Como Importar da China


Como Perder a Timidez?

Descobrir como perder a timidez pode parecer uma missão impossível, mas calma, porque não é. Grandes oradores do mundo eram tímidos, então essa é a prova que o problema pode ser resolvido.

A timidez é um hábito que a maioria das pessoas pega na infância, em seus anos de formação. Essa característica altamente prejudicial à nossa vida se deve a vários fatores ambientais, problemas familiares, falta de orientação, entre outros.

Por sorte, existem algumas medidas que podem ajudar a resolver o problema.

Perder a Timidez

Você Também Pode Perder a Timidez

Em primeiro lugar, uma pessoa tímida deve reconhecer o problema e decidir mudar. A primeira batalha é com sua mente. Uma forte determinação contribuirá para estabelecer uma boa base para o processo de reabilitação.

O início do tratamento pode começar com cuidados pessoais. Procure cuidar de sua aparência, use roupas bonitas e cuide de sua higiene pessoal. Praticar exercícios físicos também é fundamental, pois um corpo em forma ajuda a passar mais confiança.

Outro passo importante é a postura. Equilibre sua energia, distribua seu peso por seu corpo e mantenha o tronco reto. Manter uma pose confiante indica uma personalidade forte e magnética.

Uma excelente forma de lidar com a timidez é possuir alguma habilidade ou conhecimento especial. Se você está tentando perder a timidez deve ter algo concreto para divulgar.

Como estamos na era da informação, esse problema pode ser resolvido facilmente. Procure estudar algum assunto que te agrade ou que seja importante para os seus negócios. Talvez a falta de confiança esteja associada à falta de conhecimentos.

Use sua imaginação. Imagine que você é uma pessoa confiante, que fala bem em público, que tem facilidade em conversar com as pessoas, que está feliz ao redor de muitas pessoas.

Nossa mente é realmente incrível, e existem muitos estudos que comprovam o poder que a nossa imaginação exerce sobre o que acontece em nossa vida. O que pensamos são causas, e o que acontece conosco são os efeitos. Portanto, de todas as dicas acredito que essa seja a mais importante.

COMO RESOLVER PROBLEMAS ESPECÍFICOS DE TIMIDEZ

Você possui alguma das dificuldades abaixo?

Timidez para falar com mulheres – CLIQUE AQUI PARA RESOLVER

Timidez para falar com homens – CLIQUE AQUI PARA RESOLVER

Timidez para falar em público – CLIQUE AQUI PARA RESOLVER

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (29 votes, average: 4,52 out of 5)
Loading ... Loading ...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

107 Comentários! Comente você também!

  1. Grande Elias.

    Mais um excelente post.

    Realmente uma pessoa tímida em sua essência tem pouca autoestima.Ela não sente confiança necessária para fazer o que precisa ser feito,mas como você falou isso pode ser superado com dedicação.

    Concordo com você que a primeira coisa a ser feita é reconhecer o caso e depois ver o que se pode fazer.

    Grande abraço!!

    • Elias #

      Olá Fábio.

      Obrigado pelo comentário!

      É verdade, e a falta de autoestima limita nossa capacide de interação, podendo se tornar um grande problema.

      Abraços!

  2. Hmmm! Isso fez-me lembrar que na época de faculdade fui escolhida quase que por unaminidade, se o meu voto não fosse pra outra pessoa, para ser oradora da turma e ainda, fui super elogiada pelo diretor do curso na frente de todos o que estavam presentes. Detalhe: ainda hoje, tenho… como posso dizer… “ataques de timidez”… hahaha Mas ainda luto pra essa característica me abandonar de vez. ;)
    Ps.: Adorei o texto!

    • Elias #

      Olá Barbie.

      Obrigado pelo comentário, que bom que gostou do texto!

      Hahaha, nem me lembre das apresentações de faculdade, nas semanas de apresentação eu nem conseguia dormir direito.

      Ah, mas você foi bem, deveria ter votado em você também, rs.

      Abraços

      • Por nada, Elias! ;-) Me identifiquei com o seu texto!
        Ah! E eu esqueci de falar que durante a faculdade, eu também, era tímida para apresentações de trabalhos… aliás, minha vida quase toda fui assim…
        Nossa, até hoje me lembro da primeira apresentação, tremia mais do que bambú verde… hahaha Mas acho que fui superando isso aos poucos, o que me ajudou, além desse lance constante de falar na frente, foi minha criatividade, organização e espírito de “liderança” e de repente foi por isto que a turma me escolheu como oradora. E não votei em mim, pois fiquei com “pena” de outra menina que queria ser a oradora e por sinal não era nem um pouco tímida… hahahaha
        Um abraço e feliz Semana Santa.

  3. Ps. Esqueci de perguntar… como você fez para perder a sua timidez? Foi como está no texto? Ou algo diferente?

    • Elias #

      Hahahaha, você é legal, ainda pensou na sua amiga.
      Então, eu era muito tímido há 4 anos atrás porque não me sentia bem com a minha aparência, eu era muito magro, e tinha vergonha até de falar com outras pessoas em qualquer tipo de ocasião. Aí eu resolvi fazer uma das coisas que falei no texto, entrei na academia, comecei me cuidar e isso me ajudou 90%, hoje eu posso dizer que não sou nenhum pouco tímido.
      Quanto as apresentações, eu tinha frio na barriga por que costumava estudar em cima da hora, e não me sentia confiante pra apresentar. Isso eu resolvi estudando antes e apresentando para os meus amigos antes de falar em público.
      Mas com certeza a criatividade, organização e espírito de liderança fazem toda a diferença.
      Abraços e Feliz semana santa!!

