Como Escolher um Bom Nicho de Mercado Para Iniciar Um Projeto Online

Não é difícil encontrar pessoas que desejam iniciar um projeto na internet, porém estão com a seguinte dúvida: sobre o que eu vou escrever (em qual nicho de mercado vou atuar)?

Existem diversos fatores que influem na decisão de um bom nicho para se trabalhar, vejamos alguns deles:

Como Escolher um Nicho de Mercado

O TEMA TE AGRADA?

Esse ponto deve ser levado em conta principalmente por iniciantes. Visto que um projeto na internet demora um tempo para se tornar lucrativo, escolher um tema que seja do seu agrado será muito útil para mantê-lo focado no trabalho mesmo durante o período mais complicado (o início).

Com o tempo, é normal que você ganhe experiência e fique mais fácil monetizar projetos em nichos variados, porém, no inicio é sempre bom escolher um tema agradável para trabalhar.

EXISTE PROCURA?

Depois de definir alguns temas que gostaria de escrever, você deve descobrir se existem pessoas interessadas no assunto. Por mais que você sinta prazer em escrever sobre alguma coisa, fica muito difícil monetizar um projeto que não tenha um público sedento por informações.

Recomendo que você leia o artigo Como Descobrir as Melhores Palavras-chave, pois se existe procura, existe público-alvo.

EXISTE MUITA COMPETIÇÃO?

Por um lado, muita competição indica que o nicho pode ser rentável. Por outro, é um indício que você terá mais dificuldades para ser notado e conseguir seu espaço. Recomendo que você só escolha um nicho competitivo se estiver disposto a publicar conteúdo regularmente por um bom período de tempo, caso contrário, considero começar em nichos de menor concorrência para sentir o mercado.

VERIFIQUE SE EXISTEM ANUNCIANTES PARA O SEU NICHO

Principalmente se a sua intenção for monetizar com programas de afiliados, como o Google Adsense, por exemplo, é importante escolher um nicho que tenha anunciantes, afim de aumentar os ganhos com publicidade contextual. Também vale a pena verificar se existem produtos ou infoprodutos relacionados ao seu nicho que podem ser vendidos por você como afiliado.

E VOCÊ?

Que estratégias usa para escolher um bom nicho de mercado?

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (6 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

4 Comentários! Comente você também!

  1. Parabéns pelo artigo Elias, muito instrutivo para quem esta iniciando e até mesmo para quem já esta e pretende entrar em outros nichos. Ressalto o que disse em se entrar em um nicho que se goste caso contrário as possibilidades de vir a dar errado sao bem maiores, um outro ponto também de quando se faz com conhecimento de causa é que se escreve com convicção e assim podende-se vir a conquistar confianca e credibilidade junto aos seus leitores que sao, no meu ver, as chaves para se ter um negocio de sucesso.

    Elias um grande abraço e obrigado por compartilhar do seu conhecimento.

    • Elias #

      Olá Luciano!
      Obrigado pela participação.
      Sem dúvida os dois fatores que você citou são fundamentais, principalmente para quem quer começar a blogar. No começo as coisas são bem difíceis, até parece que é impossível ganhar dinheiro na internet, e se a motivação não for grande a tendência é que o projeto fracasse.
      Abraços!

  2. José Moreira #

    Gostei deste artigo, mas gostava de obter mais conselhos, quanto a bons negócios para desenvolver na InterNet.
    Neste momento ando a procurar novas áreas para entrar em novos mercados.
    Obrigado