O Que é Marketing Multinível?

O QUE É MARKETING MULTINÍVEL

Marketing Multinível é um modelo de negócio onde os vendedores, consultores de vendas, distribuidores e até mesmo os donos de franquias e proprietários independentes trabalham em harmonia para aumentar as vendas de produtos, com um regime de comissões.


COMO FUNCIONA O MARKETING MULTINÍVEL

O Marketing Multinível funciona como um arranjo de franquias, em que todas as vendas dependem do esforço combinado de cada franquia em várias regiões. Existem vários níveis de pessoas que recebem comissões. Algumas empresas premiam com sete ou mais níveis. Marketing Multinível é basicamente uma combinação de franquia e marketing direto.

Esse conceito surgiu na década de 80, quando a maioria das empresas começou a controlar os problemas de estocagem e distribuição, e passaram a premiar todos os indivíduos envolvidos. Isso aumentou o interesse de cada membro na promoção de vendas, devido à possibilidade de ganhar prêmios. Desde então, as empresas de Marketing Multinível ficaram com a responsabilidade de cuidar de todo processo de logística, como estocagem e entregas, e as pessoas ficaram responsáveis pelas vendas, em troca de comissões elevadas.

As comissões são pagas de duas formas: pelas vendas diretas, e pelas vendas indiretas. Vou explicar melhor. Imagine que você acabou de se inscrever em uma empresa de Marketing Multinível. Você pega seu catálogo de produtos, mostra a um de seus contatos e faz uma venda. Você vai ganhar a comissão estipulada por sua empresa sobre a venda desse produto; isso é uma venda direta.

Por outro lado, o Marketing Multinível possui um fator muito interessante que é o recrutamento de pessoas. Você conhece uma pessoa que quer ganhar um dinheiro extra ou até mesmo sair do emprego e começar uma nova empreitada. Então, você apresenta a sua empresa a essa pessoa, e se ela se cadastrar a partir de seu número de afiliado, você vai ganhar uma comissão por todas as vendas que ela fizer, ou seja, você vai vender indiretamente, pois se você não tivesse apresentado a oportunidade à pessoa, as vendas não aconteceriam. Além disso, as comissões acontecem em vários níveis. Você ganhará comissões pelas vendas de pessoas indicadas por membros que você convidou ao negócio. Quanto mais pessoas recrutadas, mais você ganha.

O MARKETING MULTINÍVEL É UMA PIRÂMIDE?

O conceito “Pirâmide” surgiu quando algumas “empresas” começaram a girar dinheiro sem a venda de produtos. Como assim? Bom, o esquema do negócio funciona apenas com o recrutamento de pessoas. Para participar do negócio você deve pagar um determinado valor. Após o pagamento, você terá um número de associado, e terá que convidar pessoas a participar do esquema, em troca de parte do pagamento efetuado pelas pessoas. Teoricamente, o sistema é muito parecido com o Marketing Multinível, com apenas uma diferença, não existe produto.


Você já tinha imaginado ganhar dinheiro sem que exista uma venda, seja de produtos ou serviços? Estranho, não é mesmo? Bom, minha dica aqui é: Fique longe de pirâmides! As únicas pessoas que terão retorno nesse esquema são as do topo da pirâmide, os criadores do negócio.

Não caia na tentação de entrar em negócios que prometem dinheiro rápido e sem esforço. Se filie a empresas sérias, que tenham um bom plano de comissionamento e vendam produtos de verdade.

E VOCÊ?

Já confundiu o Marketing Multinível com pirâmides e acabou se dando mal?

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

9 Comentários! Comente você também!

  1. O marketing multinivel ficou com má reputação nos últimos anos precisamente devido aos negócios de pirâmide, e porque as pessoas confundem multinivel com pirâmide. Mas tal como você explica neste artigo, não é a mesma coisa.

    O multinivel é um negócio transparente e completamente legal, ao contrário das pirâmides.

    • Elias #

      Olá Carlos, obrigado pelo comentário.
      Com certeza, essa confusão faz com que a credibilidade do negócio diminua, mesmo sendo negócios diferentes.
      Vi dois vídeos esse fim de semana que explicam alguns mitos que envolvem o MMN, vou postar aqui em alguns dias.
      Abraços

  2. Janice França #

    Olá Elias,

    até que enfim consegui encontrar uma definição que realmente explica a diferença entre MMN e Pirâmide. Espero que você poste mais informações a respeito.
    Abraços

    • Elias #

      Olá Janice!
      Fico feliz que o artigo foi útil de alguma forma.
      Caso queira acompanhar nossas atualizações, assine nosso Feed para receber os artigos em primeira mão.
      Abraços!

      • Oi Elias.. eu estava lendo aqui e gostei desse site! Eu estou fazendo faculdade de MKT, mas ainda esta tudo meio embaraçoso pra mim. Lendo o seu post eu te pergunto, a MARY KAY empresa de maquiagens, é uma pirâmide ou eh MMN? descupa minha ignorancia, mas eu estou a procura de conhecimentos! Obrigada! =]

        • Elias Maman #

          Olá Pamela!
          É normal, no início as coisas são meio confusas mesmo, mas conforme você for estudando e colocando em prática tudo fica mais fácil.
          Olha, não conhecia a Mary Kay, mas pelo que vi é uma empresa de marketing de rede mesmo, e não uma pirâmide.
          Para você ganhar dinheiro o produto deve ser colocado no mercado por você, ou pelas consultoras que você indicar para o negócio. Em outras palavras, você ganha uma comissão pelas suas vendas e pelas vendas das pessoas que você indicar.
          Fico sempre a disposição para ajudá-la no que puder.
          Abraços!
          Elias

  3. iraci #

    gostaria de saber se my travel and cash é uma empresa multi nivel ou é uma pirâmide.

    pois tenho dúvidas.

    abraços…

    • Elias Maman #

      Olá Iraci!
      Pelo que eu sei, até agora a My Travel vem trabalhando direito, as pessoas estão se hospedando, então como há um produto em questão, é uma empresa de marketing de rede.
      Abraços!

  4. Danielle coelho #

    Simplesmente M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.O, esta explicação simples, objetiva e clara eu adorei, é como dizem “falou a língua do povo”, era tudo o que eu precisava, esclareceu TODAS as minhas duvidas, olha que ja havia feito varias pesquisas sobre o assunto mas nunca tinha conseguindo entender completamente, tudo sempre muito confuso, com essa mega aula estou pronta para começar meu a escrever meu TCC.
    #ObrigadaEliasJ.