    • Wedson #

      Uma Boa dica para curar sua timidez. A pior vergonha ou timidez que temos é de pedir alguém em namoro, ou de fazer uma bela declaração de amor, mas com esforço e dedicação podemos conseguir tudo. Nossa mente tem o poder de atrair e repelir, construir e destruir. Pega um livro ou faz uma carta de amor, vai em frente ao seu espelho, fala tudo que tem pra dizer, diga o que jamais vc falou pra alguém. A partir dai vc conseguir destruir esse monstro que destrói muitas coisas boas. Quando vc estiver falando com alguém olhe para a testa da pessoa ou para o lado do rosto. Tudo que tem ao seu redor foi vc que construiu; as coisas boa as más, etc. Mas chega uma hora que temos que dar um basta e procurar uma melhora pra tudo aquilo que precisa de uma solução. Basta força e dedicação e a partir dai podemos tudo. Boa sorte!

      • Elias #

        Olá Weldson!
        Muito bacana sua dica, agradeço muito a sua participação.
        Abraços!

  4. Poxa que legal… Parabéns por teu progresso!
    Eu vou te confessar que nos últimos 6 meses, aconteceu algo comigo que fez com que eu perdesse um pouco desse “brilho” que eu custei a cultivar, mas já estou tentando me recuperar… Em breve, espero estar com este “brilho” de volta. ;-)
    Ah! E eu, também, fui muito magricela na infância, aliás até hoje sou, mas na infância, eu era… como posso dizer… de-sen-gon-ça-da… hahahaha E você não tem noção da quantidade de apelidos que eu ganhava, por este e por outros motivos. Mas tirando a academia, que pretendo entrar ainda este ano, nesta “transição”, mudei meu cabelo e sempre que posso, mudo denovo e denovo e denovo… hahaha mudei jeito de me vestir, cuido da pele e essas coisas de garota… Sobre a magricelice, uso a meu favor, tem gente que diz que pareço Barbie por isso e pela forma de vestir e você acredita que já recebi convite de duas agências pra ser modelo? A primeira, tive que abandonar por alguns motivos e a segunda, já estou quase abandonando e os motivos? Nem eu sei dizer direito, mas o diretor que tinha me adorado, já nem me dá mais bola… mas enfim, esse não era mesmo o meu sonho, afinal essa carreira é efémera… tinha vontade, apenas, de ser capa de uma revista famosa… quem sabe um dia, né!?
    Abraços

    • Elias #

      Ah, mas isso é normal, em algumas fases da vida nós mudamos um pouco, mas logo logo você recupera esse brilho.
      Entra na academia sim, é muito bom!!
      Essa vida de modelo é complicada mesmo, conheço umas meninas que são modelos e como em toda a profissão é necessário ter “bons contatos” para se dar bem, mas com certeza você vai sair na capa de uma revista, e quando sair, me manda uma de presente, hahaha.
      Abraços

  5. Poxa, muito obrigada pelas palavras e força.
    Ps.: Presente!? Claro! “xácumigu”… não esquecerei de ti quando a revista “chegar” às bancas, até mesmo porquê sei que tu farás a maior propaganda para as vendas dela alavancarem… hahahahaha.
    Abraços.

    • Elias #

      Hahaha, com certeza farei!!
      Abraços

  6. Camille #

    eu nem sou timida..mais fiquei curiosa..e decidi procurar aos causas das pessoas q tem timidez..

    Adorei o Texto ..parabens

    • Elias #

      Olá Camille.

      Que bom que você não é tímida, rs. Fico feliz que gostou do texto.

      Espero vê-la mais vezes por aqui.

      Abraços

  7. Natalia #

    Olá bom dia !!

    Estou enfrentando um sério problema com a minha timidez, comecei a trabalhar na area de vendas, e este ramo requer muito que a pessoa seja desinibida.
    Não sei o que fazer, só de pensar em visitar algum cliente meu rosto chega a esquentar, fico vermelha, e pra piorar começo a gaguejar. agora me fala como é que vou conseguir fechar alguma venda desse jeito?
    Preciso mudar isso em mim, sempre me atrapalhou e ainda mais agora continua a me atrapalhar.
    Eu sei o que estou vendendo, conheço os serviços e produtos da minha empresa mas…!!!!
    Por favor me ajudem !!!!

    • Elias #

      Bom dia Natalia!
      Obrigado por comentar.
      Eu já trabalhei com vendas, mas devo confessar que era um pouco tímido no início porque era meu primeiro emprego e não conhecia nada sobre os produtos, enfim, não sabia nada de nada, rs.
      Nesse artigo coloquei algumas dicas que me ajudaram a perder a timidez no convívio com outras pessoas, não sou um especialista no assunto.
      Agora, acredito muito que o novo curso do Rui Ludovino possa te ajudar.
      O curso é voltado para ajudar as pessoas a falar em público, construir auto-confiança, perder os medos, enfim, acredito que é o que você precisa.
      Eu não fiz o curso, mas já fiz vários outros cursos do Rui, e sempre gostei muito do conteúdo, ele ensina muito bem.
      E o melhor de tudo, ele é especialista em falar em público, então acredito que ele sabe do que está falando.
      Para acessar a página principal é só clicar nesse endereço http://sucessonainternet.net/recomenda/oradormestre/.
      O bom é que o Rui dá uma garantia em todos os cursos dele, ou seja, se você não gostar do que viu pode pedir o dinheiro de volta. Não me lembro se o prazo é de 30 ou 60 dias, porque nunca precisei usar esse recurso.
      Boa sorte!

  8. franciele #

    oii
    Sou muito tímida e agora estou estudando faculdade e o método de ensino é o PBL, o aluno é avaliado a todo tempo pela sua participação oralmente. Eu estou sentindo muita dificuldade em estar me expressando diante de varias pessoas o que eu posso estar fazendo para perder essa tímidez

    • Elias #

      Olá Franciele, tudo bem?
      Entendo como se sente. As dicas que me ajudaram eu já coloquei no artigo. O que posso recomendar e realmente estou certo que pode ajudá-la é o curso Orador Mestre do Rui Ludonivo. O Rui é um grande orador, já se apresentou para centenas de milhares de pessoas e criou um curso que vai te ajudar a superar seus medos de falar em publico, além de revelar muitas outras estratégias que podem te ajudar. Você pode acessá-lo através desse link http://sucessonainternet.net/recomenda/oradormestre/. Espero que aproveite :)

  9. Dayana #

    adorei o post me ajudou muito e depois q li esse post acho q minha imidez nao e tem grande assim primeiro nao sou insegura e minha alto estima nao e baixa alias e altissima me acho d + rsrsrsrsrrsrs e acho q posso resolver isso rapidamente .

