O que é o Google Panda e Como Podemos nos Beneficiar com Ele

Nas últimas semanas, muito tem se falado sobre o Google Panda e como ele influenciará nas buscas no Brasil, já que dia 12 de agosto ele ficou ativo em língua portuguesa. Hoje vou tentar resumir o que considero importante a se falar sobre a novidade.

Google Panda

O QUE É O GOOGLE PANDA

O Google Panda é uma atualização do algoritmo do Google que tem o objetivo de aumentar a qualidade dos resultados das pesquisas e, consequentemente, o nível de satisfação dos usuários.

O QUE O GOOGLE ENTENDE COMO CONTEÚDO DE QUALIDADE

Vários fatores influenciam na qualidade de um conteúdo aos olhos do Google. Recomendo que você leia o artigo Google Panda Update, escrito por Cassiano Travareli, do Brasil SEO, para que tenha uma boa idéia do que é bem visto pelo Google.

Basicamente, eu recomendo que você comece, ou continue a fazer, três coisas:

– Publique Conteúdo Original – Já publiquei um artigo com bons motivos para não trabalhar com conteúdo copiado, e a partir de agora, todos os sites ou blogs que trabalham dessa forma serão penalizados pelo Google. Então, se você pretende ser beneficiado com o Google Panda, escreva seus próprios artigos.

– Não Exagere Nos Links de Afiliados – O Google Panda preza o conteúdo. Isso quer dizer que o leitor deve sair do seu blog mais bem informado do que chegou. Acho totalmente válido usar o Blog Marketing para promover programas de afiliados, porém, é comum encontrarmos artigos tentando vender produtos de qualquer forma, enchendo as páginas de links de afiliados, sem se preocupar com a qualidade das informações transmitidas.

O Google Panda não gosta disso. Use os links de afiliados com moderação, sempre se lembrando de usar a tag Nofollow ao indicar algum produto.

– Releia os Artigos Antes de Postar – Tudo indica que o Google Panda pode identificar erros gramaticais, e com certeza eles não serão bem vistos. Eu sei que é difícil controlar tudo e sempre acaba escapando alguma coisa, porém, faça o possível para errar o menos possível. Eu já errei várias vezes e acredito que isso é normal, porém, sempre escrevo meus textos no Word e os releio antes de publicar. Isso já me livrou de boas gafes.

E VOCÊ?

Está preparado para o Google Panda? Já percebeu algum tipo de alteração nas visitas orgânicas recebidas nas últimas semanas?

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 2,00 out of 5)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

18 Comentários! Comente você também!

  1. Boa Noite

    Elias

    Parabéns pelo Post.

    Um Abraço

    Roberto

    • Elias #

      Olá Roberto!
      Obrigado pela participação.
      Fico feliz que gostou do post, espero que tenha sido útil de alguma forma.
      Abraços!

  2. Ola amigo da blogesfera!

    Muito bom o seu artigo. Agora já sei oque é o Google Panda e sei como fazer para melhorar meus artigos também.

    Obrigado!

    • Elias #

      Olá Gian!
      Obrigado pela participação.
      Bacana, espero que você seja um dos que vai usar o Google Panda a seu favor.
      Abraços!

  3. Andre #

    Elias, parabens pelo post
    Preciso de ajuda de alguém que entenda de SEO
    Tenho um site http://migre.me/5Ewe4 que perdeu 70% das suas visitas após o Google Panda, eu imaginava que era por causa do número elevado de caixas de Adsense que por página estava com uma média de 5 (uma das coisas que o Google Panda analisa é a proporção de Anuncios e conteúdo da página). Porém mesmo após eu tirar diversos anúncios do site e ter solicitado a reconsideração do Google o site ainda esta com a mesma perda de 70% dos acessos.
    Então vai minha pergunta!
    Qual poderia ser o problema do meu site?

    • Elias #

      Olá Andre!
      Obrigado pela participação.
      Então, varios fatores podem determinar a sua queda no número de visitantes.
      Levando em conta que você não copie conteúdo (pois se for isso não tem jeito mesmo), o tamanho dos artigos, a quantidade de links de afiliados, a taxa de rejeição, o tempo que seu blog demora para carregar, entre outros.
      Recomendo que você leia o artigo do Brasil SEO e veja a lista do que o Google analiza para ranquear os sites. Com certeza você vai encontrar qual é o problema do seu blog verificando os itens da lista.
      Abraços!

      • Andre #

        Muito obrigado pela atenção, vou ler o artigo recomendado!

        • Elias #

          Eu que agradeço pela participação, Andre!

  4. Ola… por favor…poderia ajudar me …existe alguma maneira de colocar o blog de ficção que tenho para ser avaliado em algum lugar ,para ver os erros de HTML e outros…obrigado…fuiiiiiiii

    • Elias #

      Olá Moreijo!
      Existe sim. O mestre SEO possui diversas ferramentas para analisar o seu blog de várias formas. Acesse o link abaixo.
      http://www.mestreseo.com.br/ferramentas-de-seo
      As primeiras ferramentas são pagas, porém existem diversas opções gratuitas que podem atendê-lo.
      Abraços!

  5. É, tomara que melhore as coisas.

  6. Wow, gostei bastante da postagem amigo, agora será mais fácil entender as opções do google, era complicado para min que não sabia o que era o google panda, mais vou tentar almentar minhas visitas com isto 🙂

    • Elias #

      Olá Vitor!
      Fico feliz que o artigo ajudou.
      O Google Panda veio sacudir a blogsfera, mas se o seu blog estiver de acordo com os padrões você não terá problemas.
      Abraços!

  7. Outro artigo muito bem escrito e informativo. Parabéns!

    Cláudio Corgozinho
    http://maisdinheironoseubolso.com

  8. Em alguns dos meus blogs o tráfego baixou bastante assim que entrou o Google Panda. Além dos fatores que você indicou existem outros, como por exemplo a data de publicação. Em muitos casos, o Google favorece as artigos com data mais recente.

    • Elias #

      Olá Carlos!
      Obrigado pela participação.
      Eu li algo a respeito disso. Parece que em alguns casos pode ser interessante reciclar artigos, principalmente para os projetos mais antigos.
      Como meus projetos são mais recentes, perdi tráfego em apenas um dos meus blogs. Vamos ver daqui para frente.
      Abraços!

  9. Rony Santos #

    Amigo tenho alguns blogs e todos tiveram uma queda muito grande mais tive a maior que no meu site de downloads eu não sei se o Panda está bloqueando este tipo de site,preciso de ajuda estou começando um blog de humor,obrigado e parabéns pelo post