Conteúdo Duplicado em Blogs – 3 Bons Motivos Para Não Fazer

O conteúdo duplicado em blogs, como o próprio nome sugere, ocorre quando um blogueiro copia o conteúdo de outro blog ou site e cola no seu próprio blog. O famoso ctrl+c, ctrl+v. Em alguns casos, a fonte nem é citada.

Essa técnica costuma ser usada por blogueiros iniciantes, que acreditam que podem conseguir resultados mais rapidamente enchendo o blog de conteúdo. Porém, as coisas não são tão fáceis como parecem. Veja alguns bons motivos para não trabalhar duplicando conteúdo de outros blogs.

Conteúdo Duplicado

SEU BLOG PODE SER PUNIDO PELO GOOGLE

O Google está cada vez mais rígido com blogs que duplicam conteúdo. Na maioria dos casos, a pena é a exclusão do blog das pesquisas. Acredite em mim, não existe nada pior para um blog do que ficar de fora das pesquisas do Google. Os buscadores fornecem o melhor tipo de tráfego possível para um blog, e perdê-lo pode significar uma queda absurda de rendimentos (ou fazer com que nunca se ganhe alguma coisa).

SEU TRABALHO NÃO SERÁ RECONHECIDO

Algumas pessoas pensam: “Vou copiar esse texto e ninguém vai perceber”. Mas, percebem. A internet é um veículo de comunicação muito rápido, as pessoas visitam vários blogs ao mesmo tempo, e alguém vai acabar percebendo. Se ninguém perceber, é sinal que o seu blog não recebe visitas, o que não será bom de qualquer forma. Se por algum motivo você achar algum texto muito interessante e quiser copiá-lo para o seu blog, explique o motivo no início do seu artigo, e nunca se esqueça de citar a fonte. Duplicar um texto sem citar a fonte é uma falta de respeito com o autor, e principalmente, com seus leitores.

VOCÊ NÃO VAI EVOLUIR

Algumas pessoas não duplicam conteúdo por preguiça, simplesmente estão em um estágio onde não escrevem muito bem, e acreditam que a única maneira de publicar um conteúdo de qualidade é copiando. Pensar dessa forma é um grande erro. Ninguém nasce sabendo, é preciso praticar para evoluir. Já li textos de vários ótimos blogueiros que diziam que seus primeiros artigos eram horríveis. Eles precisaram reformulá-los, e em alguns casos, tiveram que apagá-los de tão ruins que estavam. Porém, eles continuaram escrevendo, pois sabiam que com o tempo as melhorias aconteceriam, e hoje estão com projetos muito lucrativos e são reconhecidos pelos leitores.

Se você não escreve bem, não use esse argumento como desculpa para duplicar conteúdo. Pratique! Escreva sempre que puder, e não desista, continue o trabalho. Você saberá que está melhorando quando ler os seus primeiro textos e pensar: “Não acredito que escrevi isso”.

E VOCÊ?

Já teve artigos copiados por outros blogs sem ao menos ser citado?

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 1,00 out of 5)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

11 Comentários! Comente você também!

  1. Olá Elias! Realmente, isso é um problema que tenho visto em alguns blogs que estão começando.
    Colam o texto e nem se dão ao trabalho de modificar algumas palavras, ficando igualzinho o original…
    Vale a pena para e pensar um pouco antes de escrever. Todos podem ter criatividade.
    Basta um pouco de boa vontade, e conhecimento, claro.
    Sucesso!

    • Elias #

      Olá Cheverson!
      Obrigado pela participação.
      É verdade, não mudam nada, e o pior, nem citam a fonte. Mas não tem o que fazer, com certeza esse tipo de blogueiro é muito propenso a desistir.
      Algumas pessoas não tomam a iniciativa por que acham que escrevem mal, porém, a única forma de melhorar é praticando, não existe outro jeito.
      Vamos esperar que o quadro melhore.
      Abraços!

  2. Boa Tarde

    Elias

    Sim já tive conteúdo copiado mesmo que seja parcialmente e imagens também.
    Parabéns pelo Post.

    Um Abraço
    Roberto

    • Elias #

      Olá Roberto!

      Obrigado pela participação.