    • Elias #

      Oi Dayana!

      Obrigado pelo comentário, fico feliz que gostou do post.

      Hahahah, você não é nada tímida então, com certeza terá sucesso rapidamente.

      Abraços!

  10. Filipe Brito #

    Opaa , assim tem certos lugares que nem sou timido nem nada ,so mo alegre ,divertido ,chego ate ser chato kkkk , mais pra conhecer uma pessoa ,
    uma mulher , uma que acho bonita e goste dela , fico mo sem grassa sai nada ,gaguejo ;s kkk ,ai ela mi chama de timido ,
    pq essa foi a primeira impressao neh :(

    o que acha, que pode ajudar?
    belo post o seu *__*

    • Elias #

      Olá Filipe!
      Obrigado pelo comentário.
      Eu sei do que você está falando, já passei por isso.
      Olha, eu resolvi meu problema cuidando mais do meu corpo. Entrei na academia, comecei a me vestir melhor, digamos que comecei a cuidar melhor de mim.
      Dessa forma, minha auto confiança aumentou muito, acho que é isso que falta a você, mais auto confiança. Procure cuidar melhor de você, acredito que terá mais facilidade para lidar com pessoas novas.
      Abraços!

  11. izau #

    oi gente eu sou timido mais isso comerçou a apareçer no meu conportamento a pouco tempo por causa de pessoas que ficam falando que eu sou feio e ficam mim botando pra baixo disendo que eu sou todo torto e que eu ando errado,eu tenho alguns amigos mais eu parei de conversa muito,eu era normal,brincalhao,chatinho,e ate paquerador mais isso tudo ficou no passado,agora so ando triste parei de ir pra rua pensando que as pessoas ficam mim olhando ir falando mal de mim,eu nao sei por que eu to contando a minha historia mais quero um favor de voces quem ler e mim conhece nao fique mim abusando nao.

    • Elias #

      Olá Izau!
      Espero que possa superar suas dificuldades, mas se quer um conselho, não ligue para comentários maldosos, só use o que possa ser construtivo de alguma forma.
      Abraços

      • Rah #

        É fácil a gente dizer ”não ligue”, mas não é bem assim que acontece na realidade. Eu sempre fui tímida desde pequena, mas era mais normalzinha sabe, do tipo olha q graça a menininha timida, mas depois q a gente cresce a timidez age como um defeito. desde que terminei o ensino médio eu mudei bastante me tornei triste e fria e me afastei das pessoas, não necessariamente pq eu queria mas pq era como se fosse magnético eu me repelir dos outros. Agora chegou a ansiedade também, e ela está atrapalhando meu desempenho na faculdade, cheguei ao ponto de me sentir um saco de lixo. Erro coisas que eu sei, fico com taquicardia em dias de prova, não tiro duvidas por vergonha, não respondo coisas que eu sei, em seminários esqueço tudo e oq eu falo e gaguejo uns 90%… acho que cheguei ao fundo do poço, ninguem pode enfrentar a vida desse jeito e agora resolvi procurar ajuda num psicologo, e não sei se isso vai dar efeito mas, ficar quieta vendo a vida passar não vem adiantando muito…

        • Elias Maman #

          Olá Rah!
          Realmente existem casos que não são tão simples.
          Eu acredito que com a ajuda de um psicólogo pode ajudar. Também recomendo que leia livros de desenvolvimento pessoal e procure meditar quando possível. Pode parecer algo inútil, mas minha vida melhorou drasticamente quando comecei a fazer essas coisas. Talvez o livro Limite Zero seja interessante para você.
          Sinceramente espero que você consiga superar essa dificuldade. É como você disse, não dá para ficar vendo a vida passar, precisamos agir.
          Abraços!
          Elias

  12. lucio #

    bom seu post, eu era muito tímido ano passado no Brasil ai quando vim pro Canadá comecei a me vesti bem e cuida da minha aparência(até passo creme pra hidratação da pele) agora as meninas adoram manda charmizinho pra mim, so consegui superar minha timidez me arrumando bem espero q todos as pessoas tímidas superem isso pq realmente eh triste fica o dia inteiro olhando no espelho e vendo ninguém. Valeu pelo seu post

    • Elias #

      Olá Lucio!
      Olha que bacana. Você é um exemplo que uma das dicas do post funciona.
      Também melhorei muito depois de tomar alguns cuidados pessoais. Acho que é a melhor maneira para começar a ganhar confiança.
      Abraços!

  13. bom, ainda sou muito timida nao sei puxar assunto, essa dica suas sao otimas, mas nao sei se vai me ajudar? nao gosto nem sair de casa, mas vou tentar… valeu a dica!!!

    • Elias #

      Olá Paula!
      Obrigado pela participação.
      Tenta sim, pois é a única forma de solucionar qualquer problema.
      Abraços!

  14. Guilherme #

    Eu ainda sou timido principalmente quando tenho que apresentar alguma na frente de todos na sala de aula, fico vermelho e tremendo, mas vou seguir essas dicas tenho certeza que vai me ajudar muito Obrigado.

    • Elias #

      Olá Guilherme!
      Sua dificuldade é normal, você precisa pegar um pouco de confiança.
      Recomendo que sempre que for apresentar alguma coisa, estude muito bem o assunto e treine com seus amigos. Eu sempre faço isso para me sentir mais confiante.
      Abraços!

      • Guilherme #

        Obrigado pelas dicas, tenho certeza que com um pouco de tempo vou perder a timitez.
        Abraços!

  15. Gostaria muito de dicas de como perder a timidez de vez e poder me relacionar melhor com as pessoas principalmente com meninas sinto que fico muito preso e acabo por ficar de fora das coisas boas que gostaria de aproveitar e acabo naum vivendo minha vida com, gostaria de viver como namorar, acesso sites eróticos pra me distrair e sou muito infeliz na minha vida pessoal gostaria de conhecer meninas para perder um pouco a timidez e ser mais comunicativo.

