Dicas para ser produtivo trabalhando em casa

Trabalhar em casa tem sido a realidade de muitas pessoas pelo mundo inteiro, e também para muitos brasileiros. As vantagens são enormes e muito interessantes, como não ter um patrão pressionando, organizar seu próprio horário flexível para trabalhar. E muitos dizem que em casa o tempo é mais bem aproveitado e o rendimento é muito maior.

Esse método é procurado por muitos, não somente pelas suas características específicas e vantagens, mas é fonte de renda fixa ou extra para essas pessoas. Algumas dicas e informações são de valia para quem tem interesse em começar, ou para aqueles que procuram aperfeiçoar o trabalho diretamente do lar.

Segundo pesquisa encomendada pela Cisco, entrevistados acreditam que não é necessário estar fora de casa para ser produtivo, correspondendo a 76%, e 83% mostrou disposição em troca de altos salários para maior flexibilidade em jornada diária de trabalho em casa.

As Dicas Fundamentais

O primeiro passo trata de comunicar-se, sempre tenha conectado o e-mail, que é a melhor forma de contato, e ainda telefone, celular, videoconferência, mensagens eletrônicas, tudo. É importante estabelecer horários fixos para o trabalho em casa e ainda respeitar sua programação, como também as pausas, importantes para revigorar relaxando o corpo e a mente. Uma alimentação saudável com exercícios físicos é importante pra ir contra a tendência dos muito caseiros de ser sedentário e visitar a geladeira com freqüência.

A disciplina é fundamental, aliada a organização são fundamentais para ter uma boa produtividade. Cuidado com as distrações da internet, da TV e da própria família. Quem determinará a produtividade diária do trabalho direto da sua casa, é você mesmo, pois o ânimo e empenho são essenciais para qualquer atividade profissional.

Um detalhe é sair um pouco de casa para espairecer, fazendo uso das redes de internet sem fio enquanto estiver fora, e aproveite outro ambiente um pouco! Quando estiver em ação nas atividades profissionais não misture isso com afazeres domésticos, porque é necessário foco para utilizar o tempo da melhor maneira. Os familiares devem entender que você está dedicado e ocupado, sem interrupções, somente com urgência.

Ouvir as pessoas que têm sucesso nesse segmento é ótimo para aprimorar técnicas e ter exemplos, mas nem tudo que funciona para o outro funciona para você, cada um tem sua maneira de trabalhar. Todas as ferramentas, como uma boa mesa de escritório equipada, aumentam a concentração e a dedicação. Dê preferência para horário comercial, e tenha cuidado com as horas extras, para não exagerar e evitar desgastes no trabalho em casa.

Os Dois Tipos Clássicos de Trabalho em Casa

No caso de ser empregado, é mais simples, pois é necessária a dedicação para as tarefas, diferente de abrir um negócio em casa, são mais complicações agregadas. Nesse segundo caso é preciso checar se a lei municipal autoriza o funcionamento da empresa. O que é essencial é organizar a parte de finanças entendendo que uma empresa tem seus gastos, mesmo dentro de casa, com contas diferenciadas e separadas, é preciso muito planejamento.

Mas trabalhando como empregado é necessária a disponibilidade para os encontros fora de casa nas reuniões, como exemplos, no caso do escritor, desenhista.

Alguns exemplos de franquia, desse segmento de trabalho em casa, oferecem oportunidade para começar. A Sr. Computador é uma rede de franquias em manutenção de computadores (investimento inicial de 27,5 mil reais) e o Disk Manicure, requer uma estrutura para receber e encaminhar os pedidos (investimento de 6 mil reais).

A organização técnica é fundamental, as pastas devem ser separadas, evitando acúmulo de papel que atrapalhe as funções, e a disciplina rígida é essencial, afinal é um trabalho como qualquer outro. Algumas vantagens são nítidas, como a economia no transporte, no aluguel de imóvel e até na parte de alimentação. Em muitas vezes, dá tão certo, começando com vendas de bolo, e então depois, abrindo um bufê, por exemplo.

Persistência Independente dos Resultados

Muitas pessoas começaram com o trabalho em casa e não conseguiram sucesso, mas não é motivo para desanimar. Persista, acredite nos seus sonhos e metas, tente novamente numa oportunidade diferente. Há um leque enorme de trabalho na internet, é preciso perceber onde foi o erro no negócio anterior para aprender e melhorar sempre. Um dos grandes erros é a falta de organização e comprometimento; fixe horários de trabalho, por exemplo, 8 horas diárias que devem ser cumpridas a risca.

A empresa Ferrari FF, lançou em 2011 um Ferrari com conceito familiar, o único com bancos traseiros e fracassou. Portanto, se algo deu errado, é importante procurar outro produto e negócio e não parar com a chance de trabalhar em casa. Afinal, ser empreendedor é arriscar um pouco, os erros acontecem sendo incríveis pontes para um novo começo.

Um importante detalhe é ter afinidade com o produto porque o trabalho com prazer é sempre o melhor a escolher. E a parte do financeiro é realmente um dos principais fatores para o sucesso, não se pode esquecer as despesas mensais com fornecedores, empregados e contas fixas da empresa.

Outros Cuidados Finais Importantes!

Saiba que o trabalho em casa nunca deixará de ser um trabalho. Comece o dia focado, com vontade de produzir! Troque o pijama, alie conforto com pré-disposição profissional. Escolha um escritório da casa para ter momentos tranquilos sem distrações, e alerte a família da responsabilidade da função e das metas que devem ser atingidas com muito empenho. Uma dica é ter uma linha telefônica exclusiva, assim como um notebook e chip de celular, para que seja somente de uso da empresa e não dos outros membros da casa.

As pessoas que trabalham em casa tendem a pular refeições por dias atarefados, e optam por sanduíches e refeições muito rápidas. Por isso fique muito atento, com uma alimentação saudável e necessária, para que a doença não obrigue a faltar com as atividades do trabalho no lar. Também tenha cuidado com o corpo, nunca seja sedentário, reserve um tempo para sair, ver pessoas, tomar um tanto de sol e ainda socializar, como na academia, por exemplo.

Trabalhar é a função diária que todos cumprem, seja trabalho em casa ou não, e todos dependem disso para guiar suas vidas, orçamento, ganhar dinheiro e tudo mais. Mas o lazer também faz parte do processo para ter qualidade de vida, não só o trabalho. Portanto dedique um tempo para você e sua família, não deixe de viver a melhor parte, a mais prazerosa.

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (6 votes, average: 4,50 out of 5)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

Comente você também!

  1. jonas klein #

    Olá parabéns pelo bom artigo, essas dicas para quem trabalha em casa sempre são ótimas, pois realmente quando estamos trabalhando em casa e muito comum nos sermos atrapalhados por todo tipo de distrações e erros prejudicam o resultado do nosso trabalho.

    Um abraço