Quer Ter Mais Leitores? Então Facilite a Leitura

É inegável que um dos principais fatores que determinam a qualidade de um blog é o conteúdo.  Se o conteúdo for bom, é de se esperar que os leitores voltem para ler mais. Porém, além do conteúdo de qualidade, outro fator que determina se um leitor voltará ao seu blog, ou até mesmo completará a leitura de um artigo, é o formato visual do conteúdo.

Conteúdo de Qualidade - Escrever Bem

Estou falando por mim, mas acredito que você vai concordar comigo: ler um texto sem parágrafos espaçados não é muito agradável, por melhor que seja o conteúdo. Sempre que acesso um artigo em que o texto parece uma coisa só, dificilmente completo a leitura. Não é por preguiça, mas, sinceramente, dói os olhos.

Veja a diferença dos textos na imagem abaixo.

Formatação de Textos

Os textos são idênticos, mas qual dos dois você preferia ler? O da direita, não é mesmo?

Então, se você está começando ou já trabalha com blogs há algum tempo e não utiliza parágrafos ou espaçamentos, minha dica é: formate seus textos com espaçamentos entre os parágrafos.

Hoje em dia, as pessoas possuem diversas opções. Se o seu texto não for agradável, elas procuram por outro que seja, é assim que funciona. As pessoas gostam de conforto e facilidade. Em primeiro lugar, a maioria das pessoas prefere obter informações através de vídeos. Em segundo lugar, escolhem o áudio. Em terceiro, os textos de qualidade e bem formatados. Em quarto, os textos de qualidade e mal formatados. E por último, algumas tentam encontrar o que procuram em textos de baixa qualidade, mas a grande maioria desiste quando chega nesse ponto.

Não pense nisso como um capricho que vai deixar o seu blog ou site “bonitinho”, encare a tarefa como algo que prenderá a atenção de seus leitores e fará com que eles voltem mais vezes.

Concluindo: Facilite a vida dos leitores o máximo possível, pois se você não se preocupa com isso, o seu concorrente pode se preocupar.

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a votar)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

7 Comentários! Comente você também!

  1. Elias,

    Sua recomendação é excelente. Sempre me preocupo muito com a tipografia dos textos nos meus sites.

    Para sua lista ainda acrescentaria 2 coisas:

    1. Fundo branco
    Não tem nada pior do que um fundo escuro ou de outra cor que não seja o branco. Isso me irrita.

    2. Tamanho da fonte
    Há alguns testes de usabilidade mostrando que o simples aumento da fonte do texto aumenta o tempo que o visitante passa no site. E é tão simples de implementar que vale muito a pena.

    Excelente texto e muito sucesso!

    • Elias #

      Olá Romulo!
      Obrigado pelo comentário.
      Você lembrou de dois fatores muito importantes que não citei, com certeza o fundo branco torna a leitura muito mais agradável.
      Não me lembro qual blogueiro americano relatou que diminuiu a taxa de conversão do blog em quase 80% aumentando a fonte de 12 para 13, nunca testei esse recurso, mas com certeza facilita a vida dos leitores, muito bem lembrado!
      Obrigado por contribuir com ótimas informações e parabéns pelo seu trabalho, com certeza vou acompanhar o Empreendedor Digital.
      Abraços e sucesso!

  2. Olá
    Com certeza escrever corretamente e com parágrafos espaçados entre si melhora muito a visibilidade de artigos e dá um ar mais profissional ao blog. Ótimas dicas. Principalmente para blogueiros iniciantes.

    • Elias #

      Olá Marques!
      Obrigado pela participação.
      É verdade, um blog bem formato fica com um aspecto bem melhor, realmente fica com um ar profissional como você citou.
      Abraços!

  3. Tamanho da fonte, extensão do texto e cor da fonte… (eu acho que é por aí…).

    • Elias #

      Olá Suzi!
      Com certeza, todos os fatores do texto influenciam a leitura. Quanto mais fácil ficar para ler, melhor!
      Abraços!