    • Elias #

      Olá Ailton!
      Bom, todas as dicas que eu conheço coloquei no artigo. Veja se alguma delas pode ajudá-lo.
      Abraços!
      Elias

  16. Oi, Elias e pessoal! Vou falar o que penso sobre a timidez: Sou tímido, mas ja o fui extremamente. E não adianta colocar a toda a culpa da dificuldade de se relacionar na criação autoritária dos pais, como eu fazia. Meu irmão teve a mesma criação e é desinibido. Acho que existe algo fisiológico nisso. Eu era muito franzino e tinha a voz muito trêmula mas, com o decorrer dos anos, meu corpo foi se desenvolvendo e percebi que meus gestos ficaram mais seguros e minha voz mais pujante, ou seja, tudo com menos tremedeira. E isso não é psicológico. Agora, confesso que o primeiro passo quase nunca dou. E reconhecer a timidez é um grande alívio… Hoje digo pra qualquer um: Sou lerdo mesmo. E daí?

  17. ola pessoal eu lei muitos comentarios vou por eles na pratica meu caso é o segente
    eu sou timido pra caramba me odeio por esso tenho em mente que não quero ser asi
    mas nada muda … nas oportunidades com as pessoas nao consigo puxxar asunto na rua penso que todo mundo esta olhando para mim e me criticando de algum jeito enquanto a garota que quero conhecer ou falar com ela sempre acavo me achando feio e que ela não ira a gostar de mim acho que nei tenho amigos

    • Olha eu não me considero um cara Tímido mas as vezes rola uns ataques rsrs.
      Já fui muito tímido e tinha vergonha me acahava sempre feio e q todo mundo a minha volta me olhava e me critícava, sobre isto a dica é : vc mesmo naum confia em sua auto estima , vc tem que convenser vc mesmo que é capaz o processo e o segrdo de muitas e muitas coisas da vida está em voce fazer de dentro para fora…..vou explicar melhor…….
      ACREDITE ou não a grande maioria se naõ todos os resultados alcançados em nossas vidas sejam ele negativos ou positivos são consequencias de nosso modo de pensar .. o pensamento é a força criadora se torne capaz seja capaz ai você se sentira capaz de mudar seu exterior mas começe por seu interior. resumindo Conheça a ti mesmo e seja muito mais feliz. NAUM acredito em milagres mas sim em trabalho. se vc se sente feio trabalhe seu fisico sua estética, isso ajudará muito mas acredite naum existe outra maneira de se perder a tímides que naum seja se expondo se exponha tente tente faça faça tenha resultados e melhore cada vez mais, vergonha sempre vc terá, mas nunca deixe de fazer .
      As vezes chegar em casa pensando nossa akela gata tava a noite inteira me olhando e eu enm cheguei nela, acredita amigo a duvida doi mas do que tudo! ela te faz sentir se incapaz , limitado e insuficiente. vai pra cima delas se quebrar a cara tente descobrir onde errou na proxima vez faça diferente, e vá tentando, até encontrar oque procura, e lembre-se ninguém tera dó de vc e ficara com vc pq vc é timido amigo trabalhe trabalhe e terá resultados ….. isso é igual a fazer regime sem ir a academia e sem mudar a alimentação, e tomando um monte de merdas de remédios que só causam mais desamino…….tem que ralar que quebrar a cara esse é o segredo da vida FAZER É TORNAR REAL ABRASS.. espero ter ajudado.

      • Elias #

        Olá Elias!
        Muito obrigado por agregar tanto valor ao artigo.
        Tenho certeza que seu comentário vai ajudar a muitas pessoas.
        Abraços!

  18. eu gosto de uma menina ela estuda comigo a hora que eu chego perto dela eu nao comsigo fala nada

    • Elias #

      Olá Marciano!
      Para o seu caso, recomendo a leitura do e-book Conquista Feminina, que vai te ensinar o que é preciso para aumentar a sua confiança e conquistar as mulheres.

  19. sou muito tímido com as garotas.O que que eu faço nesse caso?

    • Elias #

      Olá Jamil!
      Para o seu caso também recomendo que leia e-book Código da Atraçao que foi escrito por um dos maiores especialistas de relacionamentos do Brasil e com certeza vai ajudá-lo.
      Abraços!

  20. Gostei do texto eu mesmo sou muito tímido principalmente com mulheres.estou aqui tentando diminuir esse problema. a poucas horas atrás eu tive um encontro com uma garota e travei. eu conversava com ela no msn. na hora ela falou várias vez ”nossa eu não sabia que você era tão tímido” estou me sentindo muito mal por isso a sensação que eu tenho é que ela não gostou do encontro apesar de ela dizer que gostou. quero uma dica pois ainda quero ver essa garota e quero ser bem melhor da próxima vez. já perdi muitas garotas por causa da timidez e quero dar um fim nisso. quero passar segurança. estou empenhado tenho certeza que da próxima vez que eu encontrá-la será diferente.

    • Elias #

      Olá Osvaldo!
      Então amigo, todas as dicas que eu uso estão no artigo. Os cuidados com a aparência sempre me tornam mais confiante.
      No seu caso, eu recomendo o e-book Código da Atração, que foi escrito por um dos maiores especialistas em relacionamentos do Brasil e com certeza vai te ajudar bastente.
      Abraços!

      • Sr.Sapeka #

        BastEnte foi lindo Elias, gosty. KKKKKKKKK

  21. rapaz Sou uma super extrovertida mais tipo quando o quaso e mulher ai eu fico tenso.
    Nao sei conversa direito e nem sei chega nela do jeito certo… ai quando eu tenho um pouco de liberdade com a mulher ai em vez de eu da ideia nela ela vira amiga minha a depois eu nem seu como da ideia nela fico travo que nem uma vaca.

