Como Definir um Nicho de Mercado

Quando se pensa em trabalhar na internet a primeira coisa que precisa ser definido é o nicho de mercado, um nicho de mercado quando bem definido pode fazer a diferença para o sucesso ou para o fracasso, então como definir um nicho de mercado, qual nicho escolher.

Nicho de Mercado

#Escolher o nicho depende do que você quer

  • Criar um Blog para ter tráfego
  • Criar um Blog para trabalhar e produzir um infoproduto

#Então vamos fazer uma analise simples para definir um nicho

Definir nicho de mercado

Observando esse infográfico destaca-se o nicho finanças a principio, é o que se optaria pois tem uma procura enorme, porem ele tem um problema… é muito amplo, caso queira somente tráfego, talvez seja uma opção, já que poderá falar sobre qualquer coisa que seja relacionado com finanças.

Sub-nichos e Micho-nichos

Antes de se escolher um nicho, você deve analisar os seus sub-nichos e micro-nichos. Muitos deles terão pouquíssimas buscas, aí realmente pode ser inviável, mas vamos levar em consideração o que apresenta no infográfico. Neste caso esta sendo descartado o nicho finanças por ser muito amplo e o foco do nicho a ser escolhido é com a intenção de criar um infoproduto, criar um público e focar em um segmento específico.

Você pode pensar que o sub-nicho: planejamento financeiro é fraco por ter apenas 5.400 buscas mensais, mas aí que está o engano!

Na realidade ela não faz a leitura que deveria… Então o que temos que analisar?

Devemos analisar principalmente o que esta relacionado a este sub-nicho, pois não é somente planejamento financeiro que está ligado a ele… tem dezenas de micro-nichos! O filão pode estar aí.

Considere que quando é realizado a busca no planejador do Google ele te da 751 palavras chaves relacionadas a palavra principal, são 751 opções para explorar, isso deve ser levado em consideração, e quando é feito a contagem das buscas, tem quantidade de 284.060 buscas, agora o panorama é outro, não são apenas 5.400 buscas, então o sub-nicho planejamento financeiro e as suas relações produzem um quantia considerável de buscas.

Lembre-se… o que estamos estudando é um nicho para criar infoprodutos, mas essa verificação pode ser feita mesmo que o foco não seja criar infoprodutos, até porque alguns nichos não são possíveis de se fazer isso… criar um produto digital.

Agora considere que seja criado um infoproduto e também que numa ideia simples apenas 1% do seu público 284.060 se interesse por esse produto, são quase 3.000 interessados, que eles realmente comprem a um valor de R$50 reais, isso geraria um valor de R$150.000,00, é uma análise simplista, isso pode ser mais ou menos.

Então qual a primeira analise que precisamos fazer quando vamos definir um nicho?

Olhar o seu complemento! Um nicho nunca esta sozinho, existe o sub-nicho e o micro-nicho, eles se completam, mesmo estando num sub-nicho você esta aberto para o nicho principal, a ideia aqui é mostrar que é possível trabalhar com nichos que a principio não são chamativos pela quantidade de buscas já que esse é o primeiro fator que é levado em consideração, exatamente por esse motivo que existem muitos nichos ainda pouco explorados devido a analise grosseira que é feita… tem poucas buscas… não é viável. Ledo engano!

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (8 votes, average: 3,63 out of 5)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)