Quer Fazer uma Troca de Links? Faça Indiretamente

Ultimamente, recebi alguns convites para fazer troca de links com alguns de meus blogs. Todos os convites foram recusados por dois motivos:

– Algumas pessoas sugeriram a troca com blogs de nichos diferentes

– O Google não vê mais isso com bons olhos

Quanto a primeira opção, não preciso nem comentar, não é mesmo?

Quanto a segunda, antigamente, dois blogueiros com blogs do mesmo nicho faziam uma troca de links com o objetivo de subir os dois projetos nos motores de busca. E essa estratégia trazia resultados. 

Troca de Links

Porém, o Google está sempre atualizando seu algoritmo de busca, e atualmente isso não é visto com bons olhos.

É claro que o Google percebeu que todos começaram a usar esse artifício para melhorar o posicionamento nas pesquisas, e como o seu objetivo é sempre oferecer a melhor experiência aos seus usuários, hoje a troca de links nos moldes tradicionais não é bem vista.

Então, o que devemos fazer?

Uma boa alternativa é fazer uma troca indireta de links.

COMO FUNCIONA A TROCA INDIRETA DE LINKS

Basicamente, tudo que você deve fazer é linkar para artigos de blogs do mesmo nicho que o seu, que sejam relevantes para os seus leitores. Por exemplo: você tem um blog sobre dietas e está escrevendo um artigo sobre calorias. Aí você encontra um blog que contém um ótimo artigo sobre calorias, ou qualquer outro termo relacionado, que possa complementar as informações do seu artigo. Em seguida, você cria um link no seu artigo apontando para o artigo do blog parceiro, pois existem grandes possibilidades que o blogueiro retribua o seu favor (se os blogs forem compatíveis).

Dessa forma, você poderá ganhar links dentro do conteúdo de outros blogs, que serão muito mais benéficos para o seu projeto do que a antiga troca de links na barra lateral. Como os links estão dentro do conteúdo e complementam seus artigos com bastante valor adicional, o Google vê isso com ótimos olhos.

Claro que você não deve esperar que todos os blogueiros retribuam os seus favores, porém só de estar oferecendo mais valor aos seus leitores você já sai no lucro. Também não é justo que você crie um blog hoje e saia linkando para o maior blog do seu nicho esperando receber um link de volta. O ideal é usar essa estratégia com blogs com a visibilidade parecida com a sua, pois as chances de retribuição são bem maiores. 

E não se preocupe em perder visitas apresentando novos projetos aos seus leitores. Os melhores blogueiros usam essa tática, e todos, sem exceção, aprovam e recomendam. Não exite em enriquecer seu conteúdo com referências a outros blogs de qualidade. 

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 4,67 out of 5)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

3 Comentários! Comente você também!

  1. Olá Elias,
    Acredito que a forma de troca de links no modelo antigo seja vista pelo Google como uma prática de “Black hat” Seo – uma vez que o objetivo é enganar o algoritmo através de técnicas mal vistas pelos buscadores. Um exemplo de black hat é usar texto escondido ou que não pode ser visto – por exemplo usando uma cor de texto igual a cor do fundo – para gerar tráfego. Outro método é chamado de Cloacking, onde o conteúdo apresentado para o usuário é diferente do apresentado ao spider dos buscadores. A compra de links, link farm e spam também são técnicas de black hat amplamente utilizadas. As diretrizes entendem que a divulgação do link deve ser espontânea ou caso haja a troca de links, que seja entre páginas de conteúdo complementares e que agreguem valor aos visitantes.
    Seu artigo é ótimo, parabéns!

    Abraços,
    Milton Ramos

    • Elias Maman #

      Olá Milton!
      Muito obrigado pela participação!
      Você citou ótimos exemplos de técnicas que não devem ser usadas.
      Acredito que os Guest Posts são ótimos para construir links, pois você agrega valor a uma nova audiência e insere links no corpo do artigo, que são muito mais bem vistos.
      Também acho bacana linkar para algum artigo que acho útil. Acredito que é uma estratégia que pode ser bastante útil.
      Abraços!
      Elias

  2. Parabéns pelo artigo