  22. Eu sou muito timida com meu namorado, porq?

  23. Excelente post. Parabéns

  24. eu tava procurando na net dicas pra perder a timidez e li seu post. e eu gostei. eu vou seguir as dicas. além da timidez tenho baixa autoestima, e eu sei que não adianta mudar por fora sem mudar os pensamentos. só sei que vou me esforçar e enfrentar esses ‘obstaculos’. e vlw pelo post :)

  25. Digite seu comentário aqui…

  26. Grande Elias, gostei um do que disse, já deixei de fazer muita coisas na minha vida por ser muito timido, as vezes me preparo para sair de casa nos finais de semana e não consigo sair por ter a impressão de que eu serei o centro das atenções, sei que preciso mudar isso pois a vida está passando para mim, tenho vontade de fazer várias coisas e não faço por ser timido.
    Um grande abraço

    • Elias #

      Olá Luiz!
      Experimente dar o primeiro passo. As vezes no preparamos muito e não agimos. As coisas são mais fáceis do que parecem, tome coragem e saia de casa nos fins de semana, você verá que apenas agindo as coisas melhoram.
      Abraços e boa sorte!

  27. Elias, muito obrigado por estas dicas
    Há um tempo desses, eu era tudo ao contrário do q vc me aconselhou.
    Quando eu decidi me mudar, eu entrei na academia, comecei a estudar mais. Com isso, eu estou me interagindo melhor com as pessoas. eu penso que se vc é uma pessoa inteligente, bonita e gente boa, todo mundo quer estar perto de vc( estou apto a mais conselhos)

    • Elias #

      Olá Lucas!
      Você fez mais praticamente o que eu fiz. Também colhi ótimos resultados melhorando a forma física e aprendendo mais.
      As pessoas gostam de estar com pessoas que tem objetivos e que são divertidas.
      Continue se aperfeiçoando que cada vez mais pessoas legais estarão ao seu lado.
      Abraços!

  28. Poxa cara eu sou mt timido pq.. tem umas par de menina que gosta de mim e me acha atraente mais eu nao sei chegar nelas.. o que eu faço?

  29. oi elias essa e a primeira vez que vejo o seu post e amei muito queria saber como faco pra perder a timidez de falar em publico e com as pessoas…e como melhorar minha autoestima que eu nao gosto da minha aparencia …..bjss

    • Elias #

      Olá Cassia!
      Tudo que eu sei eu procurei passar no artigo.
      Recomendo que você releia e procure aplicar o que possa ser útil a você.
      No final do artigo recomendei um curso que ajuda a falar em público, acho que pode servir a você também.
      Abraços!

  30. olá, tenho 16 anos e meu problema é qe eu sou mt timido com as garotas, eu converso normal com as outras pessoas sem nenhum tipo de timidez, mais tem uma garota que eu estou gostando e eu nao consigo chegar nela e falar o que eu sinto e tal, eu sei que ela tbm gosta de mim, mais eu nao tenho confiança de chegar nela, nao sei o que eu faço to desesperado. Hoje eu estive com ela e o maximo que eu consegui dizer a ela foi um misero “oi”, gente to desabafando com vcs, nao posso perde a essa chance estou apaixonado por ela, nao perdi varias gatoras por causa dessa timidez, alguem pode me dar uma dica ? estou precisando mesmo, obg pela atenção :D

  31. Rick #

    Oi pessoal, meu nome é Rick e tenho 15 anos, 1,82 m de altura e 75 quilos, cabelos e olhos castanhos. Estou gostando de uma garota e ela também gosta de mim, mas eu sou super tímido e ela é muito festeira. Não tenho coragem de falar isso para ninguém ‘muito menos para ela’. Também não sei se tenho coragem de namorá-la pois tenho medo dela me passar um belo par de chifres. O quê eu faço pessoal?

  32. Andressa #

    ARRAZOU EU FIZ ISSO E DEU CERTO AMEII

    • Elias Maman #

      Fico feliz que as dicas ajudaram Andressa!
      Abraços!
      Elias

  33. Sr.Sapeka #

    Comigo foi bem mais estranho, a minha timidez foi tamanha que eu achava que pessoas faziam piadas até do som da minha voz. Um dia minha MÃE e eu saímos, ela foi resolver uns problemas e teve que enfrentar uma fila, e é impressionante como ela era dinâmica, falando com todos os desconhecidos como se conhecesse-os há anos. Então fomos para o shopping, eu falei com minha mãe sobre a capacidade de comunicação dela. Dentro do shopping, estava meu pai com uma amiga minha, conversando, então ela veio e me abraçou, e minha mãe falou para ela me ensinar à ser dinâmico, então ela me levou para outro piso (andar) onde encontramos algumas amigas dela. Então ela me apresentou, minha cara ardendo de tanta vergonha. Tivemos uma “conversa” , eu quase não falei nada, eu só queria sair correndo. Depois eu fui pra casa, e me tranquei no meu quarto escuro e com cheiro de mofo. Procurei na internet meios de largar da timidez, achei algumas coisas, mais nada de concreto. Muitas pessoas vêem coisas na internet e acham que a solução cairá dos céus, mas na verdade se você não tem coragem de melhorar, se quiser continuar suando pra falar com um(a) garoto(a), nada poderá fazer você ser melhor. Querer ser melhor, qualquer um sabe dizer essa palavra, na prática as coisas são diferentes, é necessário muita força de vontade e saber oque fazer, as vezes ajudas de amigos podem ser eficientes. Se você leu até aqui, ou pulou o olhar até aqui, ou está realmente querendo uma solução, QUEM NÃO TEM PREGUIÇA DE LER ATÉ AQUI CONSEGUE SUPERAR A TIMIDEZ. Tenha forças como teve pra ler isso tudo ._.

    • eu sinto a mesma coisa assim parece q eu sou um caso perdido!

  34. Luca David #

    Tenho que apresentar um trabalho amahã,muito obrigado

  35. Lucas David #

    Valeu pessoal!!!!!!

  36. Lucas David #

    Eu tevi que apresentar um trabalho escolar e logo que chegei a frente da sala comsei a tremer e esqueci de todas as dicas que vocês deram, e tudo que eu tinha estudado deu um branco e outra eu nao goto nem um pouiquinho da minha aparencia se eu podesse nascia outra pessoa o que eu faso??????

