Qual é a Diferença Entre Links Follow e Nofollow

Com as constantes mudanças nos algoritmos dos motores de busca (principalmente no Google) é importante saber a diferença entre os links follow e nofollow, já que as ligações entre sites são cruciais no ranqueamento dos mesmos.

Diferença Entre Links Follow e Nofollow

O QUE SÃO LINKS FOLLOW

Vamos começar falando dos links follow, que são as ligações mais usadas em sites e blogs nos dias de hoje. Criar um link follow é o mesmo que recomendá-lo aos motores de busca. Ou seja, você está dizendo ao Google, por exemplo, que esse link é de qualidade, e você quer que o buscador use a sua referência como critério no ranqueamento das buscas.

Para usar um link follow, basta linkar. Quando você cria um link e não usa nenhum atributo, o link será follow.

O QUE SÃO LINKS NOFOLLOW

Ao contrário dos links follow, os links nofollow indicam que você não recomenda os links aos motores de busca, ou seja, você não quer que o Google use a sua indicação como critério de pontuação nas buscas.

Para usar um link nofollow, você deve usar o código rel=”nofollow” com o link. Veja um exemplo:

<a href=”www.exemplodesite.com/” rel=”nofollow”>Exemplo de Site</a>

QUANDO USAR LINKS FOLLOW E NOFOLLOW

É muito importante saber quando usar links follow e nofollow para não ser punido pelos motores de busca. Porém, não se preocupe, é bem simples entender as estratégia de links.

Links Follow – Use links follow sempre que linkar conteúdos de qualidade que sejam relevantes ao seu projeto. Por exemplo: Você tem um blog de tecnologia e gostaria de citar um artigo de um grande e conceituado site sobre o assunto. Use o link follow nesse caso.

Links Nofollow – Use links nofollow sempre que likar para conteúdos que não tenham relação com os seus projetos. Por exemplo: Por curiosidade, você gostaria de citar um artigo sobre nutrição no seu blog de tecnologia. Nesse caso, use um link nofollow, pois nutrição não tem relação alguma com tecnologia.

Também é importante usar links nofollow para promover programas de afiliados ou sites de vendas, pois o Google pode entender que você está criando artigos apenas para ranquear sites e vender mais produtos.

E VOCÊ?

Usa algum tipo de estratégia na construção de links dos seus projetos?

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

5 Comentários! Comente você também!

  1. Olá Elias
    Ótima explicação a respeito dos links follow e nofollow, ajudando a entender melhor a diferença entre eles e o momento certo de usar cada um desses atributos. Dessa forma podemos indicar conteúdos com mais segurança e ao mesmo tempo não ser punido pelos buscadores na utilização de links follow em lugares errados.

    • Elias #

      Olá Marques!
      Obrigado pela participação.
      Fico feliz que gostou do artigo e espero que possa ajudá-lo de alguma forma.
      Abraços!

  2. eu num sei se você poderia me responder mais olha essa pergunta: um email é um link? ja q ele tem .com ou .com.br ….?

    • Elias #

      Olá Clederson!
      Que pergunta difícil, hahaha.
      Bom, se você colocar o seu endereço de e-mail em um texto ele fica clicável, então eu acho que podemos considerá-lo um link sim.
      Abraços!

  3. Muito legal esta postagem. Parabéns!

    A Internet brasileira precisa muito de conteúdos interessantes, divertidos e positivos como estes que você está criando.

    Convido você a conhecer também o novo agregador Pop Blogs.

    Confira o melhor conteúdo da Internet, aproveite para divulgar quantas postagens você quiser todos os dias (não há limites), sem fila de espera, tenha seus links publicados em nosso site e aumente exponencialmente as visitas e o sucesso de seu blog.