Você Escreve Sobre o Que Gosta no Seu Blog?

Algumas pesquisas na internet revelam que 65% dos blogs não passam dos 3 meses de vida. Analisando os prováveis motivos desse número elevado, podemos citar:

– O blog não gera lucros

– O blog não recebe visitas

– O blog não recebe comentários

– A taxa de rejeição é muito alta

– O blog não tem seguidores

– O blog não tem assinantes

– Não tenho tempo para escrever

E por aí vai… A verdade é que desculpas não faltam.

Mas será que o verdadeiro motivo está nessa lista? Eu acho que não…

Escrever Sobre o Que Gostamos no Blog

Na minha opinião (e de muitos outros), o principal motivo da desistência de novos blogueiros é criar um blog pensando em ganhar dinheiro no início do projeto. Eu sempre leio artigos de blogueiros mais experientes, e todos dizem a mesma coisa: “A monetização vem no final do processo”. Antes de monetizar é necessário criar muito conteúdo de qualidade, gerar tráfego qualificado, adquirir a confiança dos leitores, entre outras coisas.

A lista de dificuldades que vimos acima é enfrentada por todos novos blogueiros, e tenho certeza que poderia ser superada se os mesmos criassem blogs tratando de temas que realmente gostam, e não escolhendo assuntos que geram mais receita (pelo menos no primeiro projeto).

Blogueiros experientes já conhecem as dificuldades e por isso podem apostar em projetos mais rentáveis que não tenham tanto a ver com suas preferências. Mesmo assim, é normal que até mesmo os experientes não encarem o projeto como deveria ser feito.

A maior motivação que podemos ter para enfrentar as dificuldades iniciais de um blog que visa lucros é escrever sobre um tema que gostamos, pois o trabalho se torna prazeroso. À medida que o conteúdo é postado, outras pessoas que possuem os mesmos interesses que você começam a interagir no blog, você consegue criar uma comunidade de pessoas interessadas no que você tem a dizer, não terá muitas dificuldade para ter ideias para artigos, e, resumindo, fica tudo mais fácil.

Claro, se você pensa em ganhar dinheiro com um blog é importante escolher um tema que tenha opções de receita, porém você não deve se focar apenas nisso.

Antes de escolher o tema de seu novo projeto (quem sabe o primeiro), se pergunte: “Eu seria capaz de escrever sobre esse tema por um bom período de tempo sem receber nada por isso?”. Se a resposta for positiva, vá em frente. E o mais importante: Dê ao seu blog 12 meses de vida.

E VOCÊ?

Escreve sobre o que gosta?

Esse artigo merece quantas estrelas?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...


Gostou? Então Deixe Seu Comentário Abaixo :-)

7 Comentários! Comente você também!

  1. Bom post, continue assim!!!

    • Elias #

      Obrigado por comentar.

      Fico feliz que gostou do post, espero que goste dos próximos também.

      Abraços!

  2. Oi, não ria da minha pergunta; por favor.
    Como eu faço para escrever no meu blog?
    Beijos.

    • Elias #

      Olá Maria!

      Obrigado pela participação.

      Me responda algumas perguntas para que eu possa ajudá-la melhor: você já criou seu blog? Qual a plataforma você está usando, Blogger, WordPress…?

      Beijos!

  3. Gostei das dicas e concordo. Tenho dois blogs e me divirto muito com eles…Esse diprosa na cozinha amo escrever lá, viajo em tudo que escrevo é realmente minha diversão favorita…rsss!!!
    Obrigada pelas dicas.
    Um abraço!

    • Elias #

      Olá Oranci!
      Muito obrigado pela participação!
      Você está no caminho certo. Se você se diverte postando artigos no seu blog terá muito mais motivação para proseguir em períodos difíceis.
      Acredito que o grande ponto chave para criar um blog de sucesso é escrever sobre o que gostamos.
      Abraços!