    • eu sei é dificil nao a soluçao tem que deixar seu coraçao normal esperar fingir q vc ta sozinho ensinamdo para seus ursinhos de pelucias mas assim mesmo nao sei se isso vai funcionar

  37. Nessa #

    na verdade na sala de aula sou a mais timida e essas dicas me ajudaram d+
    bjao, adorei

  38. Mikono #

    Eu sinto que o problema é que eu tenho uma pinta no rosto, então eu fico com vergonha que as pessoas olhem essa pinta, aí eu começo a colocar a mão no rosto pra esconder, e começo a me esconder, mais eu sinto que se não fosse essa pinta, eu não seria tímida!!..eu já tentei olhar para as pessoas e encarar elas, mais o problema é que dá na cara que eu to com vergonha, porque eu fico muito vermelha e também começo a soar! Eu estou cansada disso, tem vezes que eu quero morrer, não gosto de sair de casa, e tem vezes que eu penso:eu não preciso de ninguém, eu vou ficar no pc o dia inteiro, não to nem aí com ninguém! Mas isso não é verdade, todos precisamos de amigos, ninguém consegue ficar sozinho, e se ficar sozinho com certeza a pessoa pode até ficar com depressão, e eu sei disso e estou disposta a mudar! Eu gostaria que me ajudassem nesse meu problema.

  39. kelynha #

    oi td bom?
    eu sou muito ruim pra me comunicar
    mais eu nem sempre fui assim
    td começou qando eu comprimentava as pessoas e as pessoas me deixavam falando
    e qando eu fis uma brincadeira com meu namorado e ele disse q eu era sem graça
    dai pronto me fexei pra td mundo nem com a minha sogra eu consigo falar o maximo e um oi
    nem com a minha mae eu consigo converssar nao sei pq
    so sei q quando alguem fala comigo eu so consigo falar “ahan” eu fico parecendo uma idiota
    com medo de falar besteira
    e ainda qando vou falar alguma coisa eu fico dez minutos pensando oq vou falar
    e qando falo so sai uma palavrinha e pronto . É horrivel.
    eu me sinto super mal com isso .
    eu naum tenho um amigo sequer eu so tenho meu marido pra converssar
    e ele naum me entende acha q eu naum falo com as pessoas pq eu naum quero
    eu sofro demais com isso
    eu so queria ter amigos pra converssar
    mais as pessoas desistem de falar comigo eu sei q e chato converssar com uma pessoa q nem eu q naum fala nd
    e por isso q eu to pedindo um conselho pq eu naum sei mais oq fazer
    eu naum aguento mais ter so o numero da minha familia no meu celular
    eu naum qero mais isso pra mim
    ME AJUDEM POR FAVOR :(

  40. isabela #

    NOSSA Ñ CONSIGO PERDER A VERGONHA VIU ME AJUDA POR FAVOR :)
    :)
    :D

    • Raiane #

      Adorei muito todas estas dicas, Eu sou uma pessoa muito timida mas para mudar isso vou ter um pouco mais de determinação e coragem. Estas dicas com certeza vão me ajudar mto. VALEU:-)

  41. Morena #

    Olá gostei muito do texto.

  42. guilherme #

    tenha confianca em si mesma mostre qui vc podi ser mais qui os outros!

  43. numca vou perder a timides sou u,m fracasso sou totalmente invisivel na escola isso q me fAS ser a espertona da sala mesmo assim nimguem me adimira eu nao tenho amigos podendo ter muito tempo e concentraçao para estudar preciso de ajuda de um profissional mas o que eu to falando numca vou per der a minha timides é com se a timides fosse o nó q ajuda o balao ficar vivo

  44. eu as veses escrevo sobre a minha timides e um meu mundo triste eu vou enviar aq espera

  45. Meu mundo depremente é meu mundo um mundo triste que não tem milagres compaixão alegria só disperdiciu e solidão meu nome é Diana sou uma garota muito tímida e pelo visto uma víbora q chega perto da coisa mais negra preta desse mundo para eu ta sofrendo tanto assim tiro a minha magua com musicas tiro a outra metade de magua compondo musicas tristes mais assim mesmo não da certo continuo com meu coração partido em cada pedaço querendo ser varias coisas na vida sou uma garota triste e quando eu penço q só por q umas coisas boas aconteceram comigo tudo vai melhorar depois tudo piora não tenho amigos não tenho nada só um monte lagrimas escorrendo no meu rosto e uns cacos de vidro do meu coração que sobrou sou envejada da minha Irma mas eu queria saber onde ela vai parar continuando para o mau caminho pelo visto na m,inha casa com meu marido mas que deus deus leve ela sempre para o bom caminho agora minha vida parece que sou excluídas das coisas parece q sou realmente mesmo de verdade envisivel eu Diana santos hammerschmidt a garota que nimguem sabe que ela existe porque ela é envisivel pra todo mundo menos o meu deus q eu sigo se é q ele já esqceu de mim imagine gente pessoas dando risadas você triste num canto dando voltada de chorar faz você ficar pra baixo quase sem animo mais aqui vai uma dica escreva! Escreva como você se sente não vale apena contar para nimguem porque numca se sabe se a pessoa é boa ou ruin então num jamais conte para uma pessoa escreva como você se sente seus segredos como você se sente com eles não vale apena confiar nas pessoas não vale apena nada nesse mundo negro e escuro comfiem nas palavras que tão te disendo isso no instante comfie nelas no seu coração! Porfavor levem a sério o que eu to escrevendo o mundo é cheio de surpresas horríveis horrorosas feias de partir seus corações como pétulas de rosas frágeis aproveite no Maximo que puder suas surpresas boas que logo elas vão desaparecer pra sempre numca se sabe se uma amisade vai acabar então eu emploro porfavor não tenha tanta certesa não se alucine com essas coisas porfavor ! então é isso tudo que eu passei em meia hora aq eu apresentos as coisas tristes que agente pode muito bem sentir quando ficar triste E solitária SÓ PESSO UMA COISA NO MUNDO EU QUERIA E TODO MUNDO TAMBEM QUERIA UMA PESSOA QUE ME ENTENDESSE E COOMPREESNDESSE O QUE EU SINTO UMA ALMA GEMEA QUE DEVE ESTAR EM ALGUM LUGAR DO MUNDO!  SE EU ENCONTRASSE UM PAR PERFEITO PRA MIM EU IA FICAR  FELIS EM SABER!!!!!!!

