O que é um Autoresponder?

Vou usar um exemplo para explicar o que é um autoresponder. Imagine que você seja dono de uma loja de aparelhos eletrônicos. De repente um visitante entra em sua loja, observa os produtos e se sente atraído por uma televisão LCD de 32 polegadas. Ele chama um vendedor, tira suas dúvidas, mas no final de tudo não se sente preparado para comprar. Mesmo gostando do produto, o cliente sai da loja de mãos vazias. Porém, o visitante demonstrou real interesse na TV, ele só não estava preparado para comprar naquele momento. Futuramente é muito provável que ele compre o produto, mas não necessariamente na sua loja.

O que é um autoresponder?

O que seria preciso fazer para que o cliente voltasse à sua loja para comprar a TV? Com certeza, precisariamos fazer um acompanhamento. Não seria bom ter contato com todos os clientes que visitaram sua loja e não compraram seus produtos? Mas por outro lado, daria muito trabalho ligar para todos.

Agora vamos entrar no cenário virtual. Você tem uma loja virtual de aparelhos eletrônicos. O cliente visita seu site, fica 5 minutos na página de uma TV LCD de 32 polegadas. Ele olha atentamente todos os detalhes e sai da página sem comprar o produto.

O que fazer para o cliente voltar e comprar com você? Um acompanhamento! Mas seria muito trabalhoso enviar e-mails para todos os clientes que visitam sua loja, pois na internet é provável que você tenha muito mais visitas que numa loja convencional. O trabalho manual seria imenso. Não existe uma forma mais simples de fazer um acompanhamento?

Existe! Usando um autoresponder.

O autoresponder é um sistema que permite deixar sua página em piloto automático na comunicação com seus contatos.

AUTORESPONDER – COMO FUNCIONA

Em primeiro lugar você deve criar uma campanha de e-mails. No caso que vimos acima, você poderia criar uma campanha exclusiva para televisões LCD. Uma série de e-mails mostrando os benefícios do produto, enfim, tirando todas as dúvidas do visitante curioso, motivando-o a comprar.

O segundo passo é colocar um formulário de captura em seu site. Os autoresponders fornecem um código HTML responsável pela criação do formulário, você apenas deve copiar e colar em seu site. Assim que o visitante se cadastrar, passará a receber os e-mails que você criou.

O GRANDE BENEFÍCIO DE UM AUTORESPONDER

O grande benefício em usar um autoresponder é que você cria a campanha de e-mails apenas uma vez. A partir do momento em que o visitante se cadastra em seu formulário de captura, passa a receber as mensagens de sua campanha. Não importa se 1, 10, 100 ou 1000 pessoas se cadastram, todas vão receber as mensagens. Você precisa criar a campanha apenas 1 vez e poderá fazer um acompanhamento a todos os visitantes, não é ótimo?.

Você ainda pode criar e-mails personalizados, chamando seus prospectos pelo nome, definindo datas pré-estabelecidas de envios, enfim, um autoresponder é realmente imprescindível para qualquer tipo de negócio na internet.

IMPORTANTE

Não pense que apenas colocar um formulário em seu site é um sinônimo de milhares de pessoas cadastradas em sua lista. Não é assim que funciona. Você deve oferecer algum motivo que faça com que as pessoas se cadastrem. Responda a pergunta que todos fazem antes de executar qualquer ação: “O que vou ganhar com isso?”. No caso acima, você poderia oferecer um guia com dicas dos melhores programas de televisão, ou simplesmente descontos exclusivos para assinantes.

AUTOREPONDER RECOMENDADO

Depois de enfrentar alguns problemas com meu antigo autoresponder, decidi mudar para o E-goi, e estou bastante satisfeito.

Eu comecei usando o plano grátis do E-goi para até 500 contatos (você também pode criar sua conta grátis agora), de forma que eu pudesse testar o serviço e comprovar se era realmente bom. Como o E-goi possui todos os recursos e ferramentas necessárias para uma boa campanha de e-mail marketing, o escolhi para ser o meu parceiro.

Se você ainda não tem o seu autoresponder, recomendo que crie sua conta grátis no E-goi, teste o serviço e defina se é o ideal para gerir a sua estratégia de comunicação online.

E VOCÊ?

Usa os serviços de autoresponder em sua estratégia de marketing?

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

8 Comentários! Comente você também!

  1. Olá Elias,

    Hoje em dia ter uma lista é sinônimo de negócios e de econômica em publicidade.Quem não trabalha com este metodo sofrerá a perda de grandes oportunidades de fechar parcerias e negócios na internet.

    Um abraço e Sucesso!!

    http://blog.empreendedorweb.com

    • Elias #

      Olá Erik!
      Obrigado pela participação.
      É verdade, uma lista é um dos bens mais valiosos que podemos ter. A fidelização dos contatos pode gerar bons retornos financeiros, e como você disse, boas parcerias.
      Abraços!