamento, pare tudo que está fazendo e monte o seu.

CRIE UM CALENDÁRIO E CUMPRA AS TAREFAS

Assim como em um trabalho comum, você também deve ter um calendário apertado para produzir um conteúdo consistente e de qualidade. Se você escreve só quando está com vontade, não foca sobre o tema principal ou fica enrolando para começar a trabalhar, será difícil alcançar o sucesso. Coloque em sua agenda um horário específico para escrever artigos, de preferencia todos os dias, e não quebre a regra. A partir do momento que você deixa de cumprir um compromisso, os outros ficam ameaçados, pode acreditar.

CRIE UMA LISTA DE TÍTULOS

É muito difícil ter ideias novas e criativas todos os dias. Uma estratégia que eu uso e me dá ótimos resultados é criar uma lista de títulos. Reserve um tempo, de preferencia quando está relaxado, e faça uma lista de tudo que tem vontade de escrever (desde que tenha a ver com o assunto de seu blog). Não precisa escrever certinho, escreva o que vier em sua mente. Em poucos minutos você terá uma boa lista de artigos para escrever na próxima semana, ou até no próximo mês. Hoje, eu tenho uma lista com cerca de 40 títulos para cada um de meus blogs. Isso me ajuda muito, pois sempre sei sobre o que escrever.

RESERVE UM TEMPO PARA LEITURAS

Leia alguns livros sobre o seu nicho de mercado. Você pode encontrar algo que discorda ou que possa completar. De repente, pode abordar o tema que leu de um ponto de vista diferente, enfim, ler é sempre bom para ter ideias. Leia também outros blogs e fóruns de pesquisa. Os temas discutidos em fóruns são ótimos, pois os assuntos estão em alta e isso chama a atenção dos leitores.

PEÇA AJUDA AOS VISITANTES

Seus visitantes podem ser a melhor fonte para a criação de um conteúdo de qualidade. Se eles visitam seu blog, provavelmente estão interessados sobre o assunto e possuem muitas dúvidas. Se ofereça para tirar as dúvidas, mas em forma de artigos. Colete as dúvidas de seus visitantes e crie um conteúdo de qualidade em cima delas (e não deixe de tirar as dúvidas).

LEIA SEUS POSTS ANTIGOS

Você sabia que tem uma fonte inesgotável de ideias em seu próprio blog? Isso mesmo, o próprio conteúdo que você escreveu é uma fonte de ideias. Por exemplo, até agora eu já dei algumas dicas de como se criar um conteúdo de qualidade, e poderia abordar melhor alguma delas. Futuramente, eu posso ler esse artigo e decidir escrever algo do gênero: “3 formas de criar uma excelente lista de títulos”. O segredo é se aprofundar em temas pouco abordados de seus artigos anteriores. Pode ter certeza que vai encontrar muitos.

Você também pode escrever artigos com uma nova perspectiva. Nós mudamos todos os dias, sempre aprendemos coisas novas e o que pensávamos há duas semanas pode não ser o que pensamos hoje. Daqui a um mês, eu posso ter novas ideias de como escrever um conteúdo consistente e de qualidade. Tudo que eu tenho que fazer é escrever outro artigo sobre o mesmo assunto. Os leitores não vão se incomodar, pois você trará novas informações.

ANOTE TUDO!

É impressionante como deixamos as ideias escapar tão fácil. Eu era assim. Sempre antes de dormir fico pensando e costumo ter ótimas ideias. O que eu fazia? Isso mesmo, dormia e não anotava, no outro dia não lembrava de nada. Hoje, do lado da minha cama tem um bloco de anotações e uma caneta, e é incrível o poder que isso tem. Além de lembrar todas as ideias que tive, tenho a impressão que ficou mais fácil bota-las em prática. Já li em vários livros, que fazer anotações em uma folha de papel tem poderes mágicos, as chances de realizar o que escrevemos é maior do que se somente pensarmos no assunto.

E VOCÊ?

O que faz para postar um conteúdo de qualidade regularmente em seu blog?

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

6 Comentários! Comente você também!

  1. Oi!, o meu nome é Joana estudo Fisioterapia e adorei imenso do teu blogue! Muito linda sim senhora!
    Aplica-se exactamente em tudo aquilo que aqui li.Hoje por vezes há imenso que expressar nos blogues!Nada nada mais gostoso do que deixar a nossa ideia online!
    Até à próxima 🙂

    • Elias #

      Olá Joana!
      Obrigado pela participação.
      Com certeza um blog é um ótimo local para expressarmos nossa opinião sobre determinado tipo de assunto.
      Até mais!