Como Escolher um Bom Programa de Afiliados

Os programas de afiliados estão crescendo a cada dia na internet. Com tantas opções, às vezes fica um pouco difícil escolher e até identificar um bom programa para se trabalhar. Veja algumas dicas que podem ajudá-lo nessa tarefa:

Bons Programas de Afiliados

QUALIDADE DO PRODUTO

O primeiro fator que determina se um programa de afiliados é bom ou não é a qualidade do produto a ser promovido. De preferência, procure testar os produtos antes de indicar, de forma que possa comprovar a qualidade por si mesmo. Outra forma de atestar a qualidade de um programa é através de referências. Eu, por exemplo, não ficaria nenhum pouco inseguro indicando produtos recomendados por algumas pessoas em que eu confio, pois tenho certeza absoluta que eles não indicariam nada que não fosse realmente bom. Porém, não indique nada caso esteja com algum tipo de dúvida, pois a sua reputação pode ficar manchada.

CONFIABILIDADE

Você também deve examinar se o produto passa confiança aos visitantes indicados por você. Verifique se a página de vendas é bem estruturada, se possui depoimentos, meios de pagamento seguros, entrega imediata, entre outros. É claro que existem programas que pagam por cliques ou leads e não requerem esse tipo de preocupação, porém analise esses fatores se for trabalhar com programas que pagam por vendas, caso contrário seu trabalho pode ser em vão.

COMISSÕES

Será que realmente vale a pena investir seu tempo nesse programa de afiliados? Se faça essa pergunta antes de se cadastrar em qualquer programa. Verifique se as comissões são realmente justas. No caso de infoprodutos, me recuso a trabalhar na divulgação por menos de 30% de comissão, que até acho pouco, mas em alguns casos pode ser interessante. Porém, acredito que 50% é o ideal. No caso de produtos físicos pode variar um pouco, mas acredito que 10% é uma margem justa para se trabalhar na maioria dos casos. Também é muito importante que você descubra como e quando você receberá seu pagamento.

RASTREAMENTO

Se você não gosta de trabalhar de graça, verifique como funciona o rastreamento do programa de afiliados que você pretende trabalhar. Se você não está muito familiarizado com o assunto, vou tentar resumir a explicação. Para que o dono do programa possa te pagar, ele precisa identificar que você gerou lucros para ele, certo? Isso é feito através de um link ou código único, que deve ser usado por você na divulgação, e cada afiliado recebe um diferente. Porém, dificilmente alguém compra alguma coisa na primeira visita que faz a um site. Dessa forma, a maioria dos programas coloca um sistema de rastreamento com cookies, para identificar a venda para você, mesmo se o usuário comprar 10 ou mais dias após a primeira visita.

Mas como sempre existem os espertinhos, alguns programas não trabalham dessa forma e só pagam se a venda for feita na hora. Ou seja, você trabalha, deixa o cara famoso, ele captura os contatos dos visitantes, faz a venda 15 dias depois, e você fica a ver navios. Portanto, verifique se o sistema possui rastreamento com cookies antes de começar a divulgar.

Recentemente, me cadastrei em um programa de afiliados chamado Parceria Perfeita, que basicamente é voltado para os nichos de saúde, fitness e relacionamentos. Devo confessar que fiquei impressionado com o sistema de rastreamento do programa. Eles mostram até a hora que você faz a venda, além das páginas mais clicadas, que convertem mais, revela em que produto o usuário clicou antes de fazer a compra, usa gráficos…; resumindo, é um sistema poderoso e confiável. Se você tem um blog sobre saúde, fitness, esportes em geral ou relacionamentos, aconselho que se cadastre gratuitamente na Parceria Perfeita, pois além de suplementos alimentares você terá uma linha completa de artigos esportivos, programas voltados a sedução e paqueras e até personal trainer para oferecer.

FERRAMENTAS E RECURSOS

Verifique se o programa possui bons banners de divulgação, suporte ao afiliado, dicas para maximizar os lucros, enfim, ferramentas que vão te ajudar a ganhar mais dinheiro com o programa.

Existem outros fatores que podem influir na qualidade de um programa de afiliados, como o tamanho do mercado, originalidade do produto, pagamento em níveis, popularidade do tema, preço de venda, entre outros. Porém, acredito que os 5 pontos mais importantes foram abordados, e todos os outros podem ser contornados facilmente.

E VOCÊ?

O que preza na hora de escolher bons programas de afiliados?

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (4 votes, average: 3,25 out of 5)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

28 Comentários! Comente você também!

  1. ótimas dicas cara valeu,vou indicar tambem,megastar afiliados,excelente,valeu!

