Seu Passo a Passo de Marketing Viral

Aumente as Visita do seu Site ou Blog com
Marketing Viral

O Marketing Viral tem o intuito de propagar um conteúdo através do “compartilhamento” entre usuários. Se você não utiliza essa técnica imbatível está na hora de aprender e maximizar suas visitas em seu site ou blog.

Para compreender melhor o que é marketing viral segue um exemplo prático:

“Uma campanha publicitária lançada no Facebook atinge inicialmente (exemplo) 100 pessoas, destas 100 pessoas 5 são suscetíveis e compartilham a publicidade, estas 5 irão enviar para 1000 pessoas e destas 1000 pessoas 100 irão compartilhar e assim sucessivamente, “infectando” um grande número de pessoas e criando uma teia/cadeia de marketing viral”.

#1 – Publico alvo para o Marketing Viral

Para criar um Marketing Viral é preciso estabelecer o público alvo e montar uma campanha (conteúdo) viral de qualidade, caso contrário não encontrará adeptos à propagar o “vírus”.

Para delimitar seu público alvo faça as seguintes perguntas:

  • O que eu quero oferecer?
  • Qual a faixa etária de quem adquire meu serviço/produto?
  • São homens ou mulheres?
  • Onde se concentra este nicho?
  • O tipo de linguagem informativa deve ser coloquial ou culta?
  • Atingirei melhor o público com um texto? Infográfico? Vídeo?

Sabendo qual será seu público e o que espera oferecer, é preciso montar o conteúdo certo para isso!

#2 – Conteúdo Viral – Aprenda a Fazer

O conteúdo viral precisa, acima de tudo, causar uma emoção interna no leitor. Algumas das principais emoções são: desejo, afeição, pena e discordância (polêmica).

A parte mais importante em um conteúdo viral é o título. A sua campanha tem o intuito de atingir milhões de pessoas, então não é problema perder algumas horinhas na escolha de um título certo. Se você começar com o título errado, sua campanha sequer será lida por alguém, então, CUIDADO!

Para formar um título viral você precisa instigar o leitor a ler seu texto, ou seja, utilize perguntas, pontos controversos, foque sempre em algo emergencial para as pessoas e que causem uma emoção interna.

#3 – Divulgar no Local Certo

Não basta apenas fazer um bom conteúdo viral, você precisa expô-lo, divulgar corretamente. Atualmente, a plataforma que tem o maior “peso” para a utilização do marketing viral é o FACEBOOK. Também, lembramos que um marketing viral de vídeo pode ser feito através do Youtube, canal que recebe milhões de acessos diários.

O retorno de um marketing viral é rápido, após feita a campanha você saberá em poucos dias se deu ou não certo.

Vantagens do Marketing Viral

O custo para criar um marketing viral é relativamente baixo e a quantidade de pessoas que podem ser alcançadas é muito alta, o que torna a melhor opção de custo x benefício.

Além disso, depois de entendido o funcionamento e a forma de criar e divulgar uma campanha de marketing viral você pode fazer uso desse recurso com frequência, aumentando sempre suas visitas e vendas.

  • Estudos comprovam que uma pessoa é mais suscetível a visitar e adquirir um produto/serviço quando for indicado por um conhecido;

Outro ponto favorável que devemos destacar é que ao visitar o seu site/blog, caso este seja de qualidade, o visitante irá retornar e poderá se tornar um visitante assíduo.

Criar uma campanha viral é mais fácil do que parece, mas é preciso algumas tentativas para “pegar o jeito” e conseguir, finalmente, os resultados esperados!

Que tal tentar e por em prática?

Conte-nos como foi sua experiência através dos comentários!

Escrito por: Matheus

Colaborador do portal Novo Negócio, portal com várias ideias de negócios, desde loja de roupas até negócios inovadores.

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (5 votes, average: 4,20 out of 5)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

Comente você também!

  1. francisco jose #

    Bom dia, eu estava vendo um video seu sobre o adsense e gostei muito de suas explicações, agora lhe peço um favor estou precisando de um video como trocar o tamanho de meus blocos de anuncio eu tenho 2 com 728×90 e quero trocar 300×250 e não sei como fazer isso. Vendo suas videos aula você explicamuito bem por isso gostaria de que me enviasse um video como fazer isso.

    Um grande abraço

    Francisco José