O que é Unsubscribe e Porque Deve Usá-lo em Sua Campanha de E-mail Marketing

Unsubscribe é um recurso que permite que os assinantes de uma lista de e-mails cancelem a inscrição através do clique em um link.

Quando uma pessoa começa a construir uma lista de e-mails pela primeira vez, é normal que tenha um pouco de medo de receber muitos unsubscribes e perder contatos, mas isso é totalmente normal e até benéfico para o seu negócio.

Em primeiro lugar, você deve entender que boa parte das pessoas que estão em sua lista são curiosos. Você nunca vai conseguir converter essas pessoas em clientes, ou mesmo causar algum interesse no que tem a dizer. Portanto, se essas pessoas usarem o unsubscribe, você não estará perdendo absolutamente nada.

Unsubscribe - E-mail Marketing

Em segundo lugar, a maioria dos autoresponders profissionais cobra de acordo com o número de assinantes de sua lista (o ptsender é uma exceção), ou seja, quanto mais assinantes você tiver, mais terá que pagar. Então, se as pessoas que não estão interessadas no que você tem a dizer saírem da sua lista, você vai economizar algum dinheiro.

Em terceiro lugar, você terá menos problemas com spam. Não se assuste, eu sei que você não faz spam, mas você sabia que muitas pessoas que se cadastram na sua lista por livre e espontânea vontade, acham que você está fazendo spam?

É normal, algumas pessoas se esquecem de que assinaram sua lista, ou acreditam que colocar um e-mail em um  formulário não quer dizer nada, e assim que começam a receber os e-mails que você envia, o acusam de fazer spam. O unsubscribe vai reduzir o desgaste com esse tipo de pessoas.

E por último, o unsubscribe pode ser um sinal de que você está trabalhando bem, pois as pessoas estão abrindo as suas mensagens! Hoje em dia, essa não é uma tarefa tão fácil, então você deve comemorar.

E VOCÊ?

Usa o unsubscribe em suas campanhas de e-mail marketing?

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 4,33 out of 5)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

5 Comentários! Comente você também!

  1. realmente o que adianta ter lista imensa e resultados mínimos?

    • Elias #

      Olá Thiago!
      Obrigado pelo comentário.
      É verdade, os resultados serão mínimos.
      Abraços

  2. Ola Elias, conheci o seu blog esta semana, e confesso q gostei muito do conteúdo, são de grande relevancia para todos blogueiros….
    Este artigo ficou exelente, eu uso o feedburner o q vc axa dele? Vc não axa q é um incomodo para as pessoas receber email todos os dias? Pois o feedburner envia emails todos os dias basta postarmos alguma coisa… Q tipo de newsletter vc usa aki?
    Um grande abraço
    Obs: Faça uma visita ao meu site http://www.padom.com.br

    • Elias #

      Olá Thiago!
      Obrigado pela participação, seja bem vindo ao blog.
      Então, eu usei o Feedburner por um bom tempo, e ainda permito que os visitantes se inscrevam para receber nossos artigos. Porém, estou configurando meu autoresponder, e em breve vou começar a criar minha lista dessa forma. Acredito que vai ser muito mais rentável que o Feedburner. De qualquer forma, eu não acho que usar o Feedburner vai incomodar, basta você deixar claro que os assinantes vão receber todas a atualizações do seu blog. Mas você pode configurar o Feedburner para envios semanais, e dessa forma evita que algumas pessoas se incomodem.
      Sucesso para você!
      Abraços!