SEO – Do básico ao avançado

Os negócios digitais bem sucedidos são aqueles geridos por bons SEO’s, que nada mais são do que profissionais que otimizam as páginas na Web, permitindo que elas tenham um desempenho melhor. Se você possui um site e quer torná-lo um destaque, saiba que investir em técnicas de SEO é o primeiro passo rumo ao sucesso!

O termo SEO significa Search Engine Optimization, que a grosso modo quer dizer otimização de sites.

Este conceito foi desenvolvido há alguns anos e cada vez mais vem ganhando novos pontos, uma vez que o mercado digital se modifica constantemente em uma velocidade impressionante. A partir das técnicas deste método é possível administrar melhor uma plataforma.

Para dar um “up” na sua página, o ideal é estudar e aplicar os conceitos do SEO.  As técnicas podem ser utilizadas para dar mais visibilidade ao site ou mesmo o torná-lo profissional e rentável. Para te ajudar, iremos explicar o SEO do básico ao avançado. Confira abaixo:

Otimize o Título

Uma das técnicas mais simples do SEO é a otimização dos títulos. Primeiramente, é preciso melhorar o título do próprio site, nada de usar um nome comprido e que seja complicado para os internautas acharem. Pense em termos objetivos e curtos, que possam estar no pensamento do seu nicho de trabalho, fuja dos termos complicados.

Além do título do site, também é necessário escolher adequadamente o nome de cada página dentro da plataforma. Isto serve para que a página fique mais bem indexada nas buscas do Google, o que amplia as possibilidades dos internautas clicarem no seu link durante uma pesquisa.

Textos com no mínimo 500 palavras

Textos muitos pequenos costumam ser “mal vistos” pelos motores de buscas, até mesmo pelo fato de que, muitas vezes, tem o único intuito de fazer a pessoa clicar em um anúncio.

É aconselhável fazer textos acima de 500 palavras, alguns mencionam 400 palavras, mas eu, particularmente, com a experiência que tenho, sugiro no mínimo 500 palavras. Ninguém vai “morrer” por fazer umas 100 palavrinhas a mais, não acha?

Otimize o Texto

Nas palavras chaves e palavras associadas, utilize o atributo: NEGRITO, não precisa ser em todas, mas faça o possível para manter uma quantidade agradável aos motores de busca (30% das palavras chaves/associadas no texto) e também que não fique ruim para o visitante ler.

Não se esqueça do famoso atributo ALT nas imagens. Não sabe o que significa? Tudo bem, eu explico:

Atributo ‘alt’ nada mais é do que atribuir “título – legenda” na foto.

Coloque a palavra chave ou algo que envolva a sua palavra chave na descrição da imagem, assim estará otimizada para os motores de busca.

Otimize a Meta Description

A meta descripition é um pequeno texto que indica do que se trata o artigo, isto aparece na página do Google quando um internauta faz uma pesquisa. O conteúdo tem no máximo três linhas curtas. O motor de busca seleciona aqueles textos que estão resumidos, escrito e que utilizam corretamente as palavras-chave, que o usuário está buscando.

Para otimizar a meta descripiton, dentro do seu texto, faça duas ou no máximo três linhas bem escritas com palavras-chave bem indexadas. Este método também é válido para a descrição do site, aquela que deve estar inclusa na primeira página.

Faça Link Building

Link Building é uma técnica que consiste em reunir o máximo de links dentro do seu site. Este método pode ser feito a partir de links internos ou externos.

Basicamente, é assim: O administrador otimiza os URL’s, permitindo que eles fiquem mais acessíveis aos internautas. Preste atenção na semântica dos links, utilizando palavras menos complexas e comuns na rede virtual.  Nos links internos utilize nofollow para controlar o Page Rank.

Além de melhorar internamente, também é preciso buscar links externos. Portanto, faça parcerias com outros sites para que divulguem em suas páginas o link do seu site. Faça Guest Post, escrevendo gratuitamente para outras páginas em troca da divulgação do link ou compre espaços para divulgar a sua plataforma.

Usabilidade e Acessibilidade

Combinar a usabilidade e acessibilidade é essencial para otimizar o seu site.

É necessário ter em mente que a plataforma deve ser ajustada para ser encontrada com facilidade pelos buscadores, porém, ao mesmo tempo devem ser acessíveis ao seu público-alvo, fazendo com que ele possa navegar e encontrar as formações que deseja sem transtornos, do contrário a tendência é que ele saia da página.

Como Perder SEO – (Black Hat)

O Black Hat é uma das técnicas mais avançadas de SEO que todo o administrador deve conhecer, mas jamais colocar em prática, pois do contrário pode gerar punição ou até mesmo banimento da página, dependendo da gravidade do ato cometido.

Este método consiste na quebra de links, que permitem que o site fique mais bem posicionado nas buscas do Google. Embora seja um meio fácil de conseguir visualizações, não compensa, pois a penalização é certa.

JAMAIS copie e faça plágio de um texto ou notícia

Quer ter sua pontuação ou textos rebaixados lá para baixo nos motores de busca? Se quiser, basta plagiar.

Se tem uma coisa que os motores de busca sabem fazer, em especial o GOOGLE, é “ferrar” com a galera. Rsrs, brincadeira, mas eles são bem criteriosos mesmo… ainda mais com relação a isso.

Por isso, crie! Não copie!

CUIDADOS ESSENCIAIS!!!

Bom, na verdade é um conselho:

É legal confiar nas pessoas e receber guest post, mas tome cuidado, porque alguns indivíduos totalmente mal influenciados, escrevem um texto para você e publicam em mais de 300 sites, o que isso significa ao seu ver? PLAGIO.

Então, tenha certeza de que o texto que estão lhe mandando como guest post (post convidado) não tenha sido publicado em nenhum local.

Para saber isso você pode usar aplicativos e programas, como é o caso do Plagius, tem outros, mas não sei de cabeça!

Deixe seu comentário

Espero que tenham gostado do post, se querem saber mais sobre SEO do básico ao avançado comentem!

Escrito por: Matheus

Colaborador do portal Novo Negócio, portal com várias ideias de negócios, desde loja de roupas até negócios inovadores.

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (7 votes, average: 4,43 out of 5)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

Comente você também!

  1. Celso Lemes #

    Excelentes dicas. O Google pode ser um grande aliado dos blogueiros, desde que o blogueiro faça essa parceria bem feita com conteúdo de qualidade e originalidade.
    Continue assim Matheus.

    Abraço!