    • Elias #

      Olá Bira!
      Obrigado pela participação e pela dica.
      Abraços!

  2. Olá Elias parabéns citou pontos importantes na escolha de um bom programa de afiliado e acredito que essas regras devem ser seguidas cuidadosamente. Afinal ninguêm quer trabalhar de graça confiando em sistemas de cokies que não funcionam, como é oferecido em alguns programas de afiliados que já participei e me decepcionei completamente.

    • Elias #

      Olá Marques!
      Obrigado pela participação.
      É verdade, não existe nada pior do que “espertinhos” se aproveitando do trabalho dos outros. Depois de muitas pesquisas consegui encontrar alguns programas de afiliados muito honestos, é preciso separar o joio do trigo.
      Abraços!

  3. Maycom Soares #

    Ola Elias! Com certeza essas são ótimas dicas parabéns. Eu também utilizo o Parceria perfeita e até hoje não tenho do que reclamar.

    Um abraço e até mais!

    • Elias #

      Olá Maycom!
      Obrigado pela participação.
      Com certeza é um programa de afiliados muito bom.
      Abraços

  4. Meu nome é Sofia e eu gostaria de apresentar o Sample Clube a voce. O sample clube é um programa onde os afiliados acumulam pontos com suas divulgações e trocam por amostras de produtos das empresas anunciantes! Um nova ideia que já esta sendo sucesso na internet!
    seria uma alegria te-lo conosco!
    Qualquer dúvida não hesite em nos contactar!
    Att
    Sofia Lobo

    • Elias #

      Olá Sofia!
      Obrigado pela participação.
      Me parece ser interessante, com certeza vou visitar a sua página para saber mais.
      Abraços!

  5. Joceli #

    Ah… Como e bom coisa como o que vc escreve,,, Ja faz algum tempo que falamos e vc me diz sempre o que queremos ler… Agora, pergunto… Seria possivel rentabilizar um desses sites de vendas(mini site). Um programa de afiliados permitiria banner nestes mini sites… seria bom…

    • Elias #

      Olá Joceli!
      Obrigado pela participação, fico feliz que está gostando do que é dito aqui.
      Então, quanto a sua dúvida, não sei se entendi muito bem. Você já tem um minisite ou quer criar um?
      De qualquer forma, acho que a melhor maneira de trabalhar com programas de afiliados é criar um blog de nicho. Por exemplo, você está divulgando um e-book para emagrecer, crie um blog com dicas para emagrecer. Se divulga um programa sobre relacionamentos, crie um blog sobre relacionamentos, e assim por diante.
      O conteúdo que você coloca no blog é fundamental para atrair pessoas interessadas no assunto, que terão mais chances de se tornar possíveis compradores.
      Não sei se fui muito claro, qualquer dúvida é só avisar.
      Abraços!

  6. Hugo Pascoal #

    Pessoal, recomendo para vocês o programa de afiliados da E-GOI:
    http://www.e-goi.com.br/-/programa-de-afiliados/mc_doc_br_1272/

    Para além de ser uma excelente ferramenta, com conta gratuita até 500 contatos (http://www.e-goi.com.br/ajuda/dicas-e-recursos/mc_doc_br_846/?documento=61&aff=f32cbc3644), tem um autoresponder fantástico e ainda podem ganhar recomendando para os vossos leitores e prospects.

    Confiram esses links:
    http://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=268284713195602&id=366361470578&notif_t=like

    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=270389029653258&set=a.174027419289420.46535.100000464903997&type=1&theater

    http://e-goi.com/s/mc_doc_br_1547/f32cbc3644

    Abraços!

    • Elias #

      Olá Hugo!
      Obrigado pela recomendação.
      Abraços!

  7. O post acima ficou muito bom, relacionado a um bom Programa de Afiliados posso indicar o site Net Renda que a meu ver tem um Otimo programa de afiliados onde você tem que vender o kit deles e a cada venda eles te pagam o valor de R$ 40,00 por cada venda, o sitema deles é novo e a pessoa que recebe pela venda é a primeira pessoa que indica o site ao comprador, independente de onde ela comprar quem ganha o dinheiro foi quem indicou primeiro o kit, caso alguem se interesse o site é http://www.netrenda.com.br

    .

    • Elias #

      Olá Antonio!
      Obrigado pela recomendação.
      Abraços!

  8. Olá.. realmente, ao escolher um bom programa de afiliado tem que tomar muito cuidado..
    Parabéns Elias este artigo ficou muito bom…
    Sucesso!

