Cauda Longa – O Que É e Por Que Devemos Usar?

Cauda Longa é o termo que representa a maioria das buscas no Google. Geralmente, é composto por mais de duas palavras, com baixo volume de pesquisa, e alta intenção do pesquisador.

Peraí, primeiro você disse que Cauda Longa representava a maioria das buscas no Google, e depois falou que tem um baixo volume de pesquisas!?

Isso mesmo. Vou tentar explicar um pouco melhor.

Vamos supor que você venda meias.

Agora, você criou um site e quer otimizá-lo para os motores de busca. Você contrata uma empresa de SEO, e diz que quer que seu site apareça na primeira página do Google quando alguém digitar a palavra “meias”. Você vai gastar um bom dinheiro, pois essa palavra possui muitas buscas, e tem certa concorrência.

Ótimo, “meias” é a principal palavra de seu negócio, então vale a pena estar otimizado para ela, certo? Bom, em partes.

“Meias” é um termo muito abrangente, e acredito que uma parte mínima de pessoas que procuram por “meias” no Google, chegam a fazer uma compra.

Agora, imagine que você invista o mesmo dinheiro que usou para otimizar o termo “meias”, em outros termos menos pesquisados, com menos concorrência, e mais baratos, como por exemplo, “meia calça com desenho, meia calça preta, meia do pokemon, meia infantil branca e meia azul marinho, etc.”. Imagine também, que se somarmos o número de pesquisas dos termos novos, chegaremos a um número próximo das pesquisas por “meias”.

Em qual dos casos o retorno será maior?

Garanto que será no segundo. Os termos mais detalhados convertem melhor, pois as pessoas pesquisam já sabendo o que querem. Uma pessoa que começa pesquisando por “meias”, ainda está meio na dúvida, porém, uma pessoa que pesquisa por “meia calça com desenho” já sabe melhor o que quer, e tende a comprar mais.

Esses termos menores são chamados de cauda longa, e representam cerca de 70% das buscas no Google.

Escolher termos de Cauda Longa para otimizar o seu site ou sua campanha de links patrocinados, pode aumentar muito as conversões, que também podem ser chamadaos de “dinheiro no seu bolso”.

Não me entenda mal, não estou dizendo que devemos ignorar os termos mais amplos e pesquisados. Eles também têm sua importância. Porém, se você estiver iniciando o processo de otimização de seu site, sugiro que invista em termos de cauda longa, com o maior índice de conversão possível. Você levará menos tempo para ficar bem posicionado nos motores de busca, e vai ter um retorno muito bom em conversões.


E você?

Usa termos de Cauda Longa, ou prefere os termos mais abrangentes para otimizar seu site ou blog?

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

8 Comentários! Comente você também!

  1. Maycom soares #

    Eu prefiro a calda longa principalmente se o site é novo e não tem atoridade. Muito bom o post parabens .

    • Elias #

      Olá Maycom!
      Obrigado pela participação.
      Com certeza! Eu também acho que usar a cauda longa no ínicio é fundamental, pois dessa forma vamos ganhando peso aos poucos, até chegar a hora de otimizar palavras mais difíceis.
      Abraços!

      • Boa tarde Elias!
        Gostaria de entrar em contato contigo diretamente.
        Preciso de sua ajuda, e gostaria de negociar contigo!

        abraço!

        • Elias #

          Olá Luiz!
          Para entrar em contato comigo basta me enviar uma mensagem via o formulário de contato do blog.
          Abraços!