Porque os Internet Marketers Devem Explorar Outros Nichos

É inegável que o internet marketing está crescendo no Brasil. Há pouco tempo, não existiam tantos cursos de qualidade no mercado, e era um pouco difícil encontrar algo de valor na língua portuguesa. Para se destacar no mercado, muitas pessoas buscavam informações nos EUA, e até hoje isso é feito, porém as informações em língua portuguesa não deixam a desejar nos dias de hoje.

Mesmo assim, ainda existe um longo caminho pela frente. Já comentei em outros artigos, que a maioria das pessoas que faz um curso de marketing na internet entra no mercado de marketing na internet. Pode ter ficado um pouco redundante, mas o que eu quis dizer é que praticamente todas as pessoas que compram algum material que ensina como trabalhar na internet criam sites ou blogs ensinando como trabalhar na internet, inclusive eu.

Porém, ao mesmo tempo em que criei um projeto com o objetivo de transmitir as informações que havia aprendido nos cursos que fiz, iniciei outro projeto em um nicho completamente diferente. E para ser sincero, vejo muito mais potencial no outro projeto.

Internet Marketing Nichos de Mercado

Não estou dizendo que não vejo potencial nesse projeto, pelo contrário, cada vez mais me sinto motivado e disposto a trabalhar, porém percebi algumas coisas nesses 4 meses de trabalho.

Dentre todas as coisas que aprendi, a mais importante foi:

É muito mais fácil tornar um projeto conhecido em um nicho diferente do Internet Marketing, e vou explicar por que.

Quando criamos um site que fala sobre marketing na internet, ou que ensina a ganhar dinheiro na internet, estamos entrando em concorrência com pessoas que estão fazendo de tudo para ganhar dinheiro na internet. Quando digo fazer de tudo, quero dizer que nossos concorrentes fazem vários cursos, investem em plataformas profissionais, realizam um forte trabalho de otimização e divulgação, enfim, é uma competição complicada.

Porém, percebi que outros nichos de mercado são pouco explorados. Quando digo pouco explorados não quero dizer que não existe concorrência, e sim que a concorrência não tem os mesmos conhecimentos das estratégias que devem ser usadas para monetizar um negócio na internet, e isso torna as coisas mais bem mais fáceis.

Se você está lendo esse artigo, acredito que já fez, ou tem interesse em fazer, um curso de internet marketing.  Eu já fiz vários cursos de marketing na internet, e o ponto chave de qualquer curso que se preze é a divulgação. Então, se você fez um curso de internet marketing, já tem alguma noção de como se deve divulgar um negócio na internet.

Agora pense comigo: por que não podemos criar um projeto na internet, em um nicho de atuação completamente diferente de “Ganhar Dinheiro Online”, e ganhar o mercado rapidamente?

Posso garantir que você terá menos concorrência qualificada.

Um exemplo disso sou eu. Comecei a trabalhar sério em meus dois projetos exatamente no mesmo dia. Tenho cerca de 120 artigos publicados em cada blog e trabalho exatamente com as mesmas estratégias nos dois projetos.

Agora me explique como eu já recebi quase 300 mil visitas únicas no meu blog de musculação, enquanto aqui recebi menos de 40 mil? O tempo de projeto é o mesmo, divulgo os dois projetos da mesma forma, e tudo bem que talvez musculação seja um tema que reúna mais adeptos, mas a diferença ainda é muito grande.

Outra coisa que percebi é a facilidade no posicionamento em motores de busca. Eu estou na primeira página em vários termos importantíssimos no nicho de musculação, enquanto aqui tenho muitas dificuldades para me posicionar em termos populares.

Então, minha conclusão é que depois de fazer um bom curso de internet marketing, posso explorar qualquer nicho de mercado sem grandes dificuldades.

Eu não sou nenhum especialista em musculação, apenas gosto muito do assunto e “junto minha fome com a vontade de comer”. Eu trabalho com traduções. Faço pesquisas em grandes blogs americanos que tratam do assunto, e, ao mesmo tempo em que escrevo artigos novos, aprendo muito todos os dias. Eu pesquiso sobre algum assunto que possa interessar aos meus leitores, traduzo o texto, faço a postagem citando a fonte original, e aprendo junto com meus leitores. Posso dizer que sou um leitor do meu próprio blog, porém, acabo monetizando com o trabalho.

Você pode fazer o mesmo, basta escolher um nicho que você gosta (isso é importante a nível de motivação), pesquisar sobre o assunto, e começar a postar citando as fontes. Você também pode usar os textos como fonte de pesquisa e criar artigos expressando a sua opinião sobre o tema que leu, dessa forma os textos ficarão 100% originais. Trabalhando dessa forma você vai reunir uma audiência interessada no que você escreve. O próximo passo que eu recomendo, é monetizar o blog com infoprodutos, ou seja, produtos de informação que resolvem algum problema do seu nicho de mercado.

Porém, essa é uma etapa um pouco mais complexa. Um infoproduto exige um conhecimento específico sobre determinado tipo de assunto, e talvez você se sinta um pouco inseguro para cobrar por algo que você escreve. Eu ainda não me sinto preparado para cobrar por um infoproduto para o nicho de musculação.

Qual será o meu próximo passo? Você ficará sabendo amanhã…

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a votar)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

9 Comentários! Comente você também!

  1. parabéns pelo artigo brilhante!

    • Elias #

      Olá Thiago.
      Obrigado pela participação.
      Fico feliz que gostou do artigo, com certeza é algo que deve ser explorado.
      Abraços

  2. Manuela #

    Olá Elias. Sim quando se faz marketing pessoal através da internet é importante não só dominar o assunto a que nos propomos desenvolver, mas também ter conhecimento das técnicas de divulgação através da internet. De facto, parece-me que o mercado ganhar dinheiro online já é muito competitivo, quer aí no Brasil, quer aqui em Portugal, todavia há sempre espaço, porque o numero de utilizadores na internet está sempre em crescendo.Por exemplo o marketing multinivel é um sector em expansão que pode ser bem desenvolvido por aqueles que dominam o internet marketing. No seu caso, parece-me que não trabalha com nenhuma empresa de multinivel. Certo?Creio que, deveria considerar essa possibilidade, porque como é uma pessoa muito qualificada no marketing da internet, como acima referi, isso seria uma excelente vantagem diversificar os seus negócios.Cumprimentos

    • Elias #

      Olá Manuela!
      Obrigado pelo comentário.
      Sim, concordo que sempre há espaço, pois o crescimento do uso da internet só tende a aumentar. Minha sugestão é que os internet marketers explorem outros nichos além do tema ganhar dinheiro, mas não precisam deixar de explorar o mesmo. Como o trabalho nesse tipo de nicho requer muitos conhecimentos, fica fácil conseguir espaço em outros nichos menos competitivos e ganhar dinheiro em um novo mercado. Então acredito que explorar mais de um nicho pode ser uma boa forma de monetizar.
      Quanto ao marketing multinível, é um negócio que me agrada muito, e eu trabalho em uma empresa sim, não podia ficar de fora, rs. Mas obrigado pela sugestão.
      Espero vê-la mais vezes por aqui.
      Abraços

  3. rogger #

    Olá Elias.
    Estive lendo seu post achei legal.
    Gostaria de saber uma coisa!
    Você quando promove um novo nicho é voce que cria o produto ou voce promove uma filial?

    • Elias #

      Olá Rogger!
      Obrigado pelo comentário.
      Então, a minha ideia é promover produtos de outras pessoas (afiliados) ou fazer algum tipo de parceria com um especialista no nicho abordado para criar um produto exclusivo e rachar os lucros. Dessa forma, é possível trabalhar com infoprodutos em vários nichos diferentes, sem necessariamente ser um especialista no assunto. Porém, nada impede que você crie seus próprios produtos, mas para isso você deve entender muito bem sobre o assunto.
      Abraços!

  4. Digite seu comentário aqui…EU ACHEI MUINTO LEGAU FALANDO SOBRE A NET ENTÃO FICA COMdEUS ESTOU MUINTU FELIZ.

    • Elias #

      Olá Flaviano!
      Fico feliz que gostou do artigo.
      Obrigado pela participação.
      Abraços!

  5. antonio #

    Bom dia, eu fiz um curso para afiliados, no começo eu pretendia trabalhar promovendo o propio curso, mas eu percebi que,tem muita concorencia nese nicho de ganhar dinheiro pela internet, bom mas ai que tive uma puta sacada de criar um projeto de micro nichos e multiplicar eles e ter grandes lucros,na minha opinião só quem ganhar dinheiro nesse nicho de gannhar dinheiro, e ô produtor!