    • Elias #

      Olá Robson!
      Obrigado pela participação.
      É verdade, existem ótimos programas, porém alguns não são tão vantajosos.
      Fico feliz que gostou do artigo!
      Abraços!

  9. Tatiane #

    Olá Bom Dia!
    Tenho pesquisado muito sobre como ganhar através de trabalho feito pela internet e nunca tinha pesquisado sobre afiliados, mas estava pesquisando muito como ganhar comprando pela China. Vi sua explicação e achei muito interessante, mas ainda tenho muito receio em começar algo, já que ainda não pesquisei o suficiente sobre esse programa de afiliados. Mas me diga uma coisa, por favor, preciso montar um site, blog, essas coisas pra poder começar um trabalho? tenho algum custo pra começar? posso me cadastrar em quantos produtos eu quiser? Desculpe tanta pergunta, mas achei confiavél o conteúdo do seu site e transmitiu segurança, por isso fiquei a vontade em perguntar. Vale a pena mesmo?
    Obrigada pela atenção e sucesso

    • Elias #

      Olá Tatiane!

      Obrigado pelo contato.

      Olha, é muito recomendado que você crie um blog para se trabalhar com programas de afiliados. Pois através dos artigos que você escreve, você consegue atrair as pessoas que possivelmente estariam interessadas nos programas que você está promovendo, e dessa forma você aumenta os resultados.

      Bom, quanto aos custos, a grande maioria dos programas de afiliados é grátis, você nao precisa pagar nada para começar. A unica coisa que talvez seja legal investir é em um dominio e um plano de hospedagem para o seu blog, pois o deixaria com uma cara mais profissional. Sim, você pode se cadastrar em quantos programas quiser, porém existem alguns programas que não permitem que você trabalhe com outros no mesmo blog, porém é difícil acontecer. Eu trabalho com vários programas nos meus blogs e nunca tive problemas.

      Agora se vale a pena, posso dizer que vale, e muito. Porém não é tão fácil começar a ganhar dinheiro com esses programas. Eu mesmo demorei um bom tempo para ter os meus primeiros ganhos. Mas se você se empenhar, estudar bastante, e não desistir no começo (que costuma ser desanimador), você pode ter bastante sucesso.

      Observação: Não sei quais são as suas fontes de pesquisa, porém a grande maioria das pessoas resolve começar indicando produtos para ganhar dinheiro na internet. Eu não recomendo que você comece assim. Existem dezenas de programas para vários nichos de mercado, como saude, relacionamentos, moda, etc. Recomendo que você pense em algo que goste e teria motivação para escrever, e pesquise se existe algum programa de afiliados para se trabalhar nessa área.

      Caso tenha ficado com alguma dúvida é só avisar, ficarei feliz em ajudá-la.

      Abraços!

  10. Muito boa as suas dicas , estou começando agora nesse ramo…..gostei
    muito obrigado.

    • Elias #

      Legal Caike!
      Espero que tenha sucesso nos negócios.
      Abraços!

  11. Olá Elias Primeiramente gostaria de elogiar muito bom o seu post…. Gostaria de saber se a sua impressão sobre o site Parceria perfeita continua, pois, vi no seu post que você disse que recentemente se cadastrou isto em setembro de 2011 agora estamos em Março de 2012. E aí continua a boa impreção? Abrçs…

    • Elias Maman #

      Olá Henrique!
      Desculpe a demora na resposta, não sei o motivo, mas alguns comentários estão caindo na caixa de SPAM do blog.
      Então, continuam ótimas. Inclusive eu criei alguns blogs exclusivamente para trabalhar com a Parceria Perfeita.
      É um programa de afiliados ótimo, que converte muito bem.
      Abraços!
      Elias

  12. milton #

    ser afiliado é muito bom, mais ser dono do seu proprio sistema de afiliados é ainda mais, seja dono de uma filiação sistema de afiliados poderoso

    confira no site da venda do sistema http://www.mercadolivre.com.br/jm/myML?as_section=ACT_ITMS

  13. milton #

    ser afiliado é muito bom, mais ser dono do seu proprio sistema de afiliados é ainda mais, seja dono de uma filiação sistema de afiliados poderoso

    confira no site da venda do sistema http://www.mercadolivre.com.br/jm/myML?as_section=ACT_ITMS

    Responder

  14. milton #

    ser afiliado é muito bom, mais ser dono do seu proprio sistema de afiliados é ainda mais, seja dono de uma filiação sistema de afiliados poderoso

    confira no site da venda do sistema http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-234552152-script-sistema-de-afiliados-_JM

    • Elias Maman #

      Obrigado pela dica Milton