9 Maneiras de Gerar Tráfego Qualificado para o Seu Blog

Em artigos anteriores, falei um pouco sobre a importância de gerar tráfego qualificado para os seus projetos na internet. Entre os principais benefícios, o maior de todos é o aumento na taxa de conversão, seja em vendas, pedidos de orçamentos ou em inscrições na sua lista.

Isso acontece porque o visitante qualificado está interessado no que você tem a dizer. Um exemplo é uma pessoa que tem problemas no joelho encontrar o seu artigo sobre fortalecimento do joelho, ou alguém que precisa aprender a falar inglês encontrar sua página de vendas de um curso de inglês.

Visto que a taxa de conversão tende a ser muito maior, você deve concentrar a maior parte do seu tempo disponível para divulgação na geração de tráfego qualificado. Veja as minhas estratégias preferidas.

Gerar Tráfego Qualificado

SEO

SEO é um conjunto de técnicas que visa posicionar um blog ou site nas primeiras posições dos motores de busca. Essa é a estratégia mais efetiva e em contra partida, a mais trabalhosa de todas. É improvável que você consiga deixar um artigo do seu blog nas primeiras posições dos buscadores do dia para a noite, porém, a medida que seu site for ganhando peso, a tarefa será bem mais simples. Como resultado, você terá uma enxurrada de tráfego qualificado para o seu blog, praticamente em piloto automático.

Veja tudo que postamos sobre o assunto em nossa categoria de SEO.

COMENTÁRIOS EM BLOGS DO MESMO NICHO

Comentar em blogs do mesmo nicho também gera uma boa quantidade de tráfego qualificado. Se você aborda um tema muito parecido com o de outro blog, passe por lá e deixe um comentário, de preferência inteligente. Se os leitores do seu parceiro (lembre-se, os blogs do seu nicho são parceiros, não rivais) acharem que o seu comentário foi útil e agregou valor na discussão, é bem provável que os mesmos visitem o seu blog.

TROCA DE LINKS

As trocas de links também podem ser úteis para a geração de tráfego qualificado. Recentemente, usei essa estratégia no meu outro blog, e venho recebendo uma boa quantidade de visitantes dos blogs parceiros. Como os blogs tratam do mesmo tema que o meu, as visitas são qualificadas. Além disso, essa estratégia ajuda na otimização para os motores de busca.

CITAR OUTROS BLOGS

Como eu disse acima, você não deve encarar os blogs do seu nicho como concorrentes, e sim como parceiros. Citar um blog parceiro (claro, que seja qualificado) em um artigo é ótimo para todos, principalmente para os leitores. Não pense que eles vão abandonar o seu blog porque que descobriram outro que trata do mesmo tema, muito pelo contrário, eles vão voltar sempre e esperar por novas recomendações e dicas úteis.

Ainda por cima, o colega citado pode fazer o mesmo e citá-lo em um de seus artigos, gerando tráfego qualificado para o seu blog.

PARTICIPAR DE FÓRUNS

Os fóruns, principalmente o Yahoo Respostas, estão repletos de pessoas querendo esclarecer dúvidas sobre vários tipos de assuntos diferentes. Você pode procurar as perguntas que tenham relação com o tema de seu blog e responde-las da melhor maneira possível, lembrando sempre de colocar o endereço do seu blog na assinatura da resposta. Dessa forma, além de receber tráfego qualificado, você se mostrará como um especialista em seu nicho de mercado.

Recomendo a leitura abaixo.

Como Divulgar Seu Blog no Yahoo Respostas

ESCREVER GUEST POSTS

Guest posts são artigos escritos pelos próprios visitantes de um blog, e também são chamados de artigos convidados. Você pode procurar por blogs que abordam temas relacionados ao seu, e verificar se é possível escrever algum artigo como convidado. Se o seu artigo for bem escrito, não será difícil de ser aprovado. Dessa forma, você poderá aproveitar o fluxo de visitantes que acompanham o blog parceiro para obter uma boa quantidade de tráfego qualificado.

USAR AS REDES SOCIAIS

As redes sociais permitem que você crie verdadeiras comunidades relacionadas ao seu tema. Explore sites como o Twitter, Facebook e Google + para gerar visitas qualificadas para o seu blog. Adicione pessoas que procuram pelo que você tem a dizer, e publique os artigos que você escreve nas redes. É possível automatizar todo processo de publicação com o Twitter Feed.

