Link Bait – O que é e Como Fazer

Link Bait, ou Isca de Links, é um termo usado para descrever a criação de um conteúdo com o único objetivo de conseguir muitos links. O blogueiro publica um artigo que chama tanto a atenção (seja pela qualidade ou devido a outros fatores), que muitas pessoas o referenciam.

Link Bait - Isca de Links

Existem alguns tipos de artigos que estão propensos a atrair links: listas gigantes com várias dicas ou recursos, artigos controversos ou engraçados, ou algum tipo de conteúdo que desperte grande reação emocional.

Segundo o livro “A Arte de SEO”, uma empresa que vende seguros de vida chamada Life Insure, criou um artigo em sua página principal com o título: “As 19 coisas que você provavelmente não sabia sobre a morte”. Com alguns trechos do tipo: “Depois de decapitada, uma pessoa geralmente permanece consciente por um período de 15 a 20 segundos”, o artigo se tornou um grande sucesso, conseguindo uma quantidade enorme de links. Alguns acham que isso foi longe demais, porém retrata muito bem uma estratégia de Link Bait.

Recentemente, Katiero Porto, “O Cara da Internet”, tirou todos os seus projetos do ar, além de excluir suas contas em todas as mídias sociais, após começar a vender o curso Profissão do Futuro por alguns dias. Alguns blogueiros aproveitaram o grande burburinho causado para criar artigos especulando o que havia acontecido. Alguns artigos foram muito linkados, e mesmo que não tenham sido criados com esse objetivo, também retratam bem uma estratégia de Link Bait.  

Agora que já descobrimos o que é Link Bait, podemos ter uma boa noção do que devemos fazer para criar um artigo com esse objetivo.

Basicamente, qualquer artigo que desperte fortes emoções pode ser usado como Link Bait. Por exemplo:

Eu tenho um blog sobre musculação. Eu poderia criar um artigo falando mal do Jay Cutler (que é o maior fisiculturista da atualidade). É obvio que muitas pessoas iam ficar bem bravas comigo, e provavelmente linkariam meu artigo em fóruns e outros blogs (me chingando muito, é claro).

Um blogueiro que atua no nicho de celebridades poderia criar um artigo controverso sobre algum personagem da novela atual, ou algo do tipo.

Além de artigos mais controversos, existem outros tipos de artigos que podem ser usados como Link Bait.

Você pode criar um tutorial explicando, passo a passo, algo que nenhum blogueiro do seu nicho ensinou até hoje, ou até mesmo criar uma lista gigante com dicas sobre determinado assunto.

O mais importante em uma estratégia de Link Bait bem sucedida é a criatividade. Se você conseguir explorar muito bem algum assunto quente, que ainda não foi abordado, de forma que desperte a atenção das pessoas, você terá sucesso.

E VOCÊ?

Já usou algum artigo como Link Bait?

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 3,67 out of 5)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

2 Comentários! Comente você também!

  1. Já criei um post com tema “diferente” e revelante, pretendo que seja um Link Bait.
    http://simbololandia.blogspot.com/2011/08/simbolo-do-dia-coracao.html

    • Elias #

      Olá Lauro!
      Obrigado pela participação.
      É isso aí! Espero que sua estratégia dê certo.
      Abraços!