O Que é Busca Orgânica e Por que é Tão Importante para um Negócio Online

Resultados orgânicos de busca são os resultados não pagos que aparecem após uma pesquisa em um motor de busca, como o Google, por exemplo. Esses resultados normalmente estão localizados no lado esquerdo da página, enquanto os resultados pagos, ou links patrocinados, ficam posicionados na parte superior e numa coluna à direita. Além disso, os resultados orgânicos são esteticamente diferentes dos pagos na maioria dos motores de busca.

Os resultados orgânicos são posicionados de acordo com algoritmos dos motores de busca, que após uma varredura nos sites cadastrados, definem os resultados mais relevantes de acordo com cada pesquisa, e ordenam os resultados com base na resposta que obtiveram. Cada motor de busca tem seu próprio método de análise.

A estratégia usada para melhor posicionar um site nos motores de busca é chamada de SEO “Search Engine Optimization” (Otimização para Motores de Busca), que consiste em um conjunto de técnicas que visam melhorar o posicionamento de um site ou blog. Já postei alguns artigos sobre o assunto, e pretendo postar vários outros. Para acompanhar tudo que falamos sobre SEO, siga a categoria correspondente clicando no link abaixo.

Categoria – SEO

Importancia da Busca Organica

POR QUE APARECER NOS RESULTADOS ORGÂNICOS É IMPORTANTE PARA O NOSSO NEGÓCIO

Se você tem o objetivo de criar, ou apenas divulgar um negócio na internet, aparecer nas primeiras posições das buscas orgânicas é fundamental, claro, nos resultados de pesquisas das palavras-chave principais do seu nicho de atuação.

É fundamental pelo simples princípio da oferta e procura. Quando uma pessoa procura por alguma coisa, é de se supor que exista algum interesse no assunto pesquisado. Por exemplo, uma pessoa que procura por “meias” no Google, provavelmente está interessada em preços ou encontrar algum modelo que a agrade. Então, se você tem uma loja de meias, é fundamental ser encontrado quando os termos importantes para o seu negócio forem pesquisados.

Vale a pena lembrar, que existem grandes diferenças de conversão entre as várias formas de divulgação na internet. Imagine que uma loja virtual de meias receba 10.000 visitantes únicos por mês. Vamos fazer uma suposição um pouco improvável só para ilustrar o exemplo. Imagine que 5.000 visitas venham de agregadores de conteúdo e 5.000 venham dos resultados orgânicos.

Qual fatia de tráfego será melhor para o seu negócio? Com certeza a que vem dos motores de busca. Por quê? Porque as pessoas estão procurando pelo que você tem a dizer. Nos agregadores, você terá a maioria de visitantes curiosos, que se deparam com o seu link e visitam o seu site para ver do que se trata, sem qualquer tipo de interesse. Nos resultados orgânicos você resolve os problemas de pessoas, ou seja, você promove a oferta a uma procura, mostra a solução. Por isso as conversões são muito maiores.

Portanto, se você quer ter sucesso em seu negócio online, é altamente recomendado implantar estratégias de SEO eficientes em suas páginas.

E VOCÊ?

Já recebe muitas visitas orgânicas em seus projetos online?

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a votar)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

7 Comentários! Comente você também!

  1. Olá Elias, parabéns pelo blog.
    O tráfego vindo de buscas orgânicas é um pouco difícil de ser alcançado no início, mas com um pouco de estudo, perseverança, boas postagens e técnicas SEO, é possível alcançar uma ótima taxa de conversão dessa origem de tráfego. Cerca de 70% dos visitantes do meu blog vem desse tipo de tráfego e os outros 30% ficam por conta dos outros meios de divulgação como as redes sociais por exemplo.

    • Elias #

      Olá Marques!
      Obrigado pela participação.
      É verdade, no início é bem complicado obter tráfego organico. Eu demorei um pouco, mas agora já tenho alguns termos importantes bem otimizados, e estou recebendo uma boa quantidade de tráfego orgânico em meus projetos. Se bem que também recebo tráfego de outras fontes, como os agregadores, Youtube, Yahoo Respostas, Redes Sociais, entre outros. Porém, sem dúvida é bem mais fácil converter os visitantes orgânicos.
      Abraços!

  2. como é trabalhoso dominar o nicho escolhido ….

    • Elias #

      Olá Thiago.
      É verdade, é necessário realizar um trabalho consistente, não existe outro jeito.
      Abraços

  3. otimo artigo sobre seo. parabéns

  4. A eterna busca por tráfego organico.

  5. Sirleno #

    Obrigado amigo