Como Ter Mais Produtividade Trabalhando em Casa

Trabalhar em casa é o sonho de muitos, isso é inegável. Porém, algumas pessoas confundem “trabalhar em casa” com “não trabalhar”. É preciso entender que, quando se trabalha em casa é preciso ter o dobro de disciplina e concentração do que temos em um emprego comum, pois não temos um chefe para ficar cobrando produtividade e resultados. Se você acha que trabalhando em casa você pode ficar brincando na internet, dormir o dia inteiro ou coisas do gênero, em breve você voltará para o seu antigo emprego, pode ter certeza.

Claro que certo tempo de trabalho, você terá privilégios que outras pessoas não têm, pois na internet você pode construir uma renda residual de muitas formas. Por exemplo, você cria um blog com muito conteúdo de qualidade e posiciona corretamente os anúncios de Adsense e alguns produtos, como programas de afiliados. Com o tempo, você vai ganhar dinheiro pelo que já fez. Você ganhará dinheiro enquanto estiver no shopping ou dormindo, pois já construiu um bom número de material de valor e receberá uma boa quantidade de tráfego. Até poderá reduzir a sua carga horária e ter lucros maiores do que quando começou.

Porém, você deve ter em mente que isso vem com o tempo. No começo (esse começo pode ser 1, 2 ou mais anos), você deve trabalhar duro, focado e ser o mais produtivo que puder, para colher os frutos futuramente.

Nesse artigo vou dar algumas dicas de como superei meus problemas com distrações. Quando comecei a trabalhar em casa, devo confessar que era muito pouco produtivo. Perdia horas com besteiras e quando menos percebia, o dia passava e eu não tinha feito nada. Veja abaixo como superei esse problema.

Produtividade no Trabalho em Casa

CRIE UMA ROTINA DIÁRIA

Meu primeiro passo foi a criação de uma rotina diária. Eu fiz uma planilha no Excel com todas as minhas atividades em cada dia da semana. Mas tudo mesmo, desde treinar musculação de manhã até ler antes de dormir. Quanto mais detalhado melhor. Sempre que cumprir uma tarefa, marque a célula correspondente com uma cor. No final do dia, a coluna do dia deve estar completa.

FAÇA UMA COISA POR VEZ

Eu tinha o hábito de pensar que fazendo várias coisas ao mesmo tempo iria acabar o trabalho mais rápido, e isso é uma grande burrice. Fazendo uma coisa por vez, você pode se focar totalmente na tarefa e executá-la em tempo recorde. Quando você menos perceber a sua planilha estará finalizada. Siga a planilha em ordem, e vá executando uma atividade por vez. Você verá que os resultados serão muito melhores.

DEFINA O HORÁRIO DE TRABALHO

Não caia na tentação de trabalhar a hora que quiser. Crie horários, e cumpra-os. Você deve se disciplinar para ser produtivo. Defina uma carga horária, você pode escolher os horários que tem mais facilidade para se concentrar. Eu por exemplo, produzo melhor de manhã, mas conheço pessoas que rendem mais à noite. Não importa o horário, se você trabalha melhor à noite, crie sua rotina, cumpra-a a noite e durma de dia. O que você não deve fazer é trabalhar hoje das 10h às 19h, amanhã das 3h às 15h, enfim, você deve definir um horário específico. Isso me ajudou bastante.

DESLIGUE OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Evite ficar no Msn, Facebook, Orkut ou qualquer outra rede social enquanto realiza o trabalho. É claro que esses canais de comunicação são importantes para divulgar seu negócio, mas crie um horário específico para trabalhar com eles. Eu tinha a mania de ficar olhando o e-mail de 10 em 10 minutos, e perdia muito tempo com isso. Hoje eu tenho um horário certo para essas atividades e meu dia rende muito mais.

DEFINA UM LOCAL DE TRABALHO

Meu primeiro local de trabalho em casa foi a sala. Eu começava a trabalhar, chegava minha mãe e parava para conversar (me dar bronca), os gatos pulavam em cima de mim, meu irmão vinha me atrapalhar, enfim, era impossível me concentrar. Hoje eu trabalho no quarto e só não tranco a porta por que eles entenderam que esse é meu novo emprego e eu preciso de tranquilidade para desenvolver o trabalho. Faça o mesmo, encare seu trabalho como qualquer outro, você precisa de um local de paz, caso contrário fica difícil produzir.

ENCARE O NEGÓCIO COMO SE DEVE

Trabalhar em casa tem uma grande vantagem que pode fazer com que você fracasse antes de começar. Como assim? Eu sei que a frase é contraditória, mas veja se você concorda com a minha teoria. A vantagem é o baixo investimento. Hoje em dia é muito barato começar um negócio em casa. Você compra alguns cursos, investe em hospedagem, autoresponder e alguma outra ferramenta que não vai sair caro, e já pode começar.

Eu sei bem como é barato, pois já tive uma empresa e os impostos e custos não são brincadeira. Não preciso nem falar do investimento para começar, não é mesmo.

Você deve estar pensando: Elias, isso é ótimo, qual o problema em investir pouco para começar o negócio? O problema é que muitas pessoas começam a trabalhar em casa com o seguinte pensamento: “Vou começar um projeto trabalhando em casa, o investimento é baixo, se não der certo não tem problema, não vou perder muita coisa mesmo”. É aí que algumas pessoas já entram derrotadas.

Você deve encarar o negócio como uma empresa, pois as chances de lucro são reais! Use a vantagem do baixo investimento a seu favor, e não contra você. Seja sério, disciplinado e produtivo. Como alguém que não vê problema em fracassar em um negócio vai leva-lo a sério e produzir alguma coisa?

Na minha opinião, esse é o ponto principal. Se você entrar com o pensamento que o negócio não pode dar errado, os passos acima se tornam simples, e você terá boas chances de atingir seus objetivos. Caso contrário…

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (4 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

3 Comentários! Comente você também!

  1. cristiano #

    gostaria de entrar junto ao grupo como faço.

  2. Danilo Soares #

    O conselho de criar uma rotina é muito importante. Depois que achei o ritmo certo e defini oque fazer diariamente a produtividade melhorou muito.