EXPLORAR O VÍDEO MARKETING

Os vídeos não são tendência por acaso. As pessoas adoram vídeos, e entre um ler um texto e ver um vídeo sobre o mesmo assunto, pode ter certeza que o vídeo será escolhido. Procure fazer vídeos voltados para a audiência do seu nicho. Os tutoriais são ótimas opções.

PUBLICIDADE PAGA

Se você precisa de resultados rápidos, a publicidade paga pode ser uma boa estratégia. Você pode criar uma campanha no Google Adwords com um investimento baixo, e ir gerando tráfego e conversões com total controle de resultados. À medida que os resultados forem aumentando, você pode aumentar o seu investimento, tornando o processo muito rentável e automatizado.

Porém, se você tem um site ou produto sobre ganhar dinheiro na internet, esqueça essa opção. O Google não aceita mais esse tipo de anúncio e sua conta tem boas chances de ser cortada. Se você atua em um nicho que seja aceito pelas diretrizes do Google, vai fundo!

E VOCÊ?

Conhece outras formas de gerar tráfego qualificado para um blog ou site?

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (7 votes, average: 4,43 out of 5)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

23 Comentários! Comente você também!

  1. OS seus artigos estão melhorando cada vez mais ! parabéns!

    • Elias #

      Olá Thiago!
      Obrigado pela participação.
      Que bom que acha isso, acho que a prática está ajudando um pouco, mas ainda tenho muito a melhorar.
      Espero que os próximos sejam melhores.
      Abraços

  2. Boa Tarde

    Elias

    Muito interessante este artigo, essas dicas são ótimas principalmente para quem está iniciando ou tem um blog com poucas visitas.

    Um abraço
    Roberto

    • Elias #

      Olá Roberto!

      Obrigado pela participação.

      É verdade, para quem está começando pode ser muito útil. Em alguns casos, pode-se aplicar para blogueiros que utilizam formas ineficazes de divulgação.

      Abraços!

  3. Parabéns pelo trabalho! visito seu site diariamente… Aproveitando, gostaria de indicar o site http://www.iAulas.com.br lá você vai encontrar mais de 10 mil apostilas para download gratuito dos mais variados assuntos… espero ter ajudado…

    • Elias #

      Olá André!

      Obrigado pela participação, espero que continue acompanhando o blog.

      Valeu a dica, a propagação de conhecimento é fundamental.

      Abraços!

  4. Olá, tenho um portal desde março ou abril ( http://www.hubgratis.com)onde é possível divulgar blogs. Já apliquei algumas as técnicas que indicas.
    Vou começar a atacar com vídeos no Youtube sobre variados temas, optei inicialmente pela língua portuguesa, mas estou a pensar adicionar inglês, espanhol e francês.
    Sei que não consigo uma palavra-chave forte, para os motores de busca, com o site que tenho mas penso que posso conseguir bons resultados nos motores de busca.
    O pior de tudo é que parece que há gente que tem medo de divulgar em plataformas novas, ou seja como querem que se cresça se nem sequer dão apoio.

    O combate vai ser forte! Mas estamos cá para o que der e vier.


    Até já

    • Elias #

      Ola Anselmo!

      Obrigado pela participação.

      Bacana o seu projeto, não conhecia, vou dar uma passada por lá. Legal usar o Youtube, é uma boa forma de gerar tráfego para o seu projeto. No começo você pode explorar palavras-chave mais fáceis, e a partir do momento que seu projeto for ganhando peso nos buscadores você pode atacar palavras mais difíceis.

      Desejo que tenha muito sucesso.

      Abraços!

  5. Nossa *o*
    muuito incriveel, incriveel msm
    obriigado pelas dicaas, estou no 3 dia de blog, meio decpcionado, pois so tenho 5 seguidores e apenas 145 visiiitas, mas com suas dicas, com minhas postagens diarias, divulgaçãao e um Bom Conteudo, eu chego lá
    vlw

    • Elias #

      Olá RoodForever!
      Fico feliz que gostou das dicas.
      Por estar com o projeto online há apenas 3 dias os seus números não estão ruins.
      Você deve ter consciência que os resultados começam a aparecer em uma média de 6 meses, não se desanime, você com certeza terá sucesso.
      Continue postando diariamente e divulgando sempre que puder, você verá que seu empenho será recompensado.
      Abraços!

  6. RoodForever #

    aaah valeu por resp
    entow, to com 1 mees de Bloog *-*
    to naa Luuta, sempre visitaaando, porq é Melhoor .. putz
    amo as dicaas ..
    Parabeeens *-*

    • Elias #

      Olá RoodForever!
      Boa, continue assim. 1 mês ainda é pouco tempo, mas é assim que se ganha experiência. Vá colocando as coisas em prática e em uns 6 meses você já vai estar colhendo frutos.
      Fico feliz que está gostando das dicas que posto aqui, hehehe, espero que continue acompanhando.
      Abraços!

  7. Uma boa dica para divulgar o blog/site também, é estar comentando e postando em redes sociais com alto pagerank, eu mesmo gosto muito e uso o Digg (ingles), e o StumbleUpon (ingles), mesmos estes sendo ingleses tem alto pagerank e garantem não somente as visitas como também uma boa colocação nos mecanismos de busca! Sempre quando fizer um post envie para lá que concerteza o google achará seu post mais rapidamente para sua posição! Obrigado…

    • Elias #

      Olá Vinicius!
      Obrigado pela participação.
      É verdade, é sempre bom obter referências de sites como esses, principalmente a nível de SEO.
      Abraços!

  8. Ola Elias, tenho o site http://www.comunicat.no.comunidades.net de Revisão de Textos e Tradução Espanhol, fiz uma conta no google adword, comecei com uma campanha para os dois assuntos com 2 reais ao dia, vinha recebendo uma média de 5 cliques ao dia. Agora desmembrei as campanhas de Revisão de textos e Tradução Espanhol, pagando 2 reais por campanha. Quantos cliques diários você crê sejam necessários para que eu comece a aparecer nas primeiras páginas do google e que valor diário você acredita ser o ideal para cada campanha.
    Obrigado pela atenção e parabéns pela matéria de muito boa qualidade.

    Fabio Altiere

    • Elias #

      Olá Fábio!
      Obrigado pela participação.
      Então amigo, embora eu não tenha tanta experiência com publicidade paga, acredito que para que você apareça nas primeiras páginas do Google com o Google Adwords, basta pagar um valor pelos cliques maior que a concorrência. Acredito que a quantidade de cliques não interfira nesse caso. Porém, se você quiser que seu site apareça no topo das buscas organicas do google, é necessário fazer um forte trabalho de SEO (otimização para motores de busca). É um pouco demorado, mas vale muito a pena.
      Abraços!
      Elias

  9. Eae pessoal, quer gerar tráfego de qualidade para seu blog ou site?

    Acesse: http://www.1000000devisitas.com/?id=1436

    E descubra como gerar 1.000.000 de visitas para seu site grátis!

  10. Pelo post, gostei muito do seu site muitas dicas boa
    Parabens.

    • Elias Maman #

      Obrigado por participar Weliston!

  11. Olá, parabens pelo blog, muito bem elaborado e com muita qualidade na informação, quero deixar aqui algumas dicas, alem dos diretorios, comentarios em outros blogs, redes sociais, deixo aqui o link para divulgar para vários motores de busca de uma só vez
    .
    http://submitforce.jerkasmarknad.com/

    Consiga 100000 visitas por mes para seu blog.
    quero falar aqui do software que gera tráfego direto, mais de 100000 visitas por mês reconhecido pelo Analytics, 2,7 páginas por visitante e taxa de rejeição menor que 10%, se me permite, aqui esta o link:
    http://www.comodivulgarblog.com/2012/08/como-conseguir-100000-visitas-todos-os.html

    Obrigado, sucesso!

  12. Excelentes dicas. Apliquei algumas ao meu site ( http://www.herbadireto.com.br ) e já estou notando resultados. Como você disse, não é da noite para o dia, mas pouco a pouco. Obrigado pelas dicas.

  13. Excelente dicas amigo, para quem deseja mais trafego eu tenho uma outra dica, trabalhe, isso mesmo, dinheiro fácil não existe, trabalhe e conseguira ganhar dinheiro.

  14. Yasmin Kalumia #

    Parabéns pelo artigo. Simples e directo. Muito útil para mim que estou iniciando na área de Internet marketing.