Como a Multitarefa Pode Atrapalhar o Seu Negócio Online

Você é daqueles que faz tudo ao mesmo tempo? Enquanto escreve um artigo no blog fica online no MSN, Facebook, Twitter e olhando sua caixa de e-mails? Se a resposta for positiva, é melhor você rever seus conceitos.

Há certo tempo, eu trabalhava dessa forma. Principalmente na época em que trabalhava no escritório, era quase que uma obrigação responder e-mails automaticamente. Precisava sempre ficar de olho no Outlook enquanto fazia outras coisas e sempre estava fazendo mais de uma coisa ao mesmo tempo. O resultado? Eu até conseguia dar conta de tudo, mas o trabalho poderia render bem mais.

Multitarefa - Trabalhar em Multitarefa

Ontem, estava “fuçando” o material dos cursos que comprei em busca de ideias para novos artigos, até que me deparei com um vídeo extra do Curso Premium, onde o Jorge Salgado fala bastante sobre produtividade. Na mesma hora, me lembrei do Podcast do Caio Ferreira com o Seiti, que também fala sobre produtividade e foi muito legal.

Segundo o Seiti, antigamente, quando alguém respondia um e-mail enviado por ele imediatamente, ele pensava: “Nossa, que cara competente”.  Hoje, quando alguém faz isso ele pensa: “Esse cara vive em multitarefa, não posso confiar muito no trabalho dele”. Ele até escolhe parceiros de negócios através de observações como essa.

O Jorge também fala algumas coisas interessantes. Segundo ele, quando estamos concentrados em alguma tarefa e somos interrompidos por uma chamada no MSN, Skype, Facebook, ou de outra forma, demoramos cerca de 20 minutos para retomar o foco. Achei uma boa observação, pois acontecia sempre comigo. Eu perdia o foco e demorava para retomá-lo. Em outra de suas observações, ele pegou um pouco pesado, mas a frase tem sentido. Ele disse que uma pessoa em multitarefa tem o QI pior do que o de um macaco. Não sei se chega a tanto, mas com certeza a capacidade lógica reduz consideravelmente.

Principalmente nos negócios online, é importante ser produtivo e organizado, pois não temos um chefe para cobrar resultados. Por um lado isso é ótimo, mas por outro é perigoso, pois algumas pessoas não conseguem produzir sem cobrança.

COMO SE LIVRAR DA MULTITAREFA E PRODUZIR MAIS EM MENOS TEMPO

Já vimos que trabalhar em multitarefa não é nossa melhor escolha, não é mesmo? Veja algumas dicas que eu aprendi e uso diariamente para evitar ao máximo entrar em multitarefa.

Defina quanto tempo você tem para trabalhar – Algumas pessoas trabalham em seu negócio online em período integral, outras depois que chegam do trabalho ou nos fins de semana, e por aí vai. O primeiro passo para se livrar da multitarefa é definir quanto tempo você tem para trabalhar em seu negócio online. Porém, é importante seguir os horários a risca. Não adianta nada definir que vai trabalhar 4 horas por dia e trabalhar dia sim dia não, duas horas aqui, três ali.

Liste as tarefas que você deve fazer – O segundo passo é listar tudo que você tem que fazer para se aproximar dos seus objetivos. Em um negócio online, podemos citar a criação de artigos, vídeos, autoresponders, produtos, entre outros. Também é interessante definir o que é mais importante, de forma que possa reservar mais tempo para essas tarefas (Princípio de Pareto). Faça uma lista com tudo, tudo mesmo, que você deve fazer no seu tempo de trabalho online.

Divida o seu horário em blocos – Agora que você já sabe quanto tempo terá a disposição e o que tem que fazer, defina um período de tempo para cada atividade. Por exemplo: 1 hora para a criação de um artigo, 1 hora para a criação de um vídeo, 30 minutos para criar autoresponders, 45 minutos para divulgação, 45 minutos para responder e-mails, comentários e ficar online nas redes sociais e MSN.

Cumpra a risca – Por fim, cumpra sua nova rotina de atividades a risca. Não faça duas tarefas ao mesmo tempo. Enquanto estiver escrevendo artigos, não entre no Facebook. Enquanto estiver editando seu vídeo, não faça comentários em outros blogs, e assim por diante. Você tem um horário específico para cada tarefa, cumpra-os a risca.

Você verá como fará muito mais em menos tempo.

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a votar)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)