Por quê o Marketing Multinível é tão Mal Falado?

Todos os anos surgem novas empresas de Marketing Multinível. Esse tipo de negócio vem crescendo porque as empresas perceberam que, com a força das massas, suas vendas aumentariam muito. Outro ponto positivo é o controle da produtividade. As empresas possuem milhares de vendedores que só são pagos de acordo com o que vendem.  Analisando o lado oposto, o Marketing Multinível vem tornando muitas pessoas milionárias. Sem chefes ou horários, quem consegue recrutar muitas pessoas e vender alguns produtos tem sucesso no negócio.

Mesmo com esses benefícios para ambas as partes, a grande maioria das pessoas não tem sucesso no negócio e saem da empresa se sentindo enganadas. Nesse artigo, vou falar sobre os motivos da insatisfação das pessoas, e sobre como devemos agir para fazer parte do grupo que tem sucesso nessa área.

Marketing Multinível – Escolhendo a Empresa Certa

Em praticamente todos os artigos que leio sobre esse assunto, as pessoas dizem que devemos escolher uma empresa sólida no mercado e com um bom plano de remuneração. Concordo, porém, na minha opinião, esse não é o fator principal na escolha de uma empresa de Marketing Multinível.

As pessoas analisam o perfil da empresa e se esquecem de analisar o mais importante, o seu próprio perfil. Existem empresas de Marketing Multinível em diversos tipos de mercado, como de suplementos alimentares, bebidas energéticas, perfumes, cosméticos, acessórios para o lar, produtos eletrônicos, entre muitas outros.

O que vocês acham que acontece quando pessoas que não se preocupam com sua saúde e forma física escolhem empresas que fornecem suplementos alimentares? Isso mesmo, a chance de fracasso aumenta. Embora existam pessoas que tem sucesso em empresas que não estão de acordo com seu perfil, é muito mais fácil trabalhar com uma empresa que forneça produtos que estão de acordo conosco, em outras palavras, produtos que nós compraríamos. Isso aumenta nossa motivação de trabalhar e ajuda a aprender mais sobre as características do negócio e dos produtos.

Marketing Multinível – Apresentação do Negócio

Promessas. As apresentações de empresas de Marketing Multinível são praticamente todas iguais. Recebemos a promessa de mudar de vida, de ganhar muito dinheiro, de ter a liberdade de trabalhar sem chefes ou horários, de atingir independência financeira, entre muitas outras.

O que tanto as empresas quanto nós, os “empresários de Marketing Multinível”, esquecemo-nos de falar a nossos prospectos, é que para alcançar o que prometemos é preciso TRABALHAR, E MUITO! O negócio é passado de tal maneira, que dá a impressão de que assim que nos afiliarmos a empresa, ficaremos ricos automaticamente, e isso é uma grande mentira.

Devemos mostrar os benefícios que podemos atingir com o negócio, mas não devemos deixar de esclarecer os obstáculos que estão no caminho. Isso vai deixar as pessoas mais conscientes, e em caso de fracasso, a imagem do negócio não será tão prejudicada.

Marketing Multinível – Como o Negócio é Encarado

É relativamente fácil se cadastrar em uma empresa de Marketing Multinível. Você terá que comprar um kit de negócios, composto de catálogos e materiais promocionais, e algumas empresas exigem uma compra mensal de produtos, que costuma ser de valor muito baixo.

Então, a maioria das pessoas não encara o negócio como deveria. Elas entram com o pensamento de que não vão perder nada se o negócio der errado. Aposto que as mesmas pessoas levariam o negócio a sério se o investimento para participar fosse o mesmo de abrir uma empresa convencional.

As pessoas não percebem o que estão perdendo agindo dessa forma. A comissão paga pela venda de produtos nessas empresas é muitas vezes maior do que a margem de lucro de grandes empresas convencionais, e não precisamos nos preocupar com impostos, logística, burocracias, fornecedores, entre outras milhares de preocupações que empresas tradicionais possuem.  Nós apenas temos que vender e recrutar, só isso.

Então eu sugiro que se você pretende ingressar em uma empresa de Marketing Multinível, ou se já trabalha em uma, leve o negócio a sério. Imagine que você investiu muito dinheiro e tempo na empresa, e que o negócio não pode dar errado.

Marketing Multinível – Estratégias de Marketing

Fale com o maior número de pessoas possível. Essa é a recomendação da maioria das empresas e promotores aos novos recrutados. E é uma ótima dica, se for dada a pessoas extremamente motivadas e persuasivas. Como a maioria das pessoas não tem essas características, um pequeno número de “nãos” recebidos em suas tentativas de recrutamento, pode fazer com que as pessoas desistam do negócio rapidamente.

Devo confessar que essa foi minha primeira estratégia de divulgação. Falava com todos que via pela frente sobre minha oportunidade de negócios, e fracassei miseravelmente. Desde então, comecei a estudar estratégias de marketing na internet. Hoje em dia, desenvolvo meus negócios somente pela internet.

Conclusão

Não acredito que o Marketing Multinível seja o negócio certo para todas as pessoas. Todos nós possuímos diferentes características, e tendemos a nos dar melhor em algumas profissões do que em outras. Porém, acredito que com o que vimos aqui, podemos aumentar nossas chances de sucesso e diminuir as críticas ao negócio.

E você?

Já trabalha em alguma empresa de Marketing Multinível? Como encara o negócio?

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

9 Comentários! Comente você também!

  1. Olá, dei uma lida no seu artigo e achei bem interessante, porém na parte que você diz que as empresas prometem riquezas eu acho que foi muito generalizado. Conheço grandes empresas que deixam bem claro que é preciso trabalhar e muito, pois a finalidade é educar as pessoas a terem uma visão empreendedora. Fico feliz por ser um profissional de mmn.

    Desejo muito sucesso a você!

    Forte abraço,

    Daniel Toyoshi.

    • Elias #

      Olá Daniel!
      Obrigado pela participação.
      Então, talvez eu tenha me expressado mal, mas minha intensão foi retratar como a grande maioria dos distribuidores aprensentam o negócio.
      Já cansei de ver promessas de ganhos rápidos no negócio, e isso não é culpa da empresa, e sim de quem apresenta a oportunidade.
      Mas também não podemos generalizar, pois cada vez mais encontramos pessoas que fazem um trabalho sério, mostrando o potencial do negócio, porém explicando o que é necessário para alcançar o sucesso.
      Já passei pelo seu blog e percebi que você é um deles, com certeza terá muito sucesso em seus negócios.
      Abraços!

  2. Gostei do seu artigo.
    Sim, trabalho com MMN. Escolhi uma empresa em que senti confiança (principalmente pela transparência, pois explica abertamente sobre o seu sistema, sem ter que se cadastrar primeiro), porque me senti mais à vontade por não ter que vender nem comprar produtos e pelo baixo investimento.
    Não é fácil mesmo, mas acredito que vale a pena.

    • Elias #

      Olá Cristina!
      Obrigado pelo comentário.
      Bacana, é bom saber que você escolheu uma boa empresa.
      Também acho interessante entrar em negócios com baixo investimento, pois é mais fácil se manter sustentável até que comece a ganhar corpo.
      Desejo que tenha muito sucesso!
      Abraços!

  3. Olá, estava à procura de notícias na web sobre o MMN e sobre as empresas que trabalham com isso quando li o seu artigo. Gostaria de saber se relamente é verdade o que dizem dessas empresas , dizem que a pessoa que entra na empresa nunca ganhará mais $ que a pessoa que o colocou dentro da empresa. O que vc acha?

    • Elias #

      Olá Caroline!
      Obrigado pela participação.
      Isso não é verdade. O problema é que uns 80% das pessoas que trabalham com marketing de rede desistem rapidamente por não conseguirem resultados rapidamente. E claro, saem falando que o negócio não funciona, que não tem como ganhar mais do que os patrocinadores, enfim…mas tudo depende do seu desempenho.
      Acredito que o vídeo abaixo vai esclarecer suas dúvidas.
      http://sucessonainternet.net/mmn/no-marketing-multinivel-so-ganha-dinheiro-quem-esta-no-topo/
      Até mais!

  4. Jorge #

    Olá, Elias. Eu já participei de algumas MMN, mas desisti de cada uma por não conseguir o ganho desejado. Acho que estou naquele time que não se esforçou o suficiente. Mas, acredito no poder do MMN e continuo ouvindo e lendo a respeito. Acredito que preciso me entender melhor para poder escolher a empresa que mais se pareça comigo. Dentro daquela ideia que também te vi defender acima.
    Parabéns e um abraço!

  5. Renato #

    Gostaria de montar uma empresa MMN, quais as recomendações? Por onde devo começar? Tenho ótimos produtos, com excelente aceitação no mercado e com preços baixíssimos mas não sei como começar! Pode me ajudar?