Dicas para conhecer seus clientes com blog

Como Conhecer Melhor Seus Clientes Com Seu Blog

Você quer melhorar os serviços do seu blog? Saiba que conhecer o comportamento dos seus clientes é essencial para otimizar a sua plataforma. Ao montar um blog é necessário estar alinhado com o seu público-alvo, visando atender e adaptar-se às suas necessidades. Implemente algumas dicas na sua página e conheça melhor os seus clientes!

Antes de tudo, é preciso partir do princípio que um blog só tem vida longa se tiver interessados em consumir o conteúdo que ele publica, do contrário, a tendência é que ele seja engolido pelo buraco negro da internet.

Para fazer a página desenvolver as suas funções corretamente é necessário estar em consonância com o pensamento dos visitantes.

Existem algumas mudanças simples, que podem ser feitas para estreitar a relação entre a plataforma e os internautas, permitindo que as informações obtidas sejam usadas para aperfeiçoar os serviços ofertados e aumentar a audiência.

Para te ajudar, nós iremos dar dicas para implementar em seu blog para conhecer melhor seus clientes. Confira abaixo:

Use meios para perguntar aos clientes

A maneira mais fácil de obter informações dos clientes para melhorar o seu blog é através de meios que os questionam diretamente. Uma dica muito eficiente é elaborar enquetes com perguntas relevantes para o melhoramento da página como, por exemplo, o que eles gostariam de ver, quais os assuntos para as postagens, entre outras coisas.

A vantagem de fazer enquetes é ser um meio rápido de obter as informações que a plataforma deseja e eficaz, visto que os dados vêm direto da fonte. Porém, na hora de criar as perguntas tome cuidado, deixe-as bem claras e objetivas, evitando que as pessoas se enrolem na resposta.

Conecte o blog às redes sociais

As redes sociais como, por exemplo, o Facebook e o Twitter são ferramentas excelentes para manter o contato direto com os seus clientes e consequentemente absorver informações que interessam ao blog. Portanto, é recomendado manter perfis com o nome da sua página em cada rede social, mantendo um relacionamento com o público de todas as mídias.

Além disso, é importante manter estas páginas alimentadas, de modo a estimular os clientes a falar com a marca, deixando-os à vontade para expressar opiniões. Faça perguntas, que sejam interessantes e que possam melhorar a sua produção de conteúdo no futuro.

Rastreie os visitantes dentro da página

Atualmente, existem aplicativos que permitem aos blogs rastrear os internautas durante a visita na página. Estas ferramentas são muitos úteis para conhecer os clientes, pois a partir delas é possível saber quais foram os interesses de cada um, por quais postagens passaram, entre outras coisas.

Este tipo de ferramenta é seguro para o blog e para os internautas, pois elas não obtém dados externos e pessoais, apenas são capazes de registar os passos dos usuários dentro da página.

Abra espaço aos comentários

Deixe o seu blog aberto para os comentários, dessa maneira, o público pode expor as suas opiniões, dar sugestões, dicas, fazer críticas, etc. O administrador deve ficar atento a tudo que é postado, pois em cada comentário está um pouco de cada consumidor, o que ajuda a captar informações.

Estude o comportamento dos clientes

Faça uma análise geral do blog para estudar o comportamento dos seus clientes. Verifique quais são os textos com maior número de visualizações e comentários, além dos serviços mais solicitados. Com estes dados é possível ter uma boa noção do que mais atrai as pessoas em sua página.

Conheça a concorrência

Por fim, também é importante conhecer a concorrência, sabe o que ela está oferecendo e o que está conquistando público. Esta estratégia é fundamental para se manter atualizado e impedir que os seus clientes se mudem para outros blogs.

Deixe seus comentários!

Comente abaixo e deixe-nos saber o que você pensa!

Guest Post escrito por: Matheus

Colaborador do portal Novo Negócio, portal com várias ideias de negócios, desde loja de roupas até negócios inovadores.

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (5 votes, average: 2,80 out of 5)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

Comente você também!

  1. Celso Lemes #

    Excelente dicas. Eu adicionaria ainda a comunicação por email marketing.

    Abraço!