Como Tirar O Máximo Proveito de Cursos Digitais

Atualmente existem diversos cursos de qualidade no mercado que ensinam coisas relevantes ao nosso nicho de mercado. Alguns ensinam estratégias para ganhar dinheiro na internet, outros se focam na geração de contatos, outros mostram como anunciar no facebook com baixo custo, enfim, cursos não faltam. Porém, é preciso saber como estudá-los, caso contrário você pode perder muito dinheiro!

Antes de iniciar meus projetos na internet eu comprei dezenas de cursos em um curto período de tempo. Todo curso que eu via e achava interessante eu comprava.

Teoricamente isso seria bom, pois já que eu queria aprender, nada melhor do que investir em conhecimento. Mas na prática essa avalanche de informações me prejudicou, pois eu fiquei um pouco perdido e sem saber por onde começar. Veja abaixo algumas dicas que eu usei para superar esse problema e tirar o máximo proveito dos cursos que eu compro.

COMPRE UM CURSO DIGITAL POR VEZ E ESTUDE ATÉ O FIM

Cursos Digitais

Se você está pensando em comprar um curso digital para aprimorar seus conhecimentos em determinada área, provavelmente está pesquisando e encontrou mais de uma opção interessante.

Não importa quantos cursos você achou, escolha apenas 1 e não compre outro até ter estudado o que comprou e colocado em prática o que aprendeu.

A teoria é muito importante, mas eu vejo que muitas pessoas compram cursos e não colocam nada em prática, e isso é um grande erro. Por mais que você domine um assunto, você não vai ganhar dinheiro com isso se não colocar o que sabe em prática, não tem jeito.

Existem alguns ditados que dizem que pessoas pouco inteligentes, mas esforçadas, têm mais sucesso na vida do que pessoas inteligentes e acomodadas. Em outras palavras, tudo quer dizer que sem ação nada acontece. Como diriam alguns gurus:

“Conhecimento sem ação é ilusão”.

Veja o que eu faço sempre que compro um curso digital:

  • Leio ou assisto a todo o conteúdo sem colocar nada em prática.
  • Durante o estudo eu anoto o que seria interessante usar no meu negócio.
  • Depois que terminar, eu volto nas partes do curso que podem me ajudar e vou colocando em prática.

Eu acho muito interessante ter uma ideia geral do conteúdo antes de executar, pois o que está mais a frente pode complementar alguma informação inicial. Sendo assim, não coloco nada em prática a princípio. Porém, assim que termino o curso e sei o que pode ser útil para o meu negócio, eu coloco em prática o mais rápido possível. Só depois que eu aplico tudo eu penso em comprar outro curso caso.

FUJA DA SOBRECARGA DE INFORMAÇÃO

Principalmente no início de um projeto, procure fugir da sobrecarga de informação. Quando você quer aprender alguma coisa e percebe o quanto não sabe, o grau de motivação pode ser afetado.

Agora, se você escolher apenas um curso, aprender tudo que pode com ele, colocar o que aprendeu em prática e só então pensar em comprar outro, você terá um caminho mais fácil e muito mais produtivo pela frente.

E VOCÊ?

Já comprou algum curso digital que ficou engavetado?

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

6 Comentários! Comente você também!

  1. Verdade Elias, e pra mim essa mesma dica também vale para os livros,jornais e revistas que eu compro,todos nós podemos ter acesso ao melhor material do mundo mais se não tivermos organização e disciplina as coisas não andam de forma alguma.
    Uma dicas que eu dou é adquirir sempre cursos o mais práticos possíveis,pois quando as coisas são muito teóricas fica muito mais difícil colocar em pratica.
    Mais um grande artigo cara,boa sorte e sucesso sempre.

    • Elias Maman #

      Olá Gustavo!
      Obrigado pela participação.
      Realmente sem organização fica difícil aproveitar as informações com qualidade.
      Como você disse, cursos práticos são bem mais fáceis de se colocar em prática…Cabe a cada um avaliar no que investir.
      Abraços e muito sucesso para você também Gustavo!

  2. Olá Elias.

    Muito bacana e oportuno esse seu post.
    Tenho visto tambem que centenas e mais centenas de pessoas interessadas nesse segmento de ¨Faturar na Internet¨, infelizmente cai na besteira de comprar tudo que vê ou é oferecido, como não sou anormal, caí nesse mesmo, digo, erro.
    Mais interessante, que é como você mesmo comenta logo no início do post. É até certo ponto um mau necessário, pois para quem não conhece nada do assunto, se não ¨comprar¨, não aprende.
    Agora, realmente temos que, assim que se pega o jeito, procurar não comprar tudo que aparece.
    Eu tenho me preocupado bastante com aqueles que vejo se entusiasmarem com o que lhe é oferecido, e cá entre nós, é feito uma apresentação cinematográfica em cima do produto, nada contra pois se não fizer não chama atenção.
    O problema é que se compra por impulso e quando tem acesso ao material, humm, não sabe nada, não entende nada do que comprou.
    Agora, realmente se não adquirir não aprende. Fiz isso e hoje tenho muito material arquivado, mais se não o fizesse jamais saberia ¨subir¨um material ao servidor por exemplo.
    E usar um AutoResponder? Meu Deus…como apanhei.
    Mais agora compro apenas o que acho importante mesmo.
    Esse final de semana mesmo foi lançado um curso, você deve saber claro, e o autor ( amigo meu ), fez uma chamada com muito barulho, mais a mim o que oferece não interessa para uso, porem vi que muitos comentam a respeito achando ser a luz no fim do tunel e não é.
    Infelizmente muitos leigos de tudo compram e depois dá pena. Infelizmente.
    Espero que muitos sejam espertos e não comprem por impulso.
    Vixi…falei muito.
    Obrigado pelo artigo, me fez lembrar o inicio. Ah…e olha que ainda não sei nada.
    Abraço

  3. thiago #

    meu amigo estou gostando das dicas que vc esta dando, mostra uma anpla informaçao sobre cursos valeu por tudo abraço

  4. Gamee Quest #

    cara gostei mt da suas dicas , mt legal aprendi mt com isso e tbm vi seu tutorial como dvivulgar o blog e tbm deixei meu gostei ! 😉 VALEW