O que é o Adwords e como dar os primeiros passos neste sistema de publicidade?

Que o Google é um dos buscadores mais usados em toda a internet todo mundo já sabe, mas você já parou para pensar como ele funciona e quais são as políticas para que os resultados apareçam para você? Qual site ele exibe em primeiro, segundo e terceiro lugar?

Bom, primeiramente, é preciso entender que o Google utiliza algoritmos secretos para poder ampliar o seu banco de dados, ou seja, os chamados ‘robots’ entram em seu site ou blog e indexam o conteúdo, permitindo que os usuários o encontrem posteriormente por meio de palavras-chave.

Google Adwords

Na página de resultados, são encontrados os resultados orgânicos – aqueles que chegam as primeiras posições pelo fato de apresentarem o melhor resultado para o termo de pesquisa – e há também os resultados pagos – os anúncios, facilmente notados logo no cabeçalho e na lateral direita da página do buscador.

Porém, engana-se quem pensa que os resultados do Adwords, só porque são pagos, aparecem mais facilmente no buscador. Para que um anunciante apareça,  é preciso seguir algumas políticas de publicidade e algumas dicas para alcançar bons resultados – e elencamos algumas delas aqui.

O que é o Adwords?

O que é Google Adwords?

O Adwords é o sistema de leilão de links patrocinados do Google. De maneira geral, com ele, você pode consultar palavras-chave para utilizar em seus anúncios, produzir publicidade de banners em sites específicos ou relacionados ao seu negócio e oferecer ao público exatamente o que ele esta procurando.

Você escolhe as palavras que quer anunciar e define o valor do lance,  aí o próprio  sistema do Adwords fará um leilão com base nas suas configurações e opções de lance.

Por exemplo: eu quero que as pessoas vejam meu anúncio de pet shop em São Paulo – minha palavra-chave (pet shop em São Paulo) pode custar de centavos ou reais, dependendo da concorrência que a palavra possui, ou seja, quantos outros anunciantes querem usar esta palavra-chave para anunciar. Este valor é pago somente quando a pessoa clica no seu anúncio.

Vantagens do Google Adwords

Como Usar Este Sistema de Publicidade?

Para usar este sistema de publicidade do Google, é necessário apenas ter uma conta de e-mail do Google. Depois, é imprescindível criar a conta de anúncios no Google Adwords e configurar toda a estrutura inicial da campanha: grupo de anúncios, palavras-chave que irá usar e o lance mínimo e máximo.

Para cada campanha, você pode escolher onde quer anunciar: Rede de Display, que são os anúncios gráficos (aqueles comumente vistos em sites e blogs que permitem publicidade por meio do Adsense), Rede de Pesquisa, que são os anúncios que aparecem nos resultados de busca, ou ambas.

Mesmo quem não tem experiência no ramo pode experimentar os links patrocinados, porém, a principal dica é contar com um profissional que possa gerir as suas campanhas e otimizar os lances, planejando o orçamento em caixa para as ações de publicidade.

Também é bem importante entender as regras de publicidade do Adwords e ler todos os materiais disponíveis para o gerenciamento dos anúncios. O Google, em sua página sobre o assunto, traz uma série de questionamentos e respostas sobre o funcionamento da ferramenta.

Contar com o Adwords, em resumo, pode ser a oportunidade que faltava para poder segmentar o seu público e aumentar a quantidade de acertos na publicidade de seu produto ou serviço. Sem contar a possibilidade de controlar o investimento nas palavras-chave utilizadas e como quer pagar.

Gostou? Entre em contato conosco para saber mais sobre o Google Adwords!

Fonte: FastCom 
Imagens: Getty Images
Entre em contato Clicando Aqui 

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 3,00 out of 5)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)