  46. é isso q eu sinto em meia hora

  47. quando eu fico timida meu coraçao bate tao forte que eu nao consigo falar direito

  48. HISTÓRIA : Cara!!!, quando eu era criança, eu era muito tímido, tinha medo de muitas coisas, mas também não era o EXCLUÍDO da turma. Tipo assim: Tinha medo de perguntar alguma coisa para os professores, pois eu achava que eles iriam me achar um burro; Tinha medo de falar para toda a classe ouvir, pois eu achava que eles iriam folgar em mim (aliás, eram algumas vezes ainda que eles zoavam meus colegas quando falavam alguma coisa, Tinha um colega Claudio que ele só falava besteira, mentira, e os profs ja tavam cansados (principalmente a de matematica,mesmo sendo a melhor de todas). ; A minha prof de portugues (muito exigente), precisava que fizéssemos um trabalho qua era LER UM LIVRO (DA BIBLIOTÉCA) E NO FINAL DO MÊS FAZER UM RESUMO FALADO lá na frente, ou até sentado na sua cadeira. Eu nunca lia, ou mesmo lendo tinha mais coragem de falar que não li do que falar o resumo. , mas eu sempre fica com o coração acelerado quando chegava no M (Matheus), seria a minha hora….Quando eu ouvia a sora …-É zero…!!!!!!! . Ficava me achando um inútil depois(ou até feliz por ter passado por aquele momento sem ir para a diretoria, pois era a professora mais exigente e então ela era brava, as vezes, era legal. Mas ao total foram 3 LEITURAS no ano…Nenhuma li;

    Não que eu não falasse com ninguém durante a aula, falava muito até, as vezes
    Mas era na hora de não intender algo ou ficar com duvidas…Pois eu achava que iriam me zoar.
    Tinha bastante amigos, aliás inimigos nunca tive só uma Karoline que eu odiava, mas graças a deus rodou, também chegou quando faltavam 3 meses para acabar o ano.
    Quando tinha vago e ficavamos na frente do colegio ou ali no patio da rua… me soltava muito… até se via professores passarem para a rua ao fazerem algo (ou precisarem fazer).

    COMO PERDI : fiz aula de teatro a que faço ainda, mudei total, pois se vc realmente se sente encomodado com isso, em casa, com seus pais vai ser bem soltinho, e falar que quer fazer teatro… Comigo a minha vizinha que fazia esportes lá numa sede e eu resolvi fazer teatro lá
    A vergonha era tanta… mas tanta … que eu nem agradecia

    Quem tem a historia parecida.,. é faça isso ou terás um futuro péssimo…

    Agredecido….

    • Gabriel #

      Cara sua historia é quase igual a minha,terminei o colégio e ainda continuo muito tímido. Já tinha ouvido falar que fazer teatro e se esforçando a timidez acabava,mais tava meio indeciso,agora com sua historia de superação até me senti motivado.
      Vou me inscrever no curso o mais rápido possível,porque não aguento mais ficar na vontade de puxar assunto com alguém e a timidez me trava… Obrigado por contar aqui sua historia,ainda vou chegar lá também.. e se não se importa vou salvar aqui seu comentário… Um Grande Abraço.

  49. olá Elias,as pessoas estão sempre me elogiando,me achando bonita e tal…só que eu tenho tanta modéstia,que não aceito os elogios,tenho grande dificuldade de relacionamento no geral e só consegui ter uma melhor amiga,detalhes consigo falar em público fazer perguntas à figuras importantes,mas manter amizade e um relacionamento que não seja trabalho ou estudo eu não consigo.de fato é um problema,o que você diria a meu repeito?

  50. beatriz comegundes #

    sou muito timida , as vzs tento falar tirar essa timidez mas parece que nunca vai acabar , quero por favor algumas dicas , as vzs parece que vou entrar em uma depressão , não tenho amigos e os que tiam não tenho mais .

    • lucas #

      é sei bem como é isso não consigo mais fazer amizade com ninguém e os amigos que eu tenho eu não consigo mais falar com eles ,eles falam comigo mais o máximo que posso fazer é da um sorriso , no fim o que podemos fazer para perder essa timidez é arriscar algumas palavras se falar alguma besteira basta entra no clima e rir tambem

  51. Samantha #

    Fui Ficar com um Guri e eu fui chegar perto dele e ele foi embora. O que será que aconteceu com ele ?

  52. Nome (*) #

    olá eu me chamo ana paula tenho 18 anos de idade sabe nos momentos da vida que passei a timidez ea vergonha toca em meu coração da vontade de chorar mais eu decidir uma coisa de mim mudar e pensar que tudo na vida é possível só abasta acreditar em tudo em que vc deseja de melhorar na vida eu decidir pensar em tudo positivo da minha vida e percebir que a timidez não é coisa boa pra ninguém ela só´ajudar piorar sua vida se vc não lutar contra a timidez muitos estão contra voçe pensar em dar um passo bom na vida comece a pensar positivo em tudo em que vc fazer vc vai tar o passo enorme na sua vida brigado por ler meu comentário

  53. silvania costa #

    sou timida e não consigo falar com pessoas que nunca vi é horrível e impede que eu tenha experiências novas.

  54. jheisson gabriel #

    isso me ajudo muito obrigado

  55. Erica #

    gostei, mais não consigo me controlar, e muita vergonha, fico palida começo a treme o coração começa a bater mais forte e a voz não sai , nao sei mais oque fazer , as vezes penso em me tranca dentro de um quanto e não sai mais . eu preciso de ajuda se não vou fica louca . eu trabalho de recepcionista recentemente mais estou com muito medo de perde esse emprego , as vezes penso em pedi para sai mais eu sei que vou me arrepender . Me ajudem por favor !

