Tendências do Marketing Digital para 2014

Marketing Digital em 2014

Fazer negócio na internet não é simples. As estratégias, ferramentas, veículos, investimentos, enfim, tudo está em constante mudança e adaptação. Até mesmo o comportamento do público consumidor, que nas mídias off-line, segue uma linha tênue em mudança gradativa, e que no âmbito digital é muito mais expressiva e enérgica.

Um dia você pode não vender absolutamente nenhum produto ou serviço, e no outro, estar com estoque faltando para atender as demandas. Isso acontece por que as vendas na internet, assim como nas vendas presenciais, segue tendências, é afetada por acontecimentos recentes e muda constantemente, conforme o público muda. Portanto, analisando estes aspectos, traçamos algumas dicas e tendências que podem orientar as ações de marketing digital em 2014.

Marketing Digital – Toda hora é hora!

Segundo estudo realizado pelo eMarketer, a média mundial de utilização diária de internet ultrapassou a média diária de uso de televisores, chegando a 5 horas diárias em acessos advindos de computadores e dispositivos móveis, contra 4 horas e 31 minutos que passamos assistindo TV.

Isso afeta a maneira como as estratégias de publicidade on-line são traçadas. Se antes a segmentação por horário era uma preocupação aos anunciantes, agora ela se torna mais abrangente e flexível. Estamos a todo momento conectados com o celular e tablet, em todos os lugares que vamos, tornando mais fácil sermos impactados com publicidade segmentada.

Abordagens cada vez mais simples

Não é uma preocupação nova. Tem se tornado cada vez mais preciso entender que o usuário não se tornará um consumidor de seus produtos e serviços se você lhe apresentar muitas informações de maneira sufocante. Textos simples, conteúdo escrito sem rebuscamentos e floreios, de maneira objetiva e da maneira mais multimídia continua como diferencial para aumentar o engajamento de público nas redes sociais e diretamente em e-commerce’s, por exemplo.

É importante também saber organizar e disponibilizar estas informações de maneira funcional e legível. Em um site institucional, por exemplo, utilizar os recursos e princípios básicos do design para web, tornam a experiência do usuário muito mais simples e efetiva.

Maior atuação dos especialistas de BI

Os especialistas em Bussines Inteligence (BI) têm tido cada vez mais destaque no cenário do marketing digital. A grande expansão do mercado online nos últimos anos aumentou também a concorrência entre empresas e agências do ramo, que por sua vez, traz à tona a necessidade de melhorar a forma em que a gestão dos negócios em âmbito digital é feita.

O especialista em BI tem como função coletar, organizar, administrar e analisar informações de nichos específicos nas ferramentas de gestão existentes, para, enfim, traçar novas estratégias que melhorem o desempenho das empresas e aumentem seus lucros. Ele é um especialista em tracking, ferramentas e mercados.

Remarketing

Uma das grandes promessas do marketing digital para 2014 é diminuir a margem de rejeição com a adoção de campanhas massivas de remarketing. O conjunto de ações visa alcançar o público que se interessa por seu produto, mas que por algum motivo, desistiu da compra no meio do caminho ou abandonou seu site antes de concluir o objetivo principal traçado por você.

O mesmo acontece nas mídias sociais, o Retargeting tem por objetivo impactar mais uma vez, o usuário com soluções diferentes de um produto que anteriormente foi rejeitado por algum motivo.

De modo geral, as tendências e previsões de marketing digital para 2014 estão todas envolta da segmentação comportamental. Não é à toa que as ferramentas de trackeamento personal estão em alta, como Navegg e as novas linhas de análise por interesse do Google Analytics por exemplo. 2014 com certeza será marcado como o ano em que se começa a alcançar o usuário de forma efetiva e consideravelmente mais rápida.

Fonte: FastCom

Fonte das imagens: Getty Images

 

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a votar)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)