Você Deve Usar E-mail Marketing no Seu Blog

Existem diversas formas de monetizar um blog, porém sem sombra de dúvidas o e-mail marketing é uma das mais poderosas. Muitos especialistas em marketing na internet dizem que o dinheiro está na lista, e os resultados comprovam essa afirmação.

No meu modo de ver, existem quatro variáveis essenciais para quem deseja ganhar dinheiro com o e-mail marketing:

1-      Número de assinantes: teoricamente, quanto maior for a lista, mais dinheiro podemos ganhar com ela.

2-      Segmentação: o ideal é construir uma lista de pessoas realmente interessadas nos produtos que promovemos. Claro que podemos vender qualquer coisa para uma lista gigante de assinantes, porém a taxa de conversão só será satisfatória se os mesmos estiverem interessados no que vamos promover.

3-      Relacionamento: para aproveitar nossa lista ao máximo, precisamos criar um bom relacionamento com os assinantes. Para isso, além das ofertas é necessário enviar informações de valor sem cobrar nada.

4-      Permissão: receber e-mail de uma pessoa que não conhecemos não é agradável. Sendo assim, só teremos sucesso com uma campanha de e-mail marketing se os assinantes solicitarem o envio de nossas mensagens. Para isso você deve incentivar as pessoas a se cadastrarem na sua lista, oferecendo algo de valor em troca.

E-mail Marketing

POR QUE TODO BLOGUEIRO DEVERIA TRABALHAR COM E-MAIL MARKETING

Atualmente, eu acredito que todo blogueiro deveria incluir o e-mail marketing em sua estratégia de trabalho, e vou listar alguns bons motivos para que isso seja feito:

– Depender do Google é Arriscado: muitos blogueiros lucram apenas com o tráfego que recebem do Google. Como eles recebem muitas visitas, simplesmente incluem banners do adsense e de outros programas de afiliados e conseguem monetizar bem. Porém, o Google está cada vez mais exigente, e sempre que atualiza seu algoritmo muitos blogueiros são prejudicados, perdendo boa parcela do tráfego que recebem. A consequencia natural é a queda do faturamento do blog. Captar e-mails é uma garantia de fonte de renda. Trabalhando corretamente você chegará ao ponto de ter um botão mágico, que toda vez que você aperta gera valores muito interessantes.

Acredite, isso não é utopia! Se você construir uma lista de contatos focando nas quatro variáveis que vimos acima poderá ter retornos financeiros muito maiores do que faz com a publicidade direta do seu blog.

– Alta Taxa de Conversão: o e-mail marketing permite um relacionamento mais pessoal com os assinantes, e isso aumenta muito a taxa de conversão. Você pode chamar as pessoas pelo nome e usar diversos outros elementos persuasivos que podem aumentar suas vendas. É claro que você deve usar isso sempre para promover produtos de qualidade, caso contrário seus assinantes vão deixar de confiar em você.

– Fidelização: muitos visitantes que chegam ao seu blog nunca mais voltarão a ele. Incluindo um formulário de captura você pode captar os contatos desses visitantes que nunca mais voltariam e fazer com que eles conheçam melhor seu trabalho. Quanto mais leitores fiéis o seu blog tiver, mais sucesso você terá.

Para concluir, gostaria de deixar duas recomendações para quem ainda não trabalha com e-mail marketing.

A primeira é o autoresponder, que é o software que faz o envio automático de e-mails. Nesse caso eu recomendo o E-goi, que permite que você crie uma conta grátis para até 500 assinantes. Dessa forma você pode testar o serviço e verificar se realmente vale a pena para você, sem ter custo algum. Esse é o autoresponder que eu uso atualmente.

E a segunda é o curso E-mail Money Machine do Jorge Salgado. Como eu disse acima, é muito importante saber como trabalhar com a lista. Trabalhar com e-mail marketing não é só enviar mensagens de propaganda para os assinantes, é muito mais do que isso! Nesse curso você vai aprender a criar o relacionamento com a sua lista, além de extrair o máximo de lucros dessa estratégia.

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

8 Comentários! Comente você também!

  1. Olá Elias a pouco tempo atrás também escrevi um artigo parecido com esse, e o que tenho pra somar com você e os outros leitores é a quantidade de envios de e-mail das campanhas,pois é necessário dar tempo para nossos prospectos assimilarem nossas idéias e esse com certeza é um erro grave de muitas pessoas,alem de sobrecarregar muito a cabeça dos clientes pode fazer com que eles se retirem de sua lista e isso é muito grave para os negócios.
    Bom é isso Elias bom trabalho e sucesso sempre.

    • Elias Maman #

      Olá Gustavo, tudo bem?
      Obrigado por complementar o artigo.
      Então, existem diversas estratégias de e-mail marketing que funcionam, porém devemos analisar o mercado que estamos trabalhando.
      Eu por exemplo, tenho campanhas em que envio e-mails diariamente nos primeiros 7 dias e depois vou reduzindo. Tenho outras em que envio e-mail semanalmente e em outros casos de três em três dias.
      Acredito que o foco deve ser o usuário. Como você disse, não podemos sobrecarregá-los de informação. Tudo depende do nicho que vamos trabalhar.
      OBS: Gustavo, veja se consegue mudar o sistema de comentários do seu blog, de forma que o visitantes possa deixar o link do site, nome, etc. Eu sei que existem ferramentas no blogger que permitem isso. Tentei comentar por lá outro dia e não consegui…
      Abraços!

  2. Olá Elias
    A um tempo atrás pedi sua ajuda para fazer um blog e fui muito bem atendido por você, hoje jà esta no ar graças aos seus videos. Quanto ao e-goi com certeza irei me cadastrar. Por favor de uma olhada no blog se possivel e me diga sua opinião.
    abraço e sucesso

    • Elias Maman #

      Olá Agostinho, tudo bem?
      Fico muito feliz em ver que criou o seu blog. Parabéns!!!
      Vou passar por lá agora e deixar um comentário dizendo o que achei.
      Abraços e muito sucesso!

  3. ok Elias muito obrigado pela dica dos comentários do meu blog vou checar isso com certeza
    muito obrigado

  4. Pensando dessa forma tô desenvolvendo o Elistmark um sistema simples mas ultra viral. Sem SPAM com tráfego natural via email o Elistmark.com é bastante simples e objetivo no que abrange trazer visitas para blogs ou sites…

  5. Jairo de Lima Alves #

    De início, achei a ideia interessante. Mas necessito de outras informações para enriquecer o meu blog, e assim, poder incrementar o sistema de faturamento.
    O meu blog: recantodoescritor.com.br