  56. SIDNEI #

    Olha eu hoje posso dizer aos 47 anos que minha timidez chegou depois de muita luta a 50%, comecei a deixa-la quando para sobreviver tive que trabalhar em vendas por telefone(na época não chamavam essa prática de telemarketing, casei tenho uma filha e aqui em casa é minha pequena que é tímida e sofre com esse mesmo “fantasma” é tímida coitada, mas com muita fé em Deus creio que depois de ter iniciado um tratamento começou a melhorar e eu preciso continuar tendo fé e esperança que ela vai sarar e será muito feliz expulsando o máximo que puder dessa timidez!!!
    Grande abraço, parabéns pelo site!!!

  57. Thezinha #

    Ola!sou thezinha ,tenho 16 anos,desde crianca sou extremanente timida,minha timidez ja me atrapalhou,muito na escola chegando a ser zoada poroutris alunos e ate professores,inclusive semana passada estva conversando com uma amiga,a minha professora fez uma brincadeira que eu nao gostei,em relacao a minha timidez…Esse texto eu gostei mt,obrigado por me ajudar…

  58. Carla #

    sou uma pessoa muito timida, solitaria, e negativa comigo msma, ponho na cabeca que nunca irei mudar o meu jeito de ser, e nao consigo expressar td oq eu sinto para alguem. nao sei mais oq fazer.. =(

  59. lucas #

    eu sou super tímido nao consigo falar em publico mas ultimamente esta piorando,nao consigo falar mas nem com meus proprios amigos e nem com as garotas e to afim de uma garota linda e ela tambem gosta de mim mas nao podia pedi-la em namoro por causa da timidez pensei em esperar ela me pedir mas descobri que ela esta esperando que eu pessa entao dessa vez a timidez va ter que ficar pra traz nao eu

    • Vitor #

      vou contar um pouco da minha história, desde pequeno eu saía com a minha mãe em qualquer lugar e todos se perguntavam se eu era mudo, porque eu não falava extremamente nada, parecia que eu tinha altismo sabee, desde lá só vem agravando cada vez mais, hoje eu faço faculdade e enquanto à apresentar trabalhos na frente, e falar em público, meu coração dispara, começo a suar frio, não consegui ir a busca de trabalho, as gurias olham pra mim porque sou bonito, faço academia, mais só fica nisso, algumas até me dão cantadas, e só consegui arranjar namorada pela internet, nuca consegui uma menina “na vida real” sempre foi pela internet, porque não tenho vergonha de falar nada pela net, mais pessoalmente me trava, fico mudo calado, estou trabalhando a 2 meses, fazendo estágio, porém qualquer dúvida que tenho eu chamo minha supervisora pessoalmente e não consigo conversar com ela na frente de todo mundo, não consigo falar no celular com outras pessoas do lado (até minha mãe) porém já trabalhei com público, e até que me dei bem, o problema mesmo é falar em público e apresentar trabalhos, já fui bem pior, a cada dia tento ser melhor que ontem, e sei que para eu perder isso de vez eu tenho que enfrentar, mas é um grande terror fazer isso, eu contar minha história por horas, as coisas que já perdi de fazer, das meninas lindas que perdi de ficar ( e não to mentindo não, eram gatas ao extremo) me achava um cabaço kk. To melhorando a cada dia que se passa e sei que Deus vai me ajudar,

      Obgg

  60. Lara #

    Então, eu sempre fui meio quietinha, mas não como hoje. Eu lembro que conversava com todo mundo da minha sala (tinham 10 alunos) e tinha 2 melhores amigos, eu fazia coisas que com certeza eu não conseguiria fazer hoje. Dois anos atrás, eu mudei de colégio e comecei a travar. Só tinha 2 amigas, mas se conversassem comigo eu respondia. No outro ano chegou mais gente na sala, minha amiga do antigo colégio veio estudar aqui e conheceu outras pessoas, ela de vez em quando tenta conversam comigo, mas eu respondo “hm” e ela pensa que eu não quero falar com ela. Eu não tenho problemas familiares, mas sempre tive uma voz muito baixa, todo mundo me pede pra repetir o que eu falei. Enfim, eu conheci amigos virtuais e comecei uma nova vida na internet, mas agora minha timidez está me atingindo até pra falar com meus amigos virtuais. As vezes me chamam pra falar no skype, mas eu não consigo falar com ninguém, aí pensam que não quero falar com eles. Eu tenho medo de que alguém me escute e venha brigar comigo. Alguma dica? :/

    • Lara #

      Ah, e eu tenho 2 “amigas” da escola, mas elas não tem nada haver comigo. Eu já fui na casa delas, mas eu não consegui me soltar, sla.

  61. Marina Vieira #

    Gostei das dicas, sou uma pessoa muito timida e tenho muita dificuldade de falar em publico, tenho certeza que vou conseguir superar esse medo. Obrigada

  62. Marina #

    Gostei do texto ;-) eu sou uma pessoa muito timida, insegura, tenho muita dificuldade em apresentar seminarios em publico, com essas dicas sei que vou conseguir superar bjs obg *-*

  63. moises #

    tenho muito timidez d tudo

  64. Rodrigo #

    Rodrigo
    bom valeu pelas dica por qué sou
    muito timido.tenho deficuldade de falar
    com as pessoas .só comeso conversar
    se ela puxar algum asunto para falar comigo
    até com meus amigo sou um pouco timido
    já deixei de ficar com alguem por causa disso
    pretendo superar e não perde mais e ter mais
    determinação para superar essa timidez.

  65. paulo #

    bom isso é bom gostei bastante

  66. Sandra #

    Super me identifiquei , reconheço que sou mt tímida e que só agora estou percebendo o quanto me faz mal. Eu tenho um corpo legal, trabalho, me visto bem mas isso não é um suficiente .. Alguma coisa me bloqueia!

  67. Wellington Silva #

    Gostei ,muito ajuda a pessoa a refletir e ajuda a entender a si mesmo a procuro novos caminhos novas formas de como viver e vencer a timidez…A saber como agi.