Os Segredos do Adsense


O Que é Marketing Viral?

Marketing Viral é um dos termos mais usados quando falamos em eMarketing.

Encontrei a descrição perfeita do que é Marketing Viral no livro, A Bíblia do Marketing Digital, e gostaria de compartilhar com você.

Uma das maiores forças da Internet é a comunicação individual entre um internauta e outro, o chamado boca-a-boca. Como a comunicação na internet é muito rápida e as redes sociais criam volumosas redes de relacionamento, o efeito boca-a-boca foi potencializado.


Na internet, esse efeito de espalhar uma mensagem por meio do boca-a-boca, com o envio de uma mensagem de uma pessoa a outra, cria uma corrente que espalha a comunicação por milhares ou milhões de pessoas sem muito esforço. Isso é chamado de marketing viral, pois se assemelha ao que acontece com um vírus.

O marketing viral é o uso desse efeito para transmitir uma mensagem de marketing e, embora esteja baseado em um dos mais fortes conceitos da Internet, o relacionamento, ele ainda é pouco usado pelas empresas.

Criar uma campanha ou uma estratégia de marketing viral requer criatividade e entendimento do ser humano e suas necessidades básicas. Talvez seja por isso que ainda poucas empresas utilizam marketing viral em suas estratégias. Mas você não pode desconsiderar essa ferramenta, que eleva o marketing do boca-a-boca a um nível nunca antes imaginado.

Como muito se diz, a melhor propaganda é o boca-a-boca. Então, você precisa  saber que é possível fazê-lo na Internet de forma ágil e muito eficiente. Você precisa saber que essa é uma grande força na Internet, e que muitas marcas e empresas estão sendo construídas ou prejudicadas pelo efeito viral da comunicação on-line. Pense nisso.


Fonte: A Bíblia do Marketing Digital / Cláudio Torres

E VOCÊ?

Já viu alguma mensagem que foi propagada de forma viral?

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading ... Loading ...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

12 Comentários! Comente você também!

  1. Ótima dica, ja fiz alguns estudo sobre a famosa fofoca virtual ou Marketing Viral para os mais entendidos, realmente é uma ótima forma de atrair visitas para nossos blogs eu mesmo usei um uma vez que dizia ” Como Ganhar Dinheiro na Internet ( Aprenda essa porra de uma vez)” Esse simples palavão fez com que todo mundo se espantasse pois como pode um site moderno e caráter profissional usar tal termo, no entanto fiz isso apenas como uma estratégia para que as pessoas espalhassem a notícia.

    Mas voltando ao assunto infelizmente pessoas usam este método viral para propagar informações falsas como morte de alguma celebridade e etc. Estes dias mesmo me chegou uma notícia que o Jack Chan havia morrido, obviamente uma estratégia viral, sobre uma mentira. Estudar MArketing Viral é importante mas saber usa-lo é mais ainda.

    Sucessos
    ATT: Equipe Grana Fácil

    • Elias #

      Olá Angelo.

      Obrigado pelo Comentário.

      Muito boa sua estratégia! Usar palavras fortes, que chamam a atenção, sempre funciona. Basta um pouco de criatividade para começar.

      Infelizmente nem todos usam a estratégia corretamente, mas com certeza eles não irão muito longe.

      Abraços!

  2. Alguns exemplos de marketing viral ultimamente é a Sandy como garota Devassa e O novo sabor de Fuffles, que se espalharam rapidamente.

    • Elias #

      Olá.

      Obrigado pelo comentário.

      É verdade, esses vídeos se espalharam muito mesmo, a sacada foi boa.

      Abraços!

  3. não so ja vi como uso um metodo viral para divulgar meu trabalho. apesar que sei o lado negativo
    deste metodo. mas vale apena tentar!
    veja os sites que uso:

    http://www.upviral.com.br/?id=2170

    http://www.1milhaodevisitas.com/?aff=15348

  4. Realmente o marketing viral é bastante eficaz se utiizado de forma correta. Eu particularmente gosto de fazer marketing pelo facebook pois é uma excelente estratégia de marketing viral

    Sucesso,

    Diego Carvalho

    • Elias #

      Olá Diego!
      Realmente o marketing viral é uma ótima estratégia. Muitas vezes acontece sem querer, rs, mas na maioria das vezes devemos bolar alguma estratégia para que nosso conteúdo se viralize.
      Com certeza o Facebook, que é o site mais visitado do mundo, é o “terreno perfeito” para aplicar uma estratégia.
      Abraços!
      Elias

  5. ótimas estratégias de prender atenção do consumidor. Interessante também é uso do marketing de guerrilha.
    Valeu pelo post.

  6. boa , veja meu blog. no segundo lugar de todos os buscadores graça meu novo modelo que criei de seo avançado interno.

  7. Excelente post!
    Um ponto importante que se deve considerar ao planejar uma campanha de Marketing Viral é o fator sorte, afinal, por mais que se planeje um conteúdo interessante que tem grandes chances de despertar o desejo nas pessoas de repassá-la, isso pode não acontecer. Um exemplo claro da influência do fator sorte no marketing viral foi o “Menos a Luíza, que está no Canadá”. Quem fez essa propaganda não imaginou que essa expressão teria a repercussão que teve em todo o Brasil!