      Eu também tive alguns artigos copiados recentemente, mas não me preocupo muito. Só acho legal mostrar que quem trabalha dessa forma não vai para frente.

      Abraços!

  3. manoel #

    muito bom o seu post, mas devo lhe lembrar que tem muito blogs já bastante desenvolvidos, ganhando o seu dinheirinho ou dinheirão, não sei, copiando matérias de fontes de outros países, simplesmente fazem a tradução e publicam, embora coloquem a fonte de origem, estão sim também copiando, e não são blogs iniciantes, já tem um bom tempo de vida e fazem bastante sucesso, ainda não li uma matéria nesses blogs que sejam originais, mesmo porque, são sempre assuntos decorrentes de pesquisas e estudos científicos. Ora meu jovem, pare de idealismo barato, como na tV, nos blogs em geral “nada se cria, tudo se copia”. Cerca de 90% dos blogs começam assim e vivem assim. Quem quer ganhar dinheiro por direitos autorais do que escreve, não publica na internet, publica em livros através de editoras de responsabilidade, e ai, sendo conteúdo que interesse, com certeza vai ganhar dinheiro sem problemas. Viva e deixe os outros viver em paz, ora bolas, gaiato!!!

    • Elias #

      Olá Manoel!
      Obrigado pela participação.
      Acho interessante a discussão, não sou dono da verdade e fique sempre a vontade para iniciar uma discussão sadia aqui no blog.
      Bom, na minha opinião, trabalhar com artigos traduzidos é bem diferente de dar um ctrl+c, ctlr+v em outros posts, e, na maioria dos casos nem citar a fonte.
      Os artigos traduzidos trazem algo de novo para os leitores, e requer trabalho. Já que ainda não existe o conteúdo em nossa língua, acredito que as traduções podem acrescentar.
      Eu também não sou contra copiar artigos e citar a fonte. Não acho que isso traz retorno, mas é uma forma de dar o crédito a quem teve o trabalho de criar o conteúdo. Eu só não sou a favor de blogueiros que copiam o conteúdo e não citam a fonte.
      Você disse que já viu blogueiros de sucesso que trabalham com material traduzido, eu também já vi. Agora eu te pergunto, você já viu algum blogueiro ter sucesso dando Ctrl+c, Ctrl+v nos posts de outros blogs sem sequer citar a fonte? Eu nunca vi…
      Abraços!

  4. Olá, Elias
    Já tive o conteúdo do meu blog copiado, isso é muito ruim, pois nos dedicamos ao blog durante horas, vem alguém simplesmente Ctrl+c, e Ctrl+v…
    Assim fica fácil né, mas sucesso tenho certeza que essa pessoa não terá em seu blog. Muito bom o post!
    Mudando de assunto, esse widget que marca pessoas nos circulos do google+, ele pode ser adicionado no blogger? Se for possível me comunique. Agradeço desde já!

    • Elias #

      Olá Spectro!
      Obrigado pela participação.
      Então, sobre o widget no blogger, eu pensei que não existia essa possibilidade, porém já recebi o seu e-mail e estou atualizando o artigo em alguns minutos.
      Muito obrigado pela dica!
      Abraços!

  5. Pois é Elias, ainda se as coisas parassem por ai já seria covardia mas tem pessoas que vão mais além, copiando até templetes e falando que é original.

    Para casos de conteúdo duplicado, ou algo a mais, recentemente ouvi um podcast que pode dar uma direção muito boa para quem deseja tomar algum tipo de atitude contra quem copia, segue o link abaixo do podcast.

    http://www.mestreseo.com.br/mestrecast/plagio-internet-casos-como-combater

    Um grande abraço e sucesso!!

    • Elias #

      Olá Luciano!
      Obrigado por comentar.
      É verdade, mas o bom é que o Google Panda chegou para punir quem trabalha com conteúdo copiado e de baixa qualidade.
      Quem faz um bom trabalho não terá com o que se preocupar.
      Ainda não tinha conhecia o Podcast do Mestre SEO, escuto sempre o Guanacast do Guanabara.info.
      Obrigado pela dica, vou escutar com certeza.
      Abraços e sucesso!