Reduza a Quantidade de Anúncios Acima da Dobra no Seu Blog

Em mais uma de suas muitas atualizações, o Google anunciou oficialmente que seu novo algoritmo vai penalizar sites e blogs com muitos anúncios acima da dobra.

Acima da dobra? Como assim?

Anúncios acima da dobra são aqueles que podem ser vistos antes que o visitante use a barra de rolagem do blog. Imagine que o visitante acesse o seu blog e não faça nada, sequer mova o mouse. Tudo que ele estiver vendo está acima da dobra.

Segundo algumas pesquisas que fiz, parece que apenas os abusos (número excessivo de banners) serão punidos, e essa alteração afetará apenas 1% das buscas em todo o mundo.

De qualquer forma, eu acredito que é válido no mínimo pensar em maneiras de colocar o máximo de conteúdo acima da dobra no seu blog, prejudicando o mínimo possível nos ganhos. 

Anuncios Acima da Dobra

O Google está cada vez mais exigente, e com o Panda mostrou que não é muito legal ir contra suas recomendações… 

Até agora, eu estou fazendo um meio termo nos meus blogs. Antigamente, usava dois banners 300×250 acima do conteúdo de quase todos os meus projetos, e na barra lateral também colocava banners no topo e a navegação mais abaixo. 

Agora, estou usando apenas 1 banner 300×250 ao lado do conteúdo (o que faz com que ele suba um pouco na página), e estou colocando um menu de categorias antes de inserir a publicidade na barra lateral.

Não acredito que isso fará muita diferença a principio, mas vamos ver a médio prazo…

Também acredito que não é necessário retirar todos os anúncios acima da dobra, pois pelo que vimos, apenas os excessos serão punidos, e também por que isso resultaria na queda dos lucros de muitos blogs que monetizam com banners, que geralmente são do Adsense, mas também podem ser de programas de afiliados CPA. 

O Custódio, do blog Dinheiro Oportunidade, levantou uma questão interessante. Em alguns casos, vale mais apena ser punido pelo Google e perder algumas visitas (e também algum dinheiro) do que retirar os banners acima da dobra e ter boa parte dos rendimentos reduzidos. 

Como eu disse a principio, acredito que é possível se fazer um meio termo, mas vai depender de cada caso.

E VOCÊ? 

Vai mudar o posicionamento dos anúncios do seu blog devido a nova alteração do algoritmo do Google? 

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

4 Comentários! Comente você também!

  1. Olá Elias

    Um assunto bem controverso esse heim! Os maioria dos blogueiros realmente estão seguindo as recomendações e colocando menos blocos, mas como o Custódio citou será que vale mesmo a pena?

    Na minha opinião a qualidade do conteúdo não vai ser alterada devido a um ou outro banner na primeira dobra, está certo que priorizar o conteúdo para o usuário é correto mas se esse for de má qualidade de nada adianta.

    Ainda vou aguardar para fazer as devidas modificações e ver no que dá.

    Um grande abraço.

    • Elias Maman #

      Olá Luciano, tudo certo?
      Pois é cara, é um assunto controverso.
      Eu acho que vale a pena fazer um meio termo. Não retirar todos os anúncios do topo, mas tentar incluir algum conteúdo por lá.
      Reduzi a quantidade de banners de alguns blogs que tenho e não tive nenhuma queda nos rendimentos, vamos ver a longo prazo.
      Também acho que se o conteúdo for de qualidade o Google não deve penalizar muito, mas é melhor aguardar, haha.
      Abraços!

  2. valeu cara por pela video aula