Prós e Contras dos Agregadores de Conteúdo

Depois de alguns meses postando meus artigos em agregadores de conteúdo quase que diariamente, consegui identificar algumas características interessantes dessa estratégia de divulgação. Preparei alguns prós e contras, tire suas conclusões.

Agregadores de Conteúdo

PRÓS

– É Grátis – Não conheço nenhum agregador que cobra para divulgar links. Alguns até possuem planos de destaque, porém sempre existe a opção grátis.

– Quantidade de Visitantes – Existem alguns agregadores que são máquinas de gerar tráfego. Do Ocioso, por exemplo, já recebi mais de 100 mil visitas em um de meus projetos em um curto espaço de tempo.

– Rápida Divulgação – Os agregadores solicitam poucas informações para postar os links. Geralmente, levo menos de 1 minuto para postar em um agregador. Essa vantagem permite que postemos nossos links em vários agregadores em um curto espaço de tempo.

– Construção de Links – A grande maioria dos agregadores gera links follow, ou seja, indicam aos buscadores que nossos links são qualificados. Isso é muito importante para nossa estratégia de SEO.

CONTRAS

– Tráfego não qualificado – Não pense que vai explodir as vendas recebendo 20 mil visitas de um agregador. As visitas recebidas desses sites são de pessoas curiosas, que apenas acharam o título e imagem do seu artigo interessante e resolveram clicar para descobrir o que é. A grande maioria das visitas deixa o blog tomar qualquer tipo de ação.

– Aprovação de Links de Alguns Nichos – Se você tem um blog sobre ganhar dinheiro na internet, ou trate de algum outro tema que não seja muito popular, terá algumas dificuldades para ter links aprovados. A maioria dos agregadores tem o objetivo de postar links que agradem uma grande quantidade de pessoas, ou seja, algo que seja popular. Se você tem um blog de humor não precisa se preocupar com isso.

VALE A PENA POSTAR EM AGREGADORES?

Sim, vale à pena. Primeiro porque é grátis, então, tudo que você tem a perder são alguns minutos de trabalho. Em segundo lugar, por mais que as visitas não sejam totalmente qualificadas, sempre vão existir leitores que se identificam com o que você escreveu, e vão passar a acompanhar o seu trabalho. Por exemplo: você perde 1 minuto para postar um link no Ocioso. Recebe 20 mil visitas em um único dia. Se desses 20 mil, apenas 100 gostam do seu artigo, seu trabalho já valeu a pena.

E VOCÊ?

Divulga seus links nos agregadores? O que está achando dos resultados?

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

14 Comentários! Comente você também!

  1. Olá Elias, tenho uma pessoa especializada só para fazer isso, digo que é bom para ser conhecido, porém é como você falou, as visitas não são tão qualificadas quanto a quantidade de visitas recebidas.

    Mas vale por ser Grátis.

    Abraço!

    Anderson Ferro

    • Elias #

      Olá Anderson!
      Obrigado pela participação.
      Bacana, é uma boa ideia delegar essas tarefas não duplicáveis.
      No momento eu levo cerca de 30 minutos artigos dos meus dois blogs nos agregadores, mas já levei muito mais tempo que isso. Hoje só seleciono os que sei que dão resultado.
      Mas é isso aí mesmo, vale para construir links e receber uma pequena porcentagem de visitantes qualificados.
      Abraços!

  2. Oi Elias, tudo certo?

    E o que me diz do agregador “Link Ninja”?

    Pelo que sei ele trás muitas visitas qualificadas… Você conhece alguns agragadores que são mais qualificados quanto ao nicho de mercado?

    Abraço!

    Anderson G. Dias

    • Elias #

      Olá Anderson!
      Obrigado pela participação.
      Então, eu posto meus artigos no link ninja, e é um dos que mais gera visitas.
      Não posso afirmar se as visitas são qualificadas, pois não sei o perfil de leitor que costuma visitar o site.
      De qualquer forma, acredito que a maioria dos visitantes sejam curiosos mesmo.
      Porém, o Pagerank deles é 5 e os links são follow. Com certeza vale a pena postar lá.
      Abraços

  3. Olá Elias.

    Bom, no começo apresentava todos os meus artigos nos agregadores, mas com o tempo fui analisando, através do Analitycs, os que me davam melhores resultados e hoje descartei uma boa parte dos agregadores e economizei muito meu tempo.

    Uma coisa que notei é que depois da entrada do Google Panda, muitos de meus artigos que estavam bem classificados em agregadores sumiram das pesquisas, por um acaso você também viu essas mudanças?

    Um grande abraço.

    • Elias #

      Oi Luciano!

      Obrigado pela participação.

      Então, eu usei a mesma estratégia que você. No começo postava em vários agregadores, mas com o tempo dei uma boa enxugada.

      Na verdade, eu não priorizo os agregadores que geram mais visitas por link aprovado, e sim os que aprovam mais links. Alguns agregadores não aprovam links do nosso nicho de jeito nenhum.

      Então, percebi que minhas visitas aumentaram bastante nos últimos tempos, mas devo confessar que nunca prestei muita atenção no posicionamento de artigos postados nos agregadores.
      Mas, com certeza o tráfego de agregadores e sites de artigos vai cair bastante.

      Tenho alguns artigos em um desses sites e vi que o tráfego essa semana caiu 60%. Visitei o site e vi que o número de visitantes online estava pela metade do que costumava ser.
      Não sei se o Google Panda é o responsável, pois o projeto entrou no ar recentemente, mas acredito que esses sites vão perder muitas visitas sim.

      Abraços!

  4. olá elias, em relação ao que você é verdade. Alguns agregadores tem preferência por adicionar mais humor, links de mulher semi-nua e afins.
    Sou moderadora de dois agregadores e dou preferência em publicar artigos seja ele qual for: marketing, publicidade, download e etc, de usúarios que tratam os agregadores como fato importante para eles. Convido você e seus leitores a nos conhecerem: http://www.linkkei.comhttp://www.agregadordelink.in

    • Elias #

      Olá Kelly!
      Obrigado pela participação.
      É verdade, alguns agregadores não dão muita oportunidade a certos nichos.
      Obrigado pela dica, gostei da iniciativa dos seus projetos.
      Vou testá-los com certeza.
      Abraços

  5. ocioso não presta, aliás se juntar tudo,dificil saber qual o pior!

    • Elias #

      Olá Bira!
      Obrigado pela participação.
      Acho que não é para tanto. Os agregadores tem a sua utilidade. Claro que não serão a solução de todos os problemas, mas sou a favor do uso de agregadores.
      Abraços!

  6. Muito interessante , vi que minhas visitas de pesquisas do Google aumentaram cerca de 400% nas ultimas 2 semanas .

    • Elias #

      Olá Fábio!
      Obrigado pela participação.
      Isso é um ótimo sinal. Provavelmente o Google considera que seu conteúdo seja de qualidade, e a tendência é que suas visitas continuem aumentando.
      Abraços!

  7. Olá Elias
    eu gostei muito do artigo porque o achei muito esclarecedor, faz pouco tempo que comecei a pesquisar sobre os agregadores de conteúdo mais já percebi que essa pode ser uma ferramenta muito útil para aumentar o trafego do meu blog.

    um abraço

    • Elias Maman #

      Olá Jonas!
      Legal que gostou do artigo!
      Devo confessar que hoje não uso mais agregadores, mas para quem está começando realmente pode dar uma força nas visitas.
      Abraços!
      Elias