Marketing Multinível Vs Pirâmide Financeira

Algumas pessoas ainda confundem o marketing multinível com pirâmides financeiras, porém existe uma diferença muito clara.

Basicamente, as pirâmides financeiras funcionam da seguinte maneira:

Você deposita uma quantia em dinheiro para alguns membros que já estão na pirâmide, divulga o “esquema”, e espera que outras pessoas façam o mesmo, ou seja, depositem dinheiro para você (e para mais 5 ou 6 pessoas).

Já no Marketing Multinível é diferente:

Você se associa a uma empresa que oferece algum tipo de produto. Você ganha pela venda ou consumo direto do produto, e pelas vendas e consumo das pessoas que você indicou para a empresa em vários níveis, ou seja, os indicados de seus indicados também geram lucro para você.

Qual é a grande diferença?

O produto.

Enquanto nas pirâmides não existe nenhum tipo de serviço ou produto (estranho, não?), no marketing multinível você só vai ganhar dinheiro se existir alguma venda, sua ou de seus indicados. E é isso que acontece em todos os negócios tradicionais. Uma pessoa que trabalha no setor de vendas de uma empresa, ganha comissões sobre as vendas. Em meses de baixo movimento o montante obtido é bem menor, em meses de alta é maior. Mas depende das vendas.

A principal vantagem de um negócio multinível é contar com a ajuda de sua rede de indicados. De repente, seu desempenho pode não ser tão bom em um determinado mês, porém os seus indicados venderam e recrutaram bem, e você acaba ganhando até mais do que no mês anterior. Como em um trabalho sério a rede sempre vai crescendo, o objetivo é ter ganhos cada vez maiores.

Resumindo, para identificar a diferença entre o marketing multinível e uma pirâmide financeira, se faça as seguintes perguntas:

Terei que vender algum tipo de produto ou serviço para ganhar dinheiro?

De onde vem o dinheiro?

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

10 Comentários! Comente você também!

  1. Oi Elias!

    Eu já participei de pirâmides financeiras (ou correntes) e me dei muito mal. Mas quem se deu mais se deu mal mesmo foi o seu criador, que hoje está preso.

    Sobre o Marketing Multinível (MMN), eu já participei de um que é muito famoso (STC), mas os produtos são muito desatualizados e os ganhos são muito pouco, se comparados a outros sitemas. No momento atual só promovo dois programas de afiliados, que vc já deve saber quais são.

    Se soubermos realmente trabalhar com o MMN, obteremos ótimos retornos. Quanto a pirâmides financeiras, o pessoal que trabalha na área de webmarketing já está bem esperto. O que temos que alertar são os mais novatos…

    Abraços!

    Anderson G. Dias

    • Elias #

      Olá Anderson!

      Obrigado pela participação. É sempre bom ficar esperto com essas coisas e pesquisar bem antes de investir o seu dinheiro. Vale como experiência.

      Existem várias empresas legais de Marketing Multinível. Sou a favor de escolher uma que trabalhe com produtos que tenham a ver com você. Já vi muita gente criticando pessoas acima do peso que vendem Herbalife, por exemplo. Escolhendo a empresa certa e trabalhando direitinho é possível ganhar muito dinheiro com o negócio.

      Mas você está no caminho certo. Vai trabalhando com os programas de afiliados para sentir o mercado. Depois você terá uma base até para criar seus próprios produtos e maximizar os ganhos com outras estratégias de negócios online.

      Abraços!

  2. Realmente as pirâmides são coisas ilegais e para quem pretender trabalhar sério e honestamente aconselho ficar bem distante delas. Vejo que você já conhece o E-goi, mas já ouviu falar sobre o programa de afiliados deles? Estou adorando… visite em
    http://www.ganheagora.com/blog/dicas/e-mail-marketing-profissional-gratis-com-o-e-goi/

    • Elias #

      Olá Dalmo!
      Obrigado pela dica.
      Já trabalho com o programa de afiliados do E-goi sim, muito bom por sinal.
      Abraços

  3. Boa Tarde, Elias.
    Olha eu acabei de entrar nesse negocio de MMN, e estou gostando o que vc poderia me falar pra que eu não tenho prejuizo.

    • Elias #

      Olá Edson!
      Bacana, trabalhar com MMN é uma ótima maneira de ganhar dinheiro.
      Porém, como você citou é comum que algumas pessoas tenham prejuízo.
      O que eu recomendo é o seguinte:
      Procure não investir em grandes estoques. Tente trabalhar apenas com a demanda de pedidos que você recebe, pelo menos a princípio.
      Quando você receber uma quantidade de pedidos que ultrapasse o pedido mínimo da sua empresa, faça o pedido.
      A partir do momento que você souber quais os produtos que costumam vender mais, você pode até fazer um estoque para atender mais rápido seus clientes.
      Outra dica que eu dou é que você tente trabalhar pela internet. É muito mais barato entrar em contato com pessoas pela rede do que pessoalmente, e dessa forma você pode crescer sua equipe mais rápido.
      Recomendo que você leia o artigo “Profissionais que você deve seguir se trabalha com Marketing de Rede”, pois aprendendo com os melhores você crescerá como profissional.
      Abraços!

  4. Olá, Guerreiros! Muito informativo o siet, gostei!
    Eu trabalho com MMN e hoje ganho um bom dinheiro com esse seguimento de mercado.
    No Brasil as pessoas confundem muito o MMN com pirâmide e cabe a nós mudarmos isso com matérias como essa escrita no site.
    Meu blog: http://rendaextraeliberdade.blogspot.com/
    Abração a todos!

    • Elias Maman #

      Olá Fernando!
      Muito obrigado pelo comentário, fico feliz que está ganhando dinheiro com o Marketing de Rede.
      Com certeza você está desenvolvendo um ótimo trabalho.
      Abraços!
      Elias

  5. Olá e boa noite. Desejo tudo de bom e que Deus abençoe a todos deste site..
    Estou escrevendo uma matéria sobre o assunto e achei este site.
    Quero parabenizar o autor deste site.
    Quero também contribuir com a matéria em questão, contando, em poucas palavras sobre o meu envolvimento em pirâmide financeira. Há muitos anos atrás eu participei de uma, dei o dinheiro, participei das reuniões, na época fui convidado por um parente, e normalmente eles agem assim, usam pessoas ligadas a nós para nos “fisgar”. Naqueles dias me lembro que a PF fazia várias batidas em Fortaleza, pois havia uma verdadeira febre, sem contar que isso é crime! Sabem o que eu ganheir? Ganhei decepção, muita raiva, frustração, amargura, tudo isso na ilusão do dinheiro fácil. E acabei contraindo outras despesas, pois fazia planos quando recebesse o dinheiro. Além de perder o dinheiro que investi, assumi uma dívida muito grande, e, aí, só Deus e foi o Senhor Jesus quem me ajudou a pagar aquelas dívidas.
    Fica aí o recado, tá fim de entrar em pirâmide financeira ainda?
    Grato, Wildson

    • Evandro Fassi #

      Olá Elias.
      Eu desenvolvo um projeto de uma empresa MMN onde não há a necessidade de venda, ela pode ser usada como algo a mais, porém o objetvo do projeto é apenas a divulgação, Mkt de Relacionamento (o famoso boca a boca). A empresa é muito séria pois seus ganhos tem imposto retido na fonte, e a empresa manda o informe no final do ano para a declaração, sem contar que os ganhos são infinitos.
      Para acabar com essa comparação é necessário que as pessoas vaum atrás de informção correta, não de comentários de pessoas que nem conhecem sobre o assunto, e hj em dia há mta informçao na internet como por exemplo aqui.

      Abraços